ENSINO DE ARTE NA ESCOLA: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM ARTE DIGITAL - DOI: 10.5212/PublicatioHum.v.18i2.0005
DOI:
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v18i2.3237Palavras-chave:
Formação continuada. Arte digital. Artes visuais. Tecnologia.Resumo
Nesta era em que os estudantes criam páginas na web, animações, gráfi cos, vídeos, é visível a força da Arte Digital convertendo-se em um novo meio de linguagem. Com isso é necessária uma preparação melhor dos professores para que se utilizem da tecnologia de modo competente e que posam utilizá-la como mais um meio de expressão através das Artes Visuais. É um campo que se encontra largamente por explorar, pois as novas tecnologias digitais podem ampliar as possibilidades do ambiente escolar não só em relação ao uso e exploração desses recursos, como também, para os modos de desenvolvimento da capacidade de pensar, criar e participar de uma sociedade que está em construção. Sensibilizar os professores atuantes e iniciá-los nas novas tecnologias é um ponto fundamental de integração nos atuais processos de ensino, proporcionando tempo e espaço para conhecer, metamorfosear e poetizar a arte numa interação com a educação, tendo em vista analisar na formação continuada o embotamento da criatividade, as anestesias na formação dos professores em relação à prática a produção e a construção criativa artística que infelizmente ainda permanecem na repetição de um fazer artístico estereotipado e vinculado apenas na arte moderna. Assim a arte e tecnologia na contemporaneidade, não colocam em segunda categoria a sensibilidade, e sim desenvolve a capacidade subjetiva e sensível humana, entretanto é preciso que artistas, arte-educadores, e alunos passem por um processo criativo, poético autoral e coletivo para que possam vivenciar e sentir o processo convencional de criação artística e o processo criativo digital contemporâneo em arte, para compreender que a arte digital e sensibilidade e estética andam juntas produzindo emoções de caráter estéticoDownloads
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