HISTÓRIAS DO SUJEITO E FORMAÇÃO EM ARTE. Doi: 10.5212/PublicatioHuma.v.21i2.0005

Autores

  • Ronaldo Alexandre Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Fernando A. Stratico

DOI:

https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v21i2.5307

Palavras-chave:

Formação Docente em Arte, Narrativas, Cidade, Objeto, Memória.

Resumo

Este artigo propõe uma discussão e uma avaliação acerca da presença do estudante nos seus próprios processos de aprendizagem e formação em arte. Busca refletir sobre a possibilidade e a viabilidade de uma proposta de formação que não exclua histórias pessoais e pessoalidades do sujeito educando; que tais qualidades do sujeito estejam incluídas e que possam dialogar com a história da arte legitimada. Para tanto, pontuamos proposições de arte-educadores que têm trabalhado nessa dimensão e analisamos experiências de formação em arte que têm como eixo norteador a inclusão do sujeito e suas histórias no processo de aquisição do conhecimento em arte. Essas histórias perpassam as dimensões da memória, dos objetos, da cidade e dos espaços que cada estudante configura e constrói no mundo.

Biografia do Autor

Ronaldo Alexandre Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Formação em Artes Visuais e Pedagogia; Mestre em Educação arte e historia da cultura; Doutorado em Educação . Atua na Area de Metodologia  da pesquisa e Ensino em arte.

Downloads

Publicado

2013-09-13

Edição

Seção

Artigos