O CUIDADO CENTRADO NA PESSOA EM PERSPECTIVA DIALÓGICA: UMA ANÁLISE DAS FALAS ENTRE FONOAUDIÓLOGA E PACIENTES COM QUEIXA DE ZUMBIDO

Autores

  • Amanda Câmara Miranda Universidade Federal da Paraíba
  • Wilder Kleber Fernandes de Santana Universidade Federal da Paraíba http://orcid.org/0000-0001-7569-499X
  • Marine Raquel Diniz da Rosa Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Este trabalho objetivou realizar uma análise do discurso do profissional fonoaudiólogo com base na teoria dialógica durante o atendimento de pacientes com zumbido utilizando o Cuidado Centrado na Pessoa. Temos em vista a construção da Interação discursiva (VOLÓCHINOV, 2017) a partir do momento que a profissional se utiliza do Cuidado Centrado na Pessoa. Nesse sentido, nossa pretensão foi averiguar como os sentidos se concretizam no diálogo entre a fonoaudióloga e seus pacientes. Os dizeres aqui construídos têm subsídio teórico nos pressupostos de Bakhtin (2006a, 2006b, 2010), Volóchinov (2017) e Medviédev (2016), ao tratarem da problemática do discurso. Em perspectiva dialógico-discursiva, no âmbito das discussões em Ciências Humanas, divide-se este trabalho em três seções. Buscamos, na primeira seção, apresentar considerações basilares sobre o zumbido e como este é tratado por meio do Cuidado Centrado na Pessoa. Na segunda seção, realizamos uma discussão sobre a importância do uso do Cuidado Centrado na Pessoa no atendimento de pacientes com zumbido; enquanto a terceira seção compreende a análise, em que averiguamos, por meio de abordagem dialógica, o discurso da profissional fonoaudióloga sobre zumbido.

Biografia do Autor

Amanda Câmara Miranda, Universidade Federal da Paraíba

Mestra em Neurociência Cognitiva e Comportamento pela Universidade Federal da Paraíba. Pós-graduação em audiologia pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional. Participante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Audição, Equilíbrio e Zumbido (GEPAEZ). Tem experiência na área de Audiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Zumbido, Processamento Auditivo Central, Otoneurologia, Neurociências.

Wilder Kleber Fernandes de Santana, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Linguística (Proling - UFPB, 2018) Mestre em Linguística (Proling - UFPB, 2016)
Mestre em Teologia (Faculdade Teológica Nacional, 2016)
Mestrando em Arqueologia Bíblica (Faculdade Teológica Nacional, 2017) Especialista em Gestão da Educação Municipal (UFPB, 2017) Poeta e Escritor Paraibano 
Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4385138T8

 

 

Marine Raquel Diniz da Rosa, Universidade Federal da Paraíba

Professora Associada I do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Docente e pesquisadora dos Programas de Pós-graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento- PPgNeC e de Fonoaudiologia-PPGFON.

Downloads

Publicado

2021-04-01

Como Citar

CÂMARA MIRANDA, A. .; FERNANDES DE SANTANA, W. K.; RAQUEL DINIZ DA ROSA, M. . O CUIDADO CENTRADO NA PESSOA EM PERSPECTIVA DIALÓGICA: UMA ANÁLISE DAS FALAS ENTRE FONOAUDIÓLOGA E PACIENTES COM QUEIXA DE ZUMBIDO. Muitas Vozes, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 690–705, 2021. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/15990. Acesso em: 22 dez. 2024.