https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/issue/feedRevista Internacional de Folkcomunicação2025-08-21T17:06:39+00:00Karina Janz Woitowicz (editora)karinajw@gmail.comOpen Journal Systems<p>A Revista Internacional de Folkcomunicação (RIF) é um periódico acadêmico da área de Folkcomunicação, com caráter interdisciplinar e publicação semestral. É editada pelo Programa de Mestrado em Jornalismo da UEPG, Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação (Rede Folkcom) e Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional. O objetivo da revista é difundir a produção científica em Folkcomunicação, valorizando o diálogo entre as contribuições conceituais e as análises de pesquisa empírica. Destina-se a professores, pesquisadores e estudantes interessados no estudo das interfaces entre a comunicação e a cultura.</p> <p>E-ISSN: 1807-4960</p>https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/25454Expediente2025-08-13T21:51:04+00:00Karina Janz Woitowiczkarinajw@gmail.com2025-08-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Internacional de Folkcomunicaçãohttps://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/24918Produção Midiática com Alteridade2025-04-23T15:39:33+00:00Cristina Schmidtcris_schmidt@uol.com.br2025-08-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Internacional de Folkcomunicaçãohttps://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/25491Edição completa2025-08-20T21:46:35+00:00Karina Janz Woitowiczkarinajw@gmail.com2025-08-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Internacional de Folkcomunicaçãohttps://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/24942Cine Favela de Heliópolis e o cinema de periferia2025-04-29T02:56:58+00:00Pedro Serico Vaz Filhopedrovaz@uol.com.br<p>Reginaldo de Túlio, morador da favela de Heliópolis, em São Paulo, preside o Cine Favela, uma das maiores instituições socioculturais de cinema, assistência social e cultural de periferia.</p>2025-08-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Internacional de Folkcomunicaçãohttps://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/23964‘Sem deixar de falar a nossa língua e sem deixar a nossa cultura morrer’2024-09-23T21:47:04+00:00Deyse Mouradeysemoura@usp.br<p>Durante a Pandemia de Covid-19, a popularização do podcast foi decisiva para a proteção e sobrevivência de grupos populacionais que, historicamente, têm sua relevância e necessidades colocadas em segundo plano na produção de notícias, à margem da comunicação convencional. Em entrevista à Revista Internacional de Folkcomunicação, Cláudia Ferraz, do povo Wanano, conta como a Rede Wayuri de Comunicadores Indígenas do Rio Negro desenvolve um trabalho essencial para o fortalecimento das culturas indígenas da região, reconhecido e premiado por sua efetividade durante a crise sanitária mundial e que segue se reinventando para acompanhar as evoluções tecnológicas ao mesmo tempo em que preserva suas raízes e línguas maternas.</p>2025-08-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Internacional de Folkcomunicaçãohttps://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/25455Editorial2025-08-13T21:55:08+00:00Karina Janz Woitowiczkarinajw@gmail.com2025-08-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Internacional de Folkcomunicaçãohttps://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/24877Folkmídia e documentário2025-04-29T18:41:30+00:00Caroline Westerkamp Costawesterkamp@gmail.com<p>Este artigo investiga como a narrativa audiovisual sobre lendas populares contribui para a memória coletiva, aproximando os conceitos de folkmídia e documentário. A partir do projeto Lendas de Navegantes, uma série de minidocumentários baseados em relatos orais, o objetivo é compreender de que modo as estratégias narrativas audiovisuais atualizam saberes tradicionais, tornando-os atrativos às novas gerações. A pesquisa parte da pergunta: de que modo a narrativa audiovisual de documentários sobre lendas populares contribui para a memória coletiva? A metodologia é baseada na Análise Crítica da Narrativa (Motta, 2013). Os resultados apontam que os documentários podem operar em duas categorias: utilizando estratégias narrativas de efeito de real, com depoimentos de moradores, ambientação sonora e imagens atuais, conferindo verossimilhança e reforçando o pertencimento comunitário; e no efeito poético, com animações, trilhas e recursos simbólicos que atualizam e ressignificam as lendas. A pesquisa conclui que essas produções funcionam como mediadoras culturais, preservando a oralidade, fortalecendo vínculos identitários e contribuindo para a educação patrimonial. Além de entretenimento, os minidocumentários tornam-se instrumentos pedagógicos e políticos, capazes de promover o diálogo entre tradição e contemporaneidade, inserindo as manifestações populares no ambiente midiático digital.