OS TRECHOS DESCONEXOS EM REDAÇÕES DO ENEM

THE DISCONNECTED EXCERPTS IN ENEM ESSAYS

Autores

  • Cristina Prim UTFPR
  • Maritsa Kantikas UTFPR

Resumo

Este trabalho discute as possíveis funções dos trechos desconexos em redações do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para o embasamento, recuperamos os conceitos de gênero (BAKHTIN, 2006, 2011), de subversão da forma do gênero (MARCUSCHI, 2008) e de incoerência (KOCH; TRAVAGLIA, 2008). Na análise, comparamos os efeitos causados pelo uso de trechos desconexos em três redações do ENEM aos efeitos em outros dois gêneros, uma petição e uma postagem em um blog . Levantamos três possíveis funções para a inserção desses trechos: de que esta possa ser uma estratégia argumentativa; de que o autor reage à provável perda de atenção do leitor; e de que o autor põe à prova o caráter dialógico da redação. Concluímos que o uso desses trechos no ENEM não torna os textos necessariamente incoerentes, mas a condição de produção textual exige maior estabilidade da forma do gênero.

Biografia do Autor

Cristina Prim, UTFPR

Professora do Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Doutora em Linguística (Unicamp)

Maritsa Kantikas, UTFPR

Licenciada em Letras Português-Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Downloads

Publicado

2021-07-30

Como Citar

PRIM, C.; KANTIKAS, M. OS TRECHOS DESCONEXOS EM REDAÇÕES DO ENEM: THE DISCONNECTED EXCERPTS IN ENEM ESSAYS. Muitas Vozes, [S. l.], v. 10, p. 1–22, 2021. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/17179. Acesso em: 28 mar. 2024.