Construindo Caminhos de Leitura: Retratos de uma Experiência em Educação à Distância
DOI:
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v22i1.7543Resumo
O compromisso do trabalho com a leitura e o seu ensino tem grande importância no interior da escola. Embora existam muitas discussões e estudos ainda se constata uma enorme ausência quanto a ações pedagógicas que produzam resultados capazes de reverter o contexto das deficiências em torno da temática. Assim sendo, este trabalho teve como objetivo subsidiar teoricamente os alunos do Curso de Pedagogia - modalidade EAD- para implementar atividades de leitura em suas aulas por meio do curso de Extensão Criando ações potencializadoras de leitura integrante do Plano Inovador de Formação em Ludicidade e Educação, evento de extensão, ofertado pelo Programa extensionista- Laboratório Lúdico Pedagógico – Lalupe. Para tanto, foram desenvolvidas atividades on- line - em ambiente virtual AVA - a fim de realizar estudos sobre a concepção de leitura, a importância do professor mediador de leitura, as estratégias de leitura, a criação de atividades com leitura para futuras aplicações. O estudo ainda traz uma análise textual de um texto narrativo escolhido para o ambiente virtual a fim de respaldar uma metodologia capaz de contribuir para a efetivação de ações pedagógicas primando pelos sentidos. A formação docente necessita de novas estratégias, novos compartilhamentos, novas experiências e proporcionar este ambiente leitor é responsabilidade emergente para o contexto escolar.
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