O PROCESSO DE INSERÇÃO E EMPREGABILIDADE DE PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN: UM ESTUDO DE CASO DOI: 10.5212/PublicatioHuma.v.21i1.0001
DOI:
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v21i1.3681Palavras-chave:
inclusão, Síndrome de Down, mundo do trabalho.Resumo
Este artigo aborda a discussão acerca do processo de inclusão de pessoas com deficiências na sociedade. Visto que não é somente nos espaços escolares que a inclusão deve acontecer, mas em todos os lugares, buscou-se nesta pesquisa investigar o processo de inserção e empregabilidade de pessoas com Síndrome de Down na vida profissional. Procurou-se compreender como se dá o enca- minhamento para a efetivação em um trabalho formal, bem como a realidade des- sas pessoas no contexto em que estão inseridas, compreendendo assim seu modo de vida, sua profissionalização e dificuldades encontradas ao longo da trajetória até ingressar como funcionário efetivo em uma empresa. Para isto, foi realizado um estudo no caso com um jovem que já está atuando no mercado formal. Para o desenvolvimento deste estudo realizou-se um levantamento bibliográfi co das obras e documentos já existentes na área e que abordam o tema da inclusão, além de observações e entrevistas com o sujeito da pesquisa, com seus pais, professores da escola especializada e o seu empregador. Por fim, por meio dos resultados obtidos, foi possível compreender que uma pessoa com Síndrome de Down é capaz de aprender e se desenvolver, apesar de suas limitações, ingressando na vida profissional e desempenhando, assim, determinadas atividades, possibilitando um bom convívio social.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons