Estudo descritivo do tema ambientalismo segundo quem produz a notícia na área rural ribeirinha da capital amazonense:percentuais comparativos intergrupos

Autores

  • Renan Albuquerque Rodrigues

Resumo

Partindo do princípio da análise de conteúdo em comunicação social, o artigo buscou descrever o percentual incidente dos diferentes discursos sobre o tema ambientalismo entre quatro grupos populacionais de duas comunidades rurais ribeirinhas de Manaus, Amazonas. Como metodologia de pesquisa, utilizou-se o modelo sócio-histórico de investigação. A população investigada foi de 120 participantes, distintos em quatro grupos (n = 30): entre homens e mulheres, com tempo de estada a) de zero a quatro anos e b) de nove ou mais anos. Os resultados sugeriram a existência de diferenças significativas entre as populações, no que concerne ao entendimento do tema ambientalismo. Enfatizouse ser papel da comunicação discutir essas diferentes nuances no universo midiático sobre a questão do meio ambiente na capital amazonense.

Downloads

Publicado

2008-12-08

Como Citar

RODRIGUES, R. A. Estudo descritivo do tema ambientalismo segundo quem produz a notícia na área rural ribeirinha da capital amazonense:percentuais comparativos intergrupos. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 6, n. 11, 2008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18718. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS