Os pressupostos teóricos e metodológicos dos parâmetros curriculares nacionais: uma análise necessária - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/PublicatioHum.v.17i1.077090
DOI:
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v17i1.1662Palavras-chave:
Parâmetros Curriculares Nacionais. Educação. Formação de professores.Resumo
O presente estudo é parte da pesquisa de conclusão do Curso de Pedagogia intitulada "Uma análise sobre a formação dos Professores nos documentos dos Parâmetros em Ação". Objetivamos neste artigo apontar as concepções de homem, sociedade e educação implícitas no documento introdutório dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Evidenciamos os princípios teóricos e filosófi cos contidos nesse aporte, o desenho curricular, bem como a infl uência dos ideários neoliberais para uma educação voltada para os interesses, princípios e manutenção do capital e de um mundo globalizado. Dentro dessa perspectiva, apontamos também a operacionalização do referido texto na formação dos professores na década de 1990 e, posterior a esta, destacamos o que pensam e discorrem os teóricos a respeito do documento elaborado pelo Ministério da Educação para a educação brasileira.
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