UMA ANÁLISE DOS COMANDOS DE PRODUÇÃO TEXTUAL DO LIVRO DIDÁTICO DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB A PERSPECTIVA DIALÓGICA E INTERACIONAL DE LINGUAGEM

Autores

  • Fernanda Sacomori Candido PEDRO Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste https://orcid.org/0000-0001-6810-9895
  • Terezinha da Conceição COSTA-HÜBES Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste https://orcid.org/0000-0002-9063-7982
  • Vilson Pruzak dos SANTOS Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Resumo

O presente trabalho propõe uma análise dos comandos de produção textual do livro didático Singular & Plural: leitura, produção e estudos da linguagem sob a perspectiva dialógica e interacional de linguagem proposta pelos estudos do círculo de Bakhtin, os quais concebem a linguagem como um produto histórico, marcado cultural e socialmente, e que, desse modo, todo discurso se organiza em diálogo com outros enunciados e com a necessidade de interação com o outro. Diante disso, o objetivo do estudo apresentado neste artigo foi verificar se nas propostas de produção textual, do livro analisado, havia algum indício de trabalho com o texto em uma perspectiva dialógica e interacionista, que considera os gêneros discursivos como instrumentos para o ensino da língua. Selecionou-se o livro didático como objeto de estudo porque considera-se que este é, muitas vezes, o único material orientador da prática de produção textual. Para análise do livro, tomaram-se, como base teórica, a concepção dialógica de linguagem (BAKHTIN, 2006) e a concepção teórico-metodológica interacionista de linguagem (GERALDI, 1997, 2006). Para sistematizar a análise do material, foram utilizados os encaminhamentos produzidos por Costa-Hübes (2012), os quais possibilitaram constatar que as propostas de produção textual, presentes no livro didático analisado, seguem o viés interacionista e buscam articular a linguagem com seus interlocutores, de modo que o discurso se estabeleça por meio do texto em produção.

Biografia do Autor

Fernanda Sacomori Candido PEDRO, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Possui graduação em Letras, pela Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel (2010);Pedagogia, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro (2013) Também possui especialização em Educação Especial:Atendimento às necessidades especiais, pela Faculdades Integradas do Vale do Ivaí - UNIVALE (2011). É Mestre em Letras pelo Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), pela Universidade do Oeste do Paraná ? Unioeste/Cascavel-PR. Doutoranda em Letras pela Universidade do Oeste do Paraná - Unioeste. É professora do Ensino Fundamental na Secretaria Municipal de Educação de Cascavel - Paraná e, também, na Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Tem experiência na área de Educação como professora, coordenadora pedagógica, direção escolar na Educação Básica, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Literatura Comparada.. Membro do grupo de pesquisa "Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção - vias para a descolonização". ORCID ID https://orcid.org/0000-0001-6810-9895

Terezinha da Conceição COSTA-HÜBES, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Professora Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - atuando no Programa de Pós-graduação em Letras; no Programa de Pós-graduação - mestrado profissional - PROFLETRAS - e no Curso de graduação em Letras. Fez o Estágio Pós-doutoral em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012-2013), Doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2004-2008); Mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2000-2002); graduada em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (1990-1993). Tem experiência na área de Linguística, ênfase em Linguística Aplicada, com pesquisas envolvendo os temas: formação continuada de professores de Língua Portuguesa e o trabalho com os gêneros discursivos na sala aula. É líder do grupo de pesquisa Linguagem, Cultura e Ensino. É membro associado da ANPOLL, vinculando-se ao GT Gêneros textuais/discursivos. Atua em ações de formação continuada em Língua Portuguesa ofertadas por municípios, pelo Estado e pelo MEC. Orcid Number https://orcid.org/0000-0002-9063-7982. Registro no Web of SCIENCE. Número de ID RESEARCH U-3711-2018.

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Publicado

2021-03-09

Como Citar

FERNANDA SACOMORI CANDIDO PEDRO; TEREZINHA DA CONCEIÇÃO COSTA-HÜBES; VILSON PRUZAK DOS SANTOS. UMA ANÁLISE DOS COMANDOS DE PRODUÇÃO TEXTUAL DO LIVRO DIDÁTICO DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB A PERSPECTIVA DIALÓGICA E INTERACIONAL DE LINGUAGEM. Muitas Vozes, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 341–354, 2021. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/15590. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Teoria e Análise Linguística: Diferentes abordagens