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in Olhar de Professor
EDITORIAL
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EDITORIAL
A organização desse número temático da Revista OLHAR DE PROFESSOR, que se intitula Políticas Públicas, Formação de Professores e o Processo de Ensino e Aprendizagem, reuniu esforços de pesquisadores do PPGECEM (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática), para agrupar trabalhos e algumas temáticas que são desenvolvidas no referido programa. Portanto, acreditando que esses temas são de extrema importância para a Educação, na presente chamada tivemos como objetivo apresentar e discutir diferentes aspectos de políticas públicas, contextos que permeiam a formação de professores, bem como, temas e atividades que envolvem o processo de ensino e aprendizagem, e que podem contribuir para a construção de conhecimentos e para a transformação dos sujeitos envolvidos no contexto educacional. Portanto, convidamos a todos(as) para leitura dessa nova edição que está organizada da seguinte forma:
Com o objetivo de refletir sobre uma formação profissional voltada para o contexto escolar, numa perspectiva de trabalho colaborativo, no artigo “O projeto bolsa alfabetização na formação inicial do professor: o que dizem as pesquisas correlatas” as autoras Marli Amélia Lucas Pereira e Marli André apresentam resultados de uma pesquisa denominada “A Articulação entre Universidade e Escola: os saberes necessários para participação no Projeto Bolsa Alfabetização”, onde apresentam o Projeto Bolsa Alfabetização, que foi implantado no Estado de São Paulo no ano de 2007, buscando desvelar o que dizem as pesquisas sobre sua contribuição para a formação inicial do professor.
Como uma grande política pública brasileira na formação de professores o artigo “O PIBID como programa de inserção profissional na docência: dados dos egressos do programa” é apresentado por Marília Bonelli Lima e Márcia de Souza Hobold. As autoras têm por objetivo apresentar as implicações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) nos primeiros anos da docência. Participaram da pesquisa, egressos de cinco licenciaturas de uma universidade do Sul do país. Como resultados as autoras destacam a relevância do PIBID na formação e inserção dos licenciandos egressos, bem como para interação entre os processos de aprendizagem da graduação em relação a inserção e a prática docente, construídas a partir das relações no ambiente escolar, que auxiliam no processo da construção das características do fazer docente.
Com foco na formação para a docência e por meio de uma pesquisa interinstitucional realizada com uma universidade brasileira, uma moçambicana e uma portuguesa, as autoras Marielda Ferreira Pryjma, Jamile Cristina Ajub Bridi e Silvana Stremel, apresentam o texto “A formação nos cursos de licenciatura: subsídios para a articulação entre o perfil do aluno egresso e as propostas curriculares”. Com o objetivo de compreender os propósitos formativos que estão contidos nos projetos dos cursos que se dispõem a formar o professor que irá atuar na educação básica, as autoras realizaram uma pesquisa teórica e análise documental em projetos pedagógicos, onde buscaram evidenciar e o perfil do aluno egresso. Como resultados, as autoras apontam que os perfis identificados, pouco priorizam a formação do professor e escondem algumas lacunas na licenciatura em cursos fortalecidos pelos conhecimentos das áreas específicas. As autoras apontam ainda que as análises apresentadas, poderão auxiliar as equipes de professores a elaborarem e/ou reestruturarem suas propostas nas instituições de educação superior.
No artigo “Formação inicial e continuada de professores indígenas: teses e dissertações 2010-2017”, os autores Arlindo Lins de Melo Junior e Ivan Fortunato, têm como foco a “formação de professores indígenas” e apresentam como objetivo analisar a formação inicial e continuada do professor indígena brasileiro nas produções acadêmicas (teses e dissertações). A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão sistemática e os autores apresentam como resultados que houve um significativo aumento na formação inicial e continuada do professor indígena, bem como na valorização da cultura e biliguismo.
Raquel Maria Bortone Fermi e Marli Eliza Dalmazo Afonso de André no artigo “O contexto formativo no centro de Educação Infantil: a coordenação pedagógica e as professoras de bebês e crianças muito pequenas”, buscam analisar o trabalho formativo de uma coordenadora pedagógica, realizado com professoras da pequena infância em um Centro de Educação Infantil (CEI)/creche da Rede Municipal de São Paulo. A coleta de dados foi realizada durante a realização de um mestrado e apontam como resultados que a atuação distintiva dessa profissional na formação continuada das professoras, merece ser reconhecida de fato como uma prática exitosa no que completa as especificidades do atendimento a crianças dessa faixa etária.
No artigo “Um estudo sobre Teorias de Aprendizagem nas áreas de Educação Matemática e Educação/Ensino”, os autores Angela Meneghello Passos, Marinez Meneghello Passos e Sergio de Mello Arruda, têm como objetivo caracterizar referências e autores que ancoram a aprendizagem da matemática, bem como da aprendizagem na área de Educação/Ensino atualmente no Brasil. Os dados foram coletados a partir de artigos publicados em seis revistas nacionais no triênio 2013-2015. Como procedimentos analíticos os autores utilizaram a Análise de Conteúdo, a partir do qual foi possível evidenciar que: “um pouco mais de um quarto dos artigos, publicados nas revistas selecionadas, