Folk Studies e os Estudos da Recepção: A recepção da temática homossexual na telenovela Duas Caras entre a cultura hegemônica e a audiência folk

Autores

  • Guilherme Moreira Fernandes UFJF
  • Marcello Pereira Machado
  • Diogo Mendes Rodrigues
  • Isabella Mendes Freitas

Resumo

Este artigo propõe uma outra forma de abordagem da recepção – diferente dos estudos apontados pelas correntes internacionais e latino-americanas - em que se aliarão os pressupostos teóricos dos Folk Studies (Folkcomunicação, Folkmídia e Folkmarketing). Para isso, analisar-se-ão os diferentes modos de receber a mensagem midiática por parte da massa e da audiência folk. O tema desta pesquisa é a recepção sobre a possível veiculação de um beijo entre dois personagens homoafetivos na telenovela “Duas Caras”, da TV Globo. Assim, discutir-se-á a importância da telenovela como produto cultural. Paralelamente, abordar-se-á o conceito múltiplo de identidade, aplicável ao estudo aqui apresentado. Finalmente, apresentar-se-ão resultados das pesquisas quantitativa e qualitativa empreendidas, os quais contribuíram para a definição do esteio teórico aqui desenvolvido e para as reflexões propostas neste artigo.

Biografia do Autor

Guilherme Moreira Fernandes, UFJF

Recém-Graduado em Comunicação Social.

Downloads

Publicado

2009-07-21

Como Citar

FERNANDES, G. M.; MACHADO, M. P.; RODRIGUES, D. M.; FREITAS, I. M. Folk Studies e os Estudos da Recepção: A recepção da temática homossexual na telenovela Duas Caras entre a cultura hegemônica e a audiência folk. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 7, n. 13, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18783. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS