ESCOLA PÚBLICA E DEMOCRACIA NO BRASIL: ALGUNS APONTAMENTOS Doi: 10.5212/PublicatioHuma.v.21i1.0002
DOI:
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v21i1.3600Palavras-chave:
Democracia, Patrimonialismo, Neoliberalismo, Sociedade Civil, Educação.Resumo
A escola pública ganha visibilidade na ordem atual das coisas. Basta um olhar um pouco mais atento para os diversos meios de comunicação para que esta constatação se torne efetiva. Ao mesmo tempo, porém, é possível perceber que tal visibilidade joga luz muito mais sobre os problemas do que sobre os avanços da mesma. Ela é acusada, por todos os lados, por sua incapacidade de ensinar, educar, controlar, disciplinar – en m, de não cumprir todos os anseios projetados sobre ela pela sociedade. Mas é preciso ir além dessa constatação para se compreender os processos e fenômenos relacionados que envolvem as transformações pelas quais vem passando a escola pública nas últimas décadas, bem como analisar de forma atenta, séria e crítica as relações intrínsecas existentes entre as problemáticas que envolvem, ao mesmo tempo, a escola e a sociedade. Nesse sentido, a partir de leituras e pesquisas desenvolvidas em duas escolas públicas localizadas na região metropolitana de São Paulo entre os anos de 2009-2011, buscaremos discutir a relação entre escola pública e a democracia no Brasil, partindo do pressuposto de que ambas são fenômenos recentes e em plena construção. Essa a rmação se faz necessária para não transpormos para a realidade brasileira determinadas interpretações realizadas para explicar as problemáticas das escolas públicas em outros países. Por mais que existam traços comuns, há mais elementos de diferenciação do que de identidade. Portanto, compreender a escola pública brasileira passa, necessariamente, por uma compreensão das questões centrais do desenvolvimento do Estado brasileiro, das suas contradições, estratégias e crises.
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