O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E O ENSINO REMOTO DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Charlott Eloize Leviski Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Kaline Guse Uepg
  • Kimberly Natalie Diehl Uepg

Resumo

Neste artigo, temos o objetivo de refletir sobre a prática de estágio supervisionado em língua portuguesa e como foi conduzida a disciplina durante o ano de 2020. Em virtude do isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, analisamos a experiência de regência remota no ensino fundamental anos finais. Para tanto, utilizamos a metodologia da etnografia virtual e o instrumento pedagógico do diário de campo virtual, a fim de readequar a prática que, habitualmente, ocorre no espaço da sala de aula, para o ambiente virtual. Com bases nesses instrumentos, pudemos refletir sobre o agir pedagógico e consideramos fundamental a tríade professor(a) orientador(a), professor(a) regente e estagiários(as). A partir do relato das estratégias desenvolvidas nesse período de suspensão presencial das aulas, concluímos que a interação face a face é indispensável na esfera escolar de educação básica.

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Publicado

2022-12-05

Como Citar

LEVISKI, C. E. .; GUSE, K.; DIEHL, K. N. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E O ENSINO REMOTO DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. Muitas Vozes, [S. l.], v. 11, 2022. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/19721. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos