João, Manoel, Maciel Salustiano: três gerações de artistas populares e sua comunicação com o massivo na perspectiva da reconversão cultural

Autores

  • Michele Goulart Massuchin

Resumo

Este artigo trata das reconversões culturais que os artistas populares da família Salustiano vêm promovendo em sua comunicação com a cultura hegemônico-massiva. Em nossa pesquisa, procuramos aplicar ao plano empírico a teoria das Culturas Híbridas, ampliando no Brasil os estudos no campo da Comunicação vista de forma indissociada da Cultura e, a partir de um enfoque contemporâneo de análise da Comunicação e das Culturas Populares, analisar a trajetória de três gerações dessa família e os folguedos que vêm recriando. Através da combinação entre um projeto de história oral e outras técnicas de obtenção de dados, pesquisamos as formas de adaptação dos Salustiano em sua trajetória entre o rural e o urbano, o popular e o massivo, tentando perceber suas estratégias de integração e sobrevivência.

Downloads

Publicado

2008-12-02

Como Citar

MASSUCHIN, M. G. João, Manoel, Maciel Salustiano: três gerações de artistas populares e sua comunicação com o massivo na perspectiva da reconversão cultural. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 1, n. 1, 2008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18556. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS