Televisão Regional e Folkmídia: Cultura Popular no Revista de Sábado

Autores

  • Taís Borges de Macedo Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Kevin Willian Kossar Furtado Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.16.i36.0014

Resumo

RESUMO O artigo tem como objetivo mostrar a presença de conteúdos folkmidiáticos no programa televisivo regional Revista de Sábado, da afiliada da Rede Globo, TV TEM. A partir da conclusão que a cultura popular não tem fronteiras definidas e circula amplamente em meio às outras culturas, através da globalização e dos veículos de mídia, observou-se que o programa divulga a cultura popular do interior de São Paulo, através da apropriação de suas manifestações, sendo assim um veículo folkmidiático. Com base nas categorias da folkcomunicação elencadas por Luiz Beltrão e Marques de Melo, foram analisadas 13 edições do Revista de Sábado, veiculadas entre junho e setembro de 2014, que comprovaram a presença de folkmídia entre as temáticas abordadas neste programa regional. PALAVRAS-CHAVE Folkcomunicação; Folkmídia; Revista de Sábado; Televisão regional.

Biografia do Autor

Taís Borges de Macedo, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Bacharela em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Correio eletrônico: taisbormac@gmail.com.

Kevin Willian Kossar Furtado, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutorando em Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestre em Ciências Sociais Aplicadas e bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Correio eletrônico: kevin@aol.com.br.

Downloads

Publicado

2018-07-24

Como Citar

MACEDO, T. B. de; KOSSAR FURTADO, K. W. Televisão Regional e Folkmídia: Cultura Popular no Revista de Sábado. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 16, n. 36, p. 234–250, 2018. DOI: 10.5212/RIF.v.16.i36.0014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19130. Acesso em: 23 abr. 2024.