PARA ALÉM DO DISCURSO POLÍTICO A INTERDISCURSIVIDADE EM UM ANÚNCIO PUBLICITÁRIO DE CERVEJA

Autores

  • Fernanda Fernandes Pimenta de Almeida Lima Universidade Estadual de Goiás https://orcid.org/0000-0002-1924-4780
  • Lana Raisa Andrade Universidade Estadual de Goiás

Resumo

O presente trabalho investiga, sob o enfoque teórico da Análise do Discurso francesa, em sua articulação com a perspectiva dos gêneros discursivos, um anúncio publicitário da cerveja Rio Carioca, cujos efeitos de sentido remetem a casos de corrupção na política brasileira. Com o princípio metodológico de uma pesquisa empírica, de cunho documental e interpretativo, analisamos o devido anúncio, observando como o texto publicístico, ao escolher temas políticos abordados pelo viés do humor, na medida em que instaura um diálogo com a política nacional, possibilita em suas regularidades efeitos de verdade sobre suas condições históricas de existência. Se nos importa desenvolver em nossos alunos sua percepção sobre o discurso, enquanto processo sócio-histórico-cultural, estudar o anúncio publicitário é desvelar o elo que ele instaura com a vida pública, na medida em que politiza seus enunciados e quebra paradigmas no campo midiático.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lana Raisa Andrade, Universidade Estadual de Goiás

Graduanda do Curso de Letras da Universidade Estadual de Goiás (UEG – UnUInhumas). Docente de Língua Portuguesa e Língua Inglesa no Ensino Fundamental da Rede Particular de Ensino de Goiânia, GO. E-mail: lannarayssa14@hotmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7198-0585 

Downloads

Publicado

2022-12-20

Como Citar

FERNANDES PIMENTA DE ALMEIDA LIMA, F.; RAISA ANDRADE, L. PARA ALÉM DO DISCURSO POLÍTICO A INTERDISCURSIVIDADE EM UM ANÚNCIO PUBLICITÁRIO DE CERVEJA. Muitas Vozes, [S. l.], v. 11, 2022. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/20973. Acesso em: 21 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos