Povos tradicionais no material didático “Narrativas Quilombolas: Dialogar – Conhecer – Comunicar”

Autores

  • Rosana Maria Prado Universidade de Mogi das Cruzes
  • Cristina Schmidt Silva Portéro Universidade de Mogi das Cruzes – UMC
  • Francisco Carlos Franco Universidade de Mogi das Cruzes – UMC.

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.18.i40.0003

Resumo

Compreende-se a importância de se ter um material didático específico para a comunidade quilombola, para que os alunos possam conhecer a cultura de sua comunidade e ter um aprendizado significativo, para os que não pertencem à comunidade tradicional, podem conhecer a forma de vida desse povo e assim, respeitá-lo. O estudo é de natureza descritiva de abordagem qualitativa e objetiva analisar o material didático “Narrativas Quilombolas: dialogar – conhecer – comunicar”, realizado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e pelo Núcleo de Inclusão Educacional, reconhecendo-se a importância das narrativas como um instrumento de conhecimento e valorização das tradições, histórias, lutas e resistências dos Quilombos, como recurso didático, permitem a exploração textual, gramatical e sociocultural, propiciando a interdisciplinaridade e interação com os saberes tradicionais. Educação; Quilombola; Comunidade afro-brasileira; Povos tradicionais.

Biografia do Autor

Rosana Maria Prado, Universidade de Mogi das Cruzes

Mestranda do Programa de Políticas Públicas da Universidade de Mogi das Cruzes, especialista em Gestão da Aprendizagem pela Universidade Braz Cubas.

Cristina Schmidt Silva Portéro, Universidade de Mogi das Cruzes – UMC

Pós doutora em Comunicação Regional pela Cátedra UNESCO/Umesp. Doutora em Comunicação e Semiótica – PUC-SP, Mestre em Comunicação, teoria e ensino - UMESP-SP. Atualmente é professora do Programa de Mestrado em Políticas Públicas na Universidade de Mogi das Cruzes – UMC.

Francisco Carlos Franco, Universidade de Mogi das Cruzes – UMC.

Doutor e Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica - PUC, de São Paulo. Atualmente é professor do Programa de Mestrado em Políticas Públicas e no Curso de Pedagogia na Universidade de Mogi das Cruzes – UMC.

Downloads

Publicado

2020-06-24

Como Citar

PRADO, R. M.; PORTÉRO, C. S. S.; FRANCO, F. C. Povos tradicionais no material didático “Narrativas Quilombolas: Dialogar – Conhecer – Comunicar”. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 18, n. 40, p. 49–63, 2020. DOI: 10.5212/RIF.v.18.i40.0003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19273. Acesso em: 25 abr. 2024.