EM LIBERDADE: A REFIGURAÇÃO DE GRACILIANO RAMOS

Autores

  • Juliana Prestes de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Neste artigo, a análise tem como foco a elucidação de como se dá a refiguração do protagonista Graciliano Ramos, no romance Em liberdade: uma ficção de Silviano Santiago, e como isso serve para alimentar a sobrevida dessa figura histórica da literatura. Realizou-se o estudo do narrador e do protagonista, e as suas figurações, no intuito de entender o formato humano do protagonista. Atentou-se para as perspectivas que aparecem e se relacionam na narrativa, interligadas às vozes dos narradores e das personagens, que contribuem para a construção e a problematização da identidade de Ramos. Pôde-se traçar quem é o “Gracilviano” e as suas maneiras de conviver com os outros e se posicionar diante do mundo.

Biografia do Autor

Juliana Prestes de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em letras Português-inglês, pela UTFPR e Mestre em Letras Literatura, pelo PPGLetras, UFSM/RS. Atualmente é doutoranda em Letras Literatura, bolsista CAPES/DS, e acadêmica do Curso EaD de Especialização em TICs aplicadas à educação, ambos pela UFSM.

Downloads

Publicado

2021-04-01

Como Citar

PRESTES DE OLIVEIRA, J. EM LIBERDADE: A REFIGURAÇÃO DE GRACILIANO RAMOS. Muitas Vozes, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 650–665, 2021. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/14668. Acesso em: 22 dez. 2024.