As narrativas folkcomunicacionais do museu popular Sítio do Cajueiro Pedra da Fé em Barcelona (Rio Grande do Norte, Brasil)

Autores

  • Itamar de Morais Nobre
  • Andrielle Cristina Moura Mendes Guilherme
  • Emanuele de Freitas Bazílio

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.16.i36.0005

Resumo

RESUMO Apresentamos resultados da primeira fase de pesquisa cuja finalidade foi: Levantar, classificar, descrever e analisar, em um contexto geral, as mensagens contidas nas narrativas folkcomunicacionais, a partir das peças expostas, no museu popular Sítio do Cajueiro Pedra da Fé, em Barcelona, Rio Grande do Norte, Brasil. Aplicamos a estratégia metodológica e conceitual da cartografia simbólica, na perspectiva da Folkcomunicação icônica, propondo uma taxionomia dos elementos componentes do museu. Inferimos que o museu apresenta-se como um intermediário da patrimonialização da memória local, exercendo um papel ativo como agente produtor de significados culturais capaz de perpetuar a identidade do povo barcelonense, também podendo ser visto, pelo caráter de iniciativa popular, como um repositório folkcomunicacional. PALAVRAS-CHAVE Folkcomunicação; Museu; Patrimônio; Memória Social; Cartografia Simbólica.

Biografia do Autor

Itamar de Morais Nobre

Pós-doutor, docente e pesquisador do PPgEM/UFRN - Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia/UFRN e do Departamento de Comunicação Social/UFRN. Membro do Grupo de Pesquisa Ecomsul - Epistemologias e Práticas Transformadoras em Comunicação, Cultura e Mídias/UFRN. Membro da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, da Rede RPCFB - Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil e da Rede de Estudos e Pesquisas em Folkcomunicação.

Andrielle Cristina Moura Mendes Guilherme

Doutoranda e pesquisadora do PPgEM/UFRN - Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia/UFRN. Membro do Grupo de Pesquisa Ecomsul - Epistemologias e Práticas transformadoras em Comunicação, Cultura e Mídias/UFRN.

Emanuele de Freitas Bazílio

Mestranda e pesquisadora do PPgEM/UFRN - Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia/UFRN. Membro do Grupo de Pesquisa Ecomsul - Epistemologias e Práticas Transformadoras em Comunicação, Cultura e Mídias/UFRN.

Downloads

Publicado

2018-07-25

Como Citar

NOBRE, I. de M.; GUILHERME, A. C. M. M.; BAZÍLIO, E. de F. As narrativas folkcomunicacionais do museu popular Sítio do Cajueiro Pedra da Fé em Barcelona (Rio Grande do Norte, Brasil). Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 16, n. 36, p. 83–97, 2018. DOI: 10.5212/RIF.v.16.i36.0005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19121. Acesso em: 19 abr. 2024.