ENTRETIEN AVEC LE PROFESSEUR DOCTEUR DOMINIQUE RABATÉ

Autores

Resumo

O ensaísta, crítico e professor de literatura francesa moderna e contemporânea na Université Paris VII, Dominique Rabaté, nos concedeu no ano de 2019 essa pequena entrevista que teve como temas o seu livro Désirs de disparaître. Une traversée du roman français contemporain (2015) e La Passion de l'impossible. Une histoire du récit au xxe siècle (2018); o curso que ministrava na Paris VI na ocasião; e por fim, ainda nos ofertou uma reflexão delineadora do papel do professor e do campo dos Estudos Literários nos dias de hoje.

Biografia do Autor

André Cechinel, UFSC

Professor adjunto de Teoria Literária do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Literatura pela UFSC, com estágio na New York University (NYU). Pesquisador associado ao Grupo de Pesquisa FORMA. Atua nos seguintes temas: Teoria Literária, Literatura e Ensino; Modernismo de língua inglesa. Atua também como tradutor, tendo vertido para o português autores como James Joyce, Linda Hutcheon, Judith Butler, Timothy Snyder e Eduardo Subirats. Autor de Tradição em T. S. Eliot: contornos do conceito (Edusp, 2022), O referente errante - The Waste Land e sua máquina de teses (Argos; Ediunesc, 2018) e Literatura, ensino e formação em tempos de Teoria (com T maiúsculo) (Appris, 2020). Co-autor, com Fabio A. Durão, do livro Ensinando Literatura: a sala de aula como acontecimento (Parábola, 2022); co-autor, com Rafael R. Mueller, do livro Formação espetacular! Educação em tempos de Base Nacional Comum Curricular (Edufba, 2022). Organizador do volume O lugar da teoria literária (1. ed. Edufsc, 2016; 2. ed. Edufsc, 2023). É professor do Programa de Pós-Graduação em Tradução da UFSC. Realizou pós-doutorado (2019-2020) na Universidade Paris Diderot (Paris VII), sob a supervisão do Prof. Dr. Dominique Rabaté, e na Unicamp (2020-2021), sob a orientação do Prof. Dr. Fabio A. Durão.

Downloads

Publicado

2024-02-23

Como Citar

KELI CRISTINA PACHECO; CECHINEL, A. ENTRETIEN AVEC LE PROFESSEUR DOCTEUR DOMINIQUE RABATÉ. Muitas Vozes, [S. l.], v. 12, n. Publicação contínua, 2024. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/22271. Acesso em: 28 abr. 2024.