POLÍTICAS INSTITUCIONAIS DE FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM ESTUDO NO SUDOESTE DO PARANÁ - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/PublicatioHum.v.16i2.301311
DOI:
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v16i2.645Palavras-chave:
Políticas institucionais. Formação docente. Prática pedagógica.Resumo
O presente trabalho discute parte dos resultados de uma pesquisa que teve como objeto a expansão do ensino superior na região sudoeste do Paraná. Na investigação identificaram-se as interfaces entre as políticas institucionais das Instituições de Ensino Superior e as diretrizes legais; a gênese e a configuração das políticas institucionais; e os modos pelos quais as mesmas se refletem nas práticas pedagógicas cotidianas. O artigo foca,mais especificamente a questão das políticas institucionais de formação docente e seus reflexos nas práticas pedagógicas.Conclui argumentando que o modo concreto como os processos de formação docente estão estruturados nas instituições investigadas repercute no estatuto educativo-pedagógico da docência e na construção das culturas pedagógicas, dos valores, das crenças e das práticas vivenciadas pelos seus professores.
Thiswork discusses some outcomes of a studywhich investigated the expansion of higher education in the southwest of Paraná, Brazil. The study identied a number of issues such as: the interfaces between the institutional policies for Higher Education Institutions and the legal guidelines, the genesis and the institutional policies conguration and how these are reected in daily pedagogical practices. This article focuses, more speci cally, on the issue of teacher education institutional policies and their impact upon pedagogical practices. The conclusion argues that teacher education processes structured in the institutions addressed echo the pedagogical-educative teaching statute and the construction of the pedagogical cultures, values, beliefs and practices experienced by their professors.
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