SOBRE LITERATURA MENOR: A ESCRITA DE DIAMELA ELTIT

Autores

Resumo

Por muito tempo, o cânone literário ditava as regras dentro da literatura, espaço que era ocupado majoritariamente por homens brancos. A partir dos estudos culturais, tem sido possível abrir espaço para literaturas escritas por outra parte da população, como por exemplo as mulheres, e assim podemos hoje estudar a escrita de Diamela Eltit. A autora fala sobre minorias marginalizadas sob o ponto de vista de alguém que viveu a ditadura do Chile sendo parte de um coletivo que atuou fortemente contra o período ditatorial, tendo escrito e publicado seu primeiro romance nessa época. A partir disso, falaremos aqui sobre a escrita de Diamela Eltit e sobre como ela se insere no mundo literário como uma literatura menor, a partir de autores como Deleuze e Guattari (1975) e Lértora (1993), para que seja possível analisar como a literatura de Diamela se insere nesse conceito de literatura menor e como os marcadores de sua escrita coincidem com as características das literaturas menores. Entendemos, por fim, que os marcadores da escrita de Diamela a caracterizam como uma autora de literatura menor, e que a escrita sobre esses temas abrangidos sobre esse tipo de literatura são fundamentais para a formação do sujeito.

Biografia do Autor

Nincia Cecilia Ribas Borges Teixeira, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Possui mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina, doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, pós-doutorado em Ciência da Literatura pela UFRJ. Professora Associada da Universidade Estadual do Centro Oeste e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Coordenadora do Laboratório de Estudos Culturais, identidades e representação (LABECIR-UNICENTRO). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos de gênero, literatura brasileira, universo feminino, Estudos Culturais e autoria feminina na literatura, arte e mídia. Diretora de Cultura da UNICENTRO e Membro do Conselho Municipal de Cultura de Guarapuava-PR.

Leticia Barros Soares, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda em Letras pela Unioeste, graduada em Tecnologia em Design de Moda pela Unicesumar, possui curso em Filmmaking pela New York Film Academy - Australia (2018) e graduação em Comunicação Social - Jornalismo, pelo Centro Universitário Assis Gurgacz (2016).

Downloads

Publicado

2024-02-23

Como Citar

DE ALMEIDA, M.; RIBAS BORGES TEIXEIRA, N. C.; BARROS SOARES, L. SOBRE LITERATURA MENOR: A ESCRITA DE DIAMELA ELTIT. Muitas Vozes, [S. l.], v. 12, n. Publicação contínua, 2024. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/22203. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático: Crítica e literatura de fora: trânsitos e refúgios