O AMBIENTE CULTURAL DE CURITIBA NA DÉCADA DE 1960 E O ARTISTA PLÁSTICO NILO PREVIDI. Doi: 10.5212/PublicatioHuma.v.21i2.0008
DOI:
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v21i2.4279Palavras-chave:
Arte paranaense, Arte engajada, Arte abstrata.Resumo
O presente artigo pretende expor o ambiente cultural da cidade de Curitiba na década de 1960, a partir de uma discussão que é pautada pelas reflexões surgidas a partir das teorias da cultura, especificamente o enfoque da História Cultural. Em um segundo momento, a partir do ambiente artístico, as ações do artista Nilo Previdi (1913-1982), incluindo sua produção no Centro de Gravura do Paraná (1950-1970) são confrontadas com o ambiente cultural exposto. O texto explora a posição de artista engajado assumida por Nilo Previdi, em um contexto cultural local, onde há a crescente valorização da arte abstrata, financiada por uma elite dominante na política cultural. A discussão se pauta pelo estudo do contexto histórico da cidade – com ênfase ao discurso da modernidade – somado aos relatos dos agentes culturais contemporâneos ao artista e a uma análise do debate artístico pautado pelos principais jornais locais.
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