Literatura na escola: priorizando a velhice... DOI: 10.5212/MuitasVozes.v.2i2.0001

Autores

  • Flávia Brocchetto Ramos Universidade de Caxias do Sul
  • Letícia da Rocha Universidade de Caxias do Sul

Resumo

A produção de livros infantis ganha cada vez mais espaço no mercado editorial, explicitando desafios e possibilidades de construção da infância na contemporaneidade. Desse modo, temas antes silenciados pelo gênero, como a velhice, por exemplo, passam a ser inseridos nas obras literárias destinadas à infância. Este artigo investiga como a velhice e a infância dialogam a partir do modo como personagens idosos e infantis se relacionam. Para tanto, De carta em carta, de Ana Maria Machado (2009), e Guilherme Augusto Araújo Fernandes, de Men Fox (1995), pertencentes ao acervo dos anos iniciais do Ensino Fundamental do PNBE 2010, são analisados a partir do modo como representam a velhice. A investigação pauta-se em princípios de descrição e análise do enredo das obras, construído por meio da linguagem verbal e visual, tendo por pressupostos D’Onófrio (2004) e Dondis (2007), que pesquisam, respectivamente, a narrativa e a visualidade. Assim, foi possível perceber que o tema escolhido, nos títulos analisados, retrata problemas sociais vividos pelo idoso na contemporaneidade, tais como o abandono em asilos e as dificuldades burocráticas enfrentadas para usufruir de direitos. Mesmo trazendo visões distintas do idoso, as narrativas sensibilizam para o cuidado com os mais velhos e alertam para a importância da convivência com a criança.

Palavras-chave: Verbo-visual. PNBE 2010. Velhice. Leitura escolarizada.

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Como Citar

RAMOS, F. B.; ROCHA, L. da. Literatura na escola: priorizando a velhice... DOI: 10.5212/MuitasVozes.v.2i2.0001. Muitas Vozes, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 171–183, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/6393. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Ler e Ler Literatura: enfrentamentos