DOCÊNCIA ONLINE: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EM UM CURSO DE POSGRADUAÇÃO LATO SENSU. Doi: 10.5212/PublicatioHuma.v.20i1.0007
DOI:
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v20i1.4122Resumo
O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise da docência online no contexto do modelo pedagógico de dois cursos de Especialização do Programa Nacional de Administração Pública (PNAP) na UNIRIO assim como discutir as suas especificidades da docência no âmbito da modalidade. Contextualiza-se a vinculação dos cursos com o programa e verifica-se o deslocamento no espaço-tempo das atividades docentes aonde estas são desempenhadas por diferentes atores ao longo do planejamento e da implementação do processo de ensino-aprendizagem. Propõem-se neste estudo que a docência online seja compreendida como uma atividade coletiva e colaborativa, onde os atores compartilham as atribuições da atividade docente, conforme proposto por Mill (Mill et al 2010). E ainda, que ante as especificidades, novas habilidades são demandadas na atividade docente na modalidade a distância, quando comparada com a modalidade presencial. Destaca-se, ainda, que estas especificidades devem ser consideradas nas discussões a respeito da profissionalização do docente.
Palavras-chaves: Educação a distância. Docência online. Modelo pedagógico.
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