OS TRECHOS DESCONEXOS EM REDAÇÕES DO ENEM

  • Cristina Prim UTFPR
  • Maritsa Kantikas UTFPR

Resumo

Este trabalho discute as possíveis funções dos trechos desconexos em redações do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para o embasamento, recuperamos os conceitos de gênero (BAKHTIN, 2006, 2011), de subversão da forma do gênero (MARCUSCHI, 2008) e de incoerência (KOCH; TRAVAGLIA, 2008). Na análise, comparamos os efeitos causados pelo uso de trechos desconexos em três redações do ENEM aos efeitos em outros dois gêneros, uma petição e uma postagem em um blog . Levantamos três possíveis funções para a inserção desses trechos: de que esta possa ser uma estratégia argumentativa; de que o autor reage à provável perda de atenção do leitor; e de que o autor põe à prova o caráter dialógico da redação. Concluímos que o uso desses trechos no ENEM não torna os textos necessariamente incoerentes, mas a condição de produção textual exige maior estabilidade da forma do gênero.

Publicado
2021-07-30