A CAMPANHA CÍVICA DE OLAVO BILAC E A CRIAÇÃO DA LIGA DA DEFESA NACIONAL. DOI: 10.5212/PublicatioHum.v.19i1.0001
DOI:
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v19i1.3041Palavras-chave:
nacionalismo, intelectuais, pensamento social.Resumo
Neste trabalho trataremos sobre o apostolado nacionalista do escritor e jornalista Olavo Bilac nos anos de 1915 e 1916, que levou a criação de uma organização cívico-cultural atuante até os dias de hoje a Liga da Defesa Nacional. Inicialmente situaremos histórica e intelectualmente a campanha cívica de Olavo Bilac. Em um segundo momento, analisaremos seus discursos nacionalistas que enfatizavam a necessidade de uma educação moral que forjasse um novo tipo humano. Finalmente examinaremos a Liga da Defesa Nacional, destacando a organização, os objetivos e as principais atividades promovidas por esta entidade nos dias atuais.
Palavras-chave: Nacionalismo. Intelectuais. Pensamento social.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons