A PUBLICIDADE PATROCINADA DO FACEBOOK: A FORÇA PERSUASIVA EM FOCO NA SALA DE AULA

Autores

  • Marilúcia dos Santos Domingos Striquer Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Jacarezinho https://orcid.org/0000-0001-7511-3921
  • professora Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Resumo

Este artigo tem objetivo de analisar como a sequência didática de gêneros, construída sobre os preceitos da vertente didática do Interacionismo Sociodiscursivo, pode contribuir para o desenvolvimento de capacidades de linguagem dos alunos para a leitura do gênero textual anúncio publicitário, em particular, aquele veiculado pelo Facebook. O foco são atividades que trabalham as características do gênero, que se configuram como recursos persuasivos. Os resultados demonstram que os alunos compreenderam quais são os principais recursos, o qual contempla dimensões sociocomunicativas, discursivas, linguística e multissemióticas, e, sobretudo, por ser uma proposta que parte de problemas sociais, dos quais o aluno pode participar, tendo como mediação o uso consciente do gênero.

Biografia do Autor

Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Jacarezinho

Professora Adjunta da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Jacarezinho. Doutora em Estudos da Linguagem. Bolsista produtividade em pesquisa da Fundação Araucária do Paraná (prot.49372).

professora, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Mestre em Letras. Professora da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo.

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Publicado

2022-12-21

Como Citar

STRIQUER, M. dos S. D.; DE OLIVEIRA PEREIRA, F. A PUBLICIDADE PATROCINADA DO FACEBOOK: A FORÇA PERSUASIVA EM FOCO NA SALA DE AULA. Muitas Vozes, [S. l.], v. 11, 2022. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/20785. Acesso em: 9 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos