Percepções acerca de identidades sociais de raça de professores de língua inglesa após uma oficina de formação continuada

Autores

  • Susana Aparecida Ferreira Unioeste cascavel

Palavras-chave:

Identidades sociais de raça. Reflexões após uma oficina de formação continuada. Prática pedagógica.

Resumo

Este trabalho intenta trazer resultados parciais de uma tese de doutorado que se encontra em andamento. A geração de dados foi realizada com a colaboração de duas professoras de Língua Inglesa que trabalham em uma escola pública na Região Sul do Brasil. O objetivo deste trabalho é refletir acerca de percepções dessas professoras a respeito de identidades sociais de raça após o período de realização de uma oficina de formação continuada. O referencial teórico contempla (i) identidades sociais de raça (SILVA, 2003; GOMES, 2005; SANTOS, 2005; FERREIRA, 2012d), (ii) material didático (SILVA, 2008; TARINI, 2009; CAMARGO, FERREIRA, 2014), (iii) documentos oficiais (Lei Federal nº 10639/2003 ─ que institui a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas ─ mais a Resolução MEC-CNE nº 1, de 17 de junho de 2004 ─ que determina as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana) e (iv) fundamentação linguística com a “Análise Crítica do Discurso” (VAN DIJK, 2012). Após a realização da referida oficina de formação continuada, a partir das percepções das professoras, foi possível perceber que oficinas de formação continuada podem contribuir para as reflexões sobre identidades sociais de raça em aula de LI, dinamizando a prática docente.

Biografia do Autor

Susana Aparecida Ferreira, Unioeste cascavel

Mestranda em Letras unioeste Cascavel

Downloads

Publicado

2016-03-17

Como Citar

FERREIRA, S. A. Percepções acerca de identidades sociais de raça de professores de língua inglesa após uma oficina de formação continuada. Muitas Vozes, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 63–78, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/8560. Acesso em: 20 ago. 2022.

Edição

Seção

Identidades Sociais de Raça em Estudos da Linguagem