Violência Conjugal: os ricos também batem - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/PublicatioHum.v.16i1.167176
DOI:
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v16i1.628Palavras-chave:
Violência, Gênero, MulherResumo
A Violência de Gênero, como uma das formas mais nefastas de desrespeito aos direitos humanos, apresenta especificidades. Uma delas é a violência conjugal, modalidade de violência doméstica que ocorre entre os cônjuges no espaço da intimidade. De natureza privada, este tipo de violência constitui um poderoso mecanismo de controle social. Considerando a escassez de estudos sobre a violência conjugal contra mulheres de camadas médias e alta, procuramos neste trabalho comprovar as seguintes hipóteses: a violência sofrida pelas mulheres de maior poder aquisitivo está relacionada diretamente à ideologia da supremacia masculina, que assegura ao homem tanto o controle sobre os direitos da mulher quanto o controle sobre o patrimônio do casal; a tolerância das mulheres, quanto à violência praticada por seus parceiros não significa consentimento, elas, no convívio permanente com tal situação acabam por desenvolver estratégias de reação e convivência com a violência. A partir destas afirmações, tentamos decifrar a complexa teia das relações conjugais, por meio de análise de entrevistas semidirigidas e, a partir daí, encontrar explicações para a permanência de mulheres/vítimas em relações conjugais violentas e suas formas de resistência.
Downloads
Edição
Seção
Licença
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons