O lugar da leitura literária no século XXI. DOI: 10.5212/MuitasVozes.v.2i2.0003

Autores

  • Cleideni Alves do Nascimento

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar e discutir o atual contexto de ensino de literatura no ensino básico brasileiro, e também avaliar o modelo de formação docente nos cursos de Letras. Diferentemente, de outras formas de narrativas, o texto literário tem o potencial de despertar o senso crítico, nos tornando mais atentos às armadilhas da linguagem presentes nos diversos discursos sociais. Partindo de uma concepção que compreende o papel humanizador da literatura, este trabalho se baseia nas concepções de autores como: Calvino, Candido, Compagnon, Petit e Todorov. Observa-se que o ensino de literatura na educação básica, assim como, a formação dos professores não contempla uma abordagem humanista através da leitura literária. Ao contrário, o trabalho realizado é predominantemente de cunho técnico, o que torna o texto  literário pouco significativo para o aluno. Faz-se necessário  oferecer mais tempo, espaço e uma formação docente que prepare o futuro professor para realizar um trabalho que realmente consiga explorar ao máximo o potencial dos textos  literários, e assim formar novos leitores. Mesmo com todas as mudanças que aconteceram nos últimos tempos, a leitura literária ainda é o meio mais eficaz para nos fazer enxergar o mundo sob novas perspectivas.
Palavras-chave: Leitura literária. Ensino. Formação de professores.

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Publicado

2014-03-26

Como Citar

NASCIMENTO, C. A. do. O lugar da leitura literária no século XXI. DOI: 10.5212/MuitasVozes.v.2i2.0003. Muitas Vozes, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 199–210, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/6395. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Ler e Ler Literatura: enfrentamentos