</p>2025-08-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Internacional de Folkcomunicaçãohttps://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/24934Carnaval e Cultura Digital: o movimento audiovisual da Unidos do Viradouro no YouTube2025-04-29T18:12:12+00:00Carolina Cardoso Grimiãocarolinagrimiao@id.uff.brAdilson Vaz Cabral Filhoacabral@comunicacao.pro.br<p><span style="font-weight: 400;">As escolas de samba do Rio de Janeiro vivem um novo momento dentro da cultura digital. Com as possibilidades tecnológicas, a plataforma do</span><em><span style="font-weight: 400;"> YouTube</span></em><span style="font-weight: 400;"> vem se tornando mais que um espaço de acervo, um local virtual de criação de novas possibilidades comunicativas audiovisuais. Este trabalho é parte de uma pesquisa de Mestrado que teve como objetivo a compreensão do cenário trazido pela pandemia e a representatividade que esses vídeos ganharam na internet. Para isso, este artigo contextualiza e apresenta o movimento criado pelo Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Viradouro e analisa, por meio dos conceitos de Mídia e Cotidiano, e entrevistas dos criadores dos conteúdos, as motivações e percepções da iniciativa de um canal independente com pautas autorais por parte da referida agremiação. </span></p>2025-08-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Internacional de Folkcomunicaçãohttps://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/24926Cordel como estética de resistência em Arida: backland’s awakening2025-04-28T20:49:12+00:00Thales Eduardo Soares Martinsthales.martins@estudante.ufjf.brFelipe de Castro Muanisfelipe.muanis@ufjf.br<p>Este artigo, parte da minha trajetória em direção ao mestrado, tem como objetivo investigar se um jogo de videogame pode ser caracterizado como uma obra que se contrapõe às narrativas convencionais da indústria cultural. Para isso, analisa-se o uso do cordel e da oralidade sertaneja em duas produções que dialogam com a cultura nordestina: o filme Deus e o diabo na terra do sol (1964), de <em>Glauber Rocha</em>, e o jogo brasileiro <em>Arida: backland's awakening</em> (2019). A proposta é compreender de que forma o jogo constrói discursos alternativos à narrativa hegemônica da indústria de <em>videogames</em> por meio de elementos enraizados na tradição popular do sertão.</p>2025-08-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Internacional de Folkcomunicaçãohttps://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/24951A Folkcomunicação e juventudes periféricas sobre duas rodas: fabulações audiovisuais em Cavalo de Aço 2025-05-01T21:09:05+00:00Renata de Oliveirarenatacavalcantee@gmail.comValquíria Aparecida Passos Kneippvalquiriakneipp@yahoo.com.br<p><span style="font-weight: 400;">O artigo analisa o curta-metragem Cavalo de Aço, uma investigação audiovisual desenvolvida com juventudes periféricas no bairro da Serrinha, em Fortaleza (CE). A partir do conceito de folkcomunicação (LUYTEN, 2001; BELTRÃO, 1980), discute-se como as motocicletas operam como dispositivos simbólicos e afetivos na construção de imaginários, deslocamentos e formas de resistência cultural. A pergunta que orienta o estudo é: de que maneira os usos cotidianos das motocicletas por jovens periféricos produzem narrativas audiovisuais e fabulações que reinventam o território urbano? Propõe-se uma abordagem em pesquisa-criação (KASTRUP, 2011; FADEL & PEIXOTO, 2017), em que o gesto artístico se entrelaça a práticas de escuta, improviso e invenção coletiva. O trabalho tensiona os modos tradicionais de representação ao criar imagens em movimento que emergem da periferia e afirmam outras formas de existir, narrar e comunicar. </span></p>2025-08-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Internacional de Folkcomunicaçãohttps://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/24977DE O GUARANI A A ÚLTIMA FLORESTA: REPRESENTAÇÕES INDÍGENAS NA HISTÓRIA CINEMATOGRÁFICA2025-05-17T22:15:44+00:00Tathiane Maria Souza Batistatathi.batista67@gmail.comAna Beatriz Brandãoanabeatrizsbs19@gmail.com<p>O movimento indianista brasileiro do século XIX, liderado por autores como José de Alencar, difundiu a imagem idealizada do “índio” romântico e facilmente assimilável. Esta análise busca compreender como se dão as representações indígenas no cinema brasileiro por meio dos filmes <em>O Guarani</em> (1996), baseado na obra de Alencar, e <em>A Última Floresta</em> (2021), dirigido por Luiz Bolognesi. A partir da perspectiva decolonial, explora-se como o cinema reflete e perpetua estereótipos coloniais ou promove narrativas que valorizam a identidade indígena. O estudo utiliza como aporte teórico Hollanda (2020), Moreira (2010), Lima (2006) e Quijano (2005).</p>2025-08-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Internacional de Folkcomunicaçãohttps://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/24899DESIGUALDADE SOCIAL E CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DA PSICOLOGIA SOCIAL: 2025-04-29T18:37:59+00:00Israel Camposisracamposedh@gmail.comDanielle Dos Santos Barbozadanibarboza@aluno.ufrb.edu.brEdvaldo Caldas de Andrade Netonetocaldas@aluno.ufrb.edu.brIasmin Almeida Lobo Silvaiasminlobo@aluno.ufrb.edu.brIsa Rios Cardoso da Silvaisarios@aluno.ufrb.edu.br<p>O filme “Que horas ela volta<strong>” </strong>(2015)<strong>,</strong> aborda por meio da trajetória da personagem Val, uma problemática latente da sociedade brasileira: a desigualdade. Com a chegada de Jéssica, filha de Val, há uma evidência da dinâmica de relações desiguais entre patrões e empregados. Sendo assim, o presente artigo tem por objetivo fazer uma análise fílmica da longa-metragem partindo de princípios dos referenciais teóricos dentro da psicologia social: sofrimento ético-político (Sawaia, 2001), desigualdade como hierarquização da diferença (Kulnig, 2019), violência simbólica (Bourdieu, 2002), subcidadania (Souza, 2009 e 2017), invisibilidade pública (Costa, 2004) e humilhação social (Gonçalves, 1998). Pode-se alargar a compreensão acerca de como a classe dominante se utiliza de mecanismos de violência, principalmente simbólicos, para manter um determinado grupo de pessoas em situação de subordinação.