TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: ELEMENTOS PARA DISCUSSÃO
DOI:
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v13i1.531Palavras-chave:
educação superior, desenvolvimento profissional do professor, docência universitária, qualidade do ensino, UnicampResumo
O presente trabalho objetiva refletir sobre a importância da formação peda-gógica para o professor universitário, a partir da análise do Programa de Estágio e Capacitação Docente – PECD, desenvolvido na UNICAMP entre 1993 e 2000. Busca levantar as possíveis razões pelas quais a formação pedagógica do professor universitário tem sido negligenciada ao longo da história do ensino superior e os aspectos que apontam para a crescente necessidade desta formação ser tomada de modo mais sistemático, enfatizando, entre outros fatores, as mudanças por que vem passando o sistema de ensino superior no Brasil e as alterações que vêm se processando no contexto da educação superior. À luz dos conceitos atualmente abordados pela literatura na área, a análise do PECD apresenta breve histórico de sua constituição, sua influência na formação pedagógica dos estagiários, a avaliação de sua organização e o impacto de sua realização no âmbito da UNICAMP. As análises permitem-nos concluir que: a) os programas voltados à formação pedagógica do professor universitário são necessários, possíveis de ser realizados e capazes de despertar naqueles que deles participam – sejam eles professores iniciantes ou veteranos – maior comprometimento com as questões educacionais; b) a formação pedagógica do professor universitário deve ultrapassar os limites do desenvolvimento de habilidades práticas, buscando realizar-se de modo a integrar atividades de docência e pesquisa, ou momentos de reflexão e ação; e c) que tais programas podem ter na pós-graduação, em especial no doutorado, um momento privilegiado para sua realização.
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