SEPARANDO GÊMEOS CIÊNCIA E DOCÊNCIA NOS NOVOS CURRÍCULOS UNIVERSITÁRIOS DE HISTÓRIA

Autores

  • Luis Fernando Cerri Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v12i2.508

Palavras-chave:

Formação de professores, currículo de História, saberes docentes

Resumo

As relações entre o debate, nas últimas décadas, sobre a formação de professores de História e as atuais políticas federais para a área são o tema desse texto. Discute-se o tema recorrente da formação para o ensino e a formação para a pesquisa. Discutem-se também as possibilidades de articulação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Graduação em História e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica. Foram avaliados avanços e equívocos sobre o critério nas discussões e seus resultados acumulados sobre as relações entre teoria e prática, pesquisa e ensino, bacharelado e licenciatura, saber acadêmico e saber escolar, docência e ciência, bem como sobre a possibilidade de superação dessas dicotomizações.

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