</p>2025-08-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Internacional de Folkcomunicaçãohttps://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/24900K-dramas e os estereótipos:2025-04-29T18:33:14+00:00Marcia Bastilhomarcia.goncalves@edu.pucrs.br<p>Este artigo examina a crescente disseminação dos K-dramas por meio das plataformas de streaming, destacando seu papel central na globalização das narrativas sul-coreanas e na construção de imagens culturais. Analisa criticamente a representação dos homens sul-coreanos, sobretudo na romantização de comportamentos como o consumo de álcool, e a escassa e estereotipada representação do Brasil nessas produções. Reflete-se ainda sobre o papel da folkcomunicação como mediação cultural nas narrativas televisivas e sobre o protagonismo do público brasileiro nas práticas de recepção, reapropriação e crítica desses conteúdos. A partir de um olhar ensaístico e comunicacional, propõe-se uma leitura comparada entre estereótipos fabricados e sentidos populares reconstruídos nas bordas do mainstream.</p>2025-08-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Internacional de Folkcomunicaçãohttps://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/23966TEKOA NARÃ’I: FESTIVIDADE CULTURAL E PEDAGÓGICA INDÍGENA DO POVO GUARANI NHANDEWA2024-09-24T02:39:56+00:00Danilo Mello Campassidanilocampassi@gmail.com2025-08-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Internacional de Folkcomunicaçãohttps://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/23985Padre Cícero e a religiosidade no Cariri cearense 2024-09-30T11:52:29+00:00Vinícius da Silva Coutinhoviniciuscoutinho96@gmail.comAntônio Jorlan Soares de Abreuprof.antonio.abreu@acad.ifma.edu.br<p><span style="font-weight: 400;">Este ensaio tem como objetivo mostrar, a partir dos registros fotográficos, a onipresença de Padre Cícero nas diversas manifestações culturais do Cariri cearense, como também, seus impactos nas atualizações da teoria Folkcomunicação (Beltrão, 1980). </span></p>2025-08-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Internacional de Folkcomunicaçãohttps://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/24903A Estratégia de Folkmarketing da Red Bull para Entrada Espontânea nas Batalhas de Rima de Sorocaba2025-05-17T19:35:10+00:00Giovanna Hellengiovanna.hellenmeira@gmail.comThífani Postalithifanipostali@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">O trabalho tem como objetivo compreender as estratégias de Folkmarketing para a entrada da marca de energético Red Bull nas batalhas de rima realizadas na cidade de Sorocaba, SP. Para tanto, faz uso de levantamento bibliográfico e etnografia na cidade para a coleta de dados em dois eventos realizados em novembro de 2024. Como achados, o trabalho apresenta que a Red Bull, além de promover sua marca ao realizar eventos de batalha de rima, alcança a mídia espontânea em diversos outros eventos realizados sem a sua intervenção, uma vez que os rappers continuam a introduzir em suas rimas o nome da marca e elementos que a refletem, sem que haja o envolvimento direto da Red Bull.</span><span style="font-weight: 400;"> </span></p>2025-08-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Internacional de Folkcomunicaçãohttps://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/25189Narrativas de Folkcomunicação em Saúde no Rádio2025-06-28T02:49:42+00:00Pedro Paulo Procópiopedropprocopio@fac.pe.senac.br<p>Este artigo analisa a contribuição do programa radiofônico <em>Consultório de Graça</em>, veiculado pela Rádio Jornal do Recife, como instrumento de folkcomunicação em saúde. Ao longo de 17 anos, sob a liderança da jornalista Graça Araújo, o programa promoveu a educação sanitária e o acesso a informações médicas de forma acessível e empática. A pesquisa destaca como o rádio, enquanto meio popular, favorece práticas de cidadania e inclusão, especialmente em contextos de desigualdade social. A análise também reforça a importância da formação em comunicação e mídia nos cursos de Medicina no Brasil, visando aprimorar o diálogo entre profissionais de saúde e a sociedade.</p>2025-08-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Internacional de Folkcomunicaçãohttps://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/25488Sumário2025-08-20T18:32:37+00:00Karina Janz Woitowiczkarinajw@gmail.com2025-08-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Internacional de Folkcomunicação