EDUCAÇÃO, CONSENSO E EMANCIPAÇÃO NA TEORIA DA AÇÃO COMUNICATIVA DE HABERMAS

Autores

  • Luiz Roberto Gomes

DOI:

https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v15i2.602

Palavras-chave:

Educação, consenso e emancipação

Resumo

Este artigo busca discutir, no âmbito da educação, as relações existentes entre o consenso e a emancipação. Trata-se de uma investigação filosófica do projeto de reconstrução racional da modernidade descrito na Theorie des Kommunikativen Handelns (1981) de Jürgen Habermas. Nessa abordagem, a emancipação é inerente à comunicação, de modo que os projetos educacionais crítico-emancipatórios deverão privilegiar a formação da competência comunicativa dos educandos, a fim de torná-los aptos para os desafios do nosso tempo. Assim, ao admitirmos o consenso como uma expressão da competência comunicativa dos sujeitos em interação, a humanidade poderá continuar seu caminho de libertação, através do aperfeiçoamento de suas ações em um processo cooperativo de aprendizagem que almeja a emancipação.

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