Valorização da música dos povos ancestrais por meio da etnomusicologia.

Autores

  • Félix Rodrigo Hernández Giraldi
  • Cristina Schmidt Silva Portéro

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.18.i40.0007

Resumo

Aclaram-se os atributos da disciplina etnomusicologia e a necessidade da relação com a música ancestral brasileira, com o objetivo de dar valor social às diferentes evidências musicais dos povos originários. A etnologia se desenvolveu historicamente no Brasil chegando a ser fundamento para análise das manifestações musicais nos variados estilos musicais. Apropriam-se neste artigo as particularidades da ciência em questão para o resgate e o conhecimento valorativo dos povos ancestrais e a sua musicalidade. Assim, se espera colaborar com a caracterização e a identificação da diversidade cultural musical e da identidade cultural de nosso país. Diversidade Cultural; Cultura Musical; Ancestralidade; Identidade; Etnomusicologia.

Biografia do Autor

Félix Rodrigo Hernández Giraldi

Mestrando do curso de Políticas Públicas da Universidade de Mogi das Cruzes-SP, Pós-Graduado em Psicopedagogia Institucional na mesma universidade. Graduado em Pedagogia pela Universidade Braz Cubas, de Mogi das Cruzes-SP. Atualmente trabalha nos cursos da Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Desing Gráfico e na formação de professores na Licenciatura em Psicologia. PROFESSOR ORIENTADOR (Artigos Científicos) de trabalhos de Conclusão no Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Mogi das Cruzes-SP PROFESSOR CONTEUDISTA e TUTOR da modalidade Ead da disciplina Espanhol Instrumental, Psicologia da Comunicação e Métodos e Técnicas de Pesquisa para os cursos de Comunicação Social: Publicidade e Propaganda e Jornalismo e Desnig Gráfico, Relações Internacionais, Administração de Empresas, Logística e Recursos Humanos. Professor de LÍNGUA ESPANHOLA na Universidade Aberta à Integração (UNAI) Universidade Braz Cubas , Mogi das Cruzes SP. PROFESSOR DE MUSICALIZAÇÃO E ESTIMULAÇÃO PRECOCE, Musicalização na Língua Espanhola, REGENTE DE CORAL DE FLAUTA DOCE, e Professor da Língua Espanhola na Educação Infantil, Ensino Fundamental I , II e do Ensino Médio. Atuando principalmente nos seguintes temas: Formação continuada de professores, comunicólogos e ensino da Língua Espanhola. Tem experiência na área da Educação há 24 anos.

Cristina Schmidt Silva Portéro

Pós-doutora em Comunicação Regional pela Cátedra UNESCO/Umesp. Doutora em Comunicação e Semiótica – PUC-SP, Mestre em Comunicação, teoria e ensino - UMESP-SP. Atualmente é professora do Programa de Mestrado em Políticas Públicas na Universidade de Mogi das Cruzes – UMC.

Downloads

Publicado

2020-06-24

Como Citar

HERNÁNDEZ GIRALDI, F. R.; PORTÉRO, C. S. S. Valorização da música dos povos ancestrais por meio da etnomusicologia. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 18, n. 40, p. 112–128, 2020. DOI: 10.5212/RIF.v.18.i40.0007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19277. Acesso em: 19 abr. 2024.