DISCURSOS DE/SOBRE UMA PERSONAGEM À DERIVA NO CONTO “AMOR”, DE CLARICE LISPECTOR

Autores

Resumo

Silenciamento, invisibilidade, inferioridade, normatização dos corpos e condutas são palavras que atravessam e constituem os discursos que traçaram a história das mulheres, que sempre foram subjetivadas por verdades engendradas historicamente. Verdades que argumentam a partir de seu corpo, sua sexualidade, sua forma de ser e de estar no mundo. Nesse contexto, encontra-se Ana, personagem protagonista mulher do conto “Amor” de Clarice Lispector, a qual, em determinado momento de sua história, passa por uma epifania, ficando à deriva, isto é, no limiar do mundo novo que se apresenta diante dela. Assim, este artigo tem o objetivo de lançar luz sobre essa mulher, convocando, de um lado, os Estudos Discursivos Foucaultianos, notadamente os conceitos de discurso, sujeito e verdade conforme propõe Michel Foucault; de outro, e complementarmente, a perspectiva da literatura fora de si, a partir das discussões de Natalia Brizuela e Florencia Garramuño, de modo a aproximarmos as reflexões em torno de um corpo transgressor que nos leva a considerarmos os limites, meios e extremos presentes desde o final dos anos 60, resultando em uma literatura denominada por Brizuela como “conceitual”. A análise aponta outros possíveis caminhos para se ler a literatura contemporânea, sobretudo a escrita empreendida por mulheres.

Biografia do Autor

Thaise Maria Armelin Elias, Unicentro - PR

Doutoranda e mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Letras - área de concentração Interfaces entre Língua e Literatura - Linha de pesquisa: Texto, Memória, Cultura - (Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO). Membra do Laboratório de Estudos Discursivos da UNICENTRO (LEDUNI). Desenvolve pesquisa com ênfase na Análise do Discurso Foucaultiana. Possui especialização em Língua portuguesa e Literatura no Contexto Educacional pela UNICESUMAR (2021), aperfeiçoamento em Arte e Educação e graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (2006). Atua como professora de Língua Portuguesa em diferentes níveis de ensino da educação básica e cursos preparatórios.

Nathalia Santos Camargo, Unicentro - PR

Graduada em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no ano de 2017, e do Programa Institucional de Iniciação Científica Voluntária, desenvolvendo duas pesquisas em Linguística, no campo da Análise do Discurso, intituladas: "Do signo linguístico ao discurso: adjetivando mulheres" e "Discurso, poder e verdades sobre o mito do amor materno". Em seu último ano de graduação, fez parte do PET-Letras Unicentro. Atualmente é mestranda em Letras, desenvolvendo pesquisa com ênfase nos Estudos Discursivos Foucaultianos, pela Unicentro, graduanda em Letras - Inglês, e faz parte do Laboratório de Estudos Discursivos da Unicentro (LEDUNI). 

Denise Gabriel Witzel, Unicentro - PR

Possui graduação em Letras Português Francês pela Universidade Estadual Paulista - UNESP-Assis (1989), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Maringá (2003) e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista - FCL/UNESP-Araraquara-SP (2011). Em 2009, realizou estudos em programa de doutorado sanduíche na Universidade Louis Lumière de Lyon II, França. Desde 1998, é professora na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO-Guarapuava/Pr). Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos do Discurso da Unicentro (LEDUNI/CNPQ); Membro do GT de Estudos Discursivos Foucaultianos da ANPOLL. Diretora da Editora UNICENTRO (EDUNI). Coordenadora Institucional do Programa Paraná Fala Francês (PFF) na UNICENTRO. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da língua portuguesa, discurso, corpo e história das mulheres.

Downloads

Publicado

2024-02-23

Como Citar

ARMELIN ELIAS, T. M.; SANTOS CAMARGO, N. .; GABRIEL WITZEL, D. . DISCURSOS DE/SOBRE UMA PERSONAGEM À DERIVA NO CONTO “AMOR”, DE CLARICE LISPECTOR. Muitas Vozes, [S. l.], v. 12, n. Publicação contínua, 2024. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/22192. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático: Crítica e literatura de fora: trânsitos e refúgios