A diversidade linguística e cultural em contextos escolares diversos. DOI: 10.5212/MuitasVozes.v.1i1.0008
Palavras-chave:
Etnografi a Escolar. Comunidades de fala. Fatores linguístico- -culturais.Resumo
A abordagem em questão se faz sob a perspectiva de estudos pautados na Etnografi a Escolar que se voltam para cenários plurilíngues/multiculturais complexos. Interessam a este estudo situações enunciativas em que se observam o bilinguismo e o bidialetalismo no cenário escolar, especifi camente em comunidades de fala de minorias em contextos de salas de aula diversos, nos quais interagem as múltiplas identidades. Este estudo também se propõe a indicar caminhos para interpretar as formas linguísticas diglóssicas e os fatores socioculturais inerentes aos cenários de sala de aula que emergem de comunidades de fala de origens étnicas e de cultura rurbana, de acordo com o suporte teórico-metodológico de Erickson (1988, 1990, 2001), Gumperz (1991) e Bortoni-Ricardo (2004), enfatizando o ensino da diversidade e da cultura, sobre a necessidade de políticas linguísticas voltadas para as práticas pedagógicas. O caráter linguístico e sociocultural no Brasil tem sido objeto de estudos sobre línguas em e de contato, quais sejam: as línguas autóctones, alóctones, de fronteiras e de surdos, considerando-se a diversidade linguística e cultural. Nesse contexto, tomam espaços ainda de forma tímida políticas linguísticas e educacionais que considerem tais identidades.Downloads
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