HISTÓRIA, TRABALHO E EDUCAÇÃO: COLÉGIO ESTADUAL “DOM ALBERTO GONÇALVES” - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/PublicatioHum.v.18i1.00004

Autores

  • Clarissa Borba Prieto
  • Maria Isabel Moura Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v18i1.2907

Palavras-chave:

Trabalho e educação, Ensino profissionalizante, História da educação,

Resumo

O presente trabalho se integra ao Grupo de Estudos e Pesquisa “História, Sociedade e Educação no Brasil”, o HISTEDBR, e ao Projeto de Pesquisa do referido grupo, “Levantamento e Catalogação das Fontes Primárias e Secundárias da Educação Brasileira”, e objetiva analisar a relação entre Trabalho e Educação na constituição do Colégio Estadual “Dom Alberto Gonçalves”, localizado no município de Palmeira – PR. Para tal, realizou-se, inicialmente, o levantamento, a catalogação e digitalização das fontes primárias e secundárias encontradas no museu da cidade, na escola em questão e no Instituto Histórico e Geográfi co da localidade. Em seguida, as fontes foram consideradas relacionando-se as peculiaridades do município de Palmeira com o contexto social e econômico do país sob a ótica analítica das categorias Trabalho e Educação. Dessa forma, baseando-se na perspectiva histórico-materialista, concluí-se que a Educação na região foi construída na lógica capitalista, visando a atender às necessidades econômicas de desenvolvimento local.

Biografia do Autor

Clarissa Borba Prieto

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG

Maria Isabel Moura Nascimento

Professora da Pós-Graduação da UEPG e coordenadora do grupo de pesquisa HISTEDBR Campos Gerais.

Downloads

Edição

Seção

Artigos