A EDUCAÇÃO NAS FOLHAS DO JORNAL “A PLEBE” : 1917-1919 - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/PublicatioHum.v.16i2.359368
DOI:
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v16i2.653Palavras-chave:
Educação. Anarquismo. Imprensa. Jornal. Primeira República.Resumo
A vinda dos imigrantes ao Brasil, no final do século XX, trouxe consigo diferentes pensamentos para dentro das indústrias, sendo que o anarquismo se converteria na principal corrente organizatória do movimento operário, tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo. Para os anarquistas o futuro da humanidade exclui todo princípio de autoridade, de domínio e de exploração do homem pelo homem. Preocupados coma formação do homemanarquista, dedicaram escritos e estudos ao tema da educação. A imprensa anarquista e operária, ligada aos sindicatos que eram formados, contribuiu sobremaneira à divulgação dos ideais do movimento e a suas ações políticas, trazendo também um caráter didático e doutrinário. Este artigo tem como objetivo analisar as idéias a respeito de educação encontradas no Jornal anarco-sindicalista “A Plebe”, da cidade de São Paulo, nos anos que vão de 1917 a 1919.
The coming of the immigrants to Brazil, at the end of the 19th century and beginning of the 20th century, brought along different thoughts to industry, and the anarchism which would convert the mainstream working-class in Rio de Janeiro and São Paulo. For the anarchists, the future of the humanity excludes all forms of authority, domain and exploration of man by man. The concern about the education of the anarchic man led to the writing of books and studies about mass education. The anarchic and labor press, connected to the unions that were created, contributed to the spreading of the movement ideals and its political actions, having also a didactic and doctrinal character. This article analyzes the ideas in regard to the education found in the anarco-syndicalist newspaper “A Plebe”, São Paulo, from 1917 to 1919.
Downloads
Edição
Seção
Licença
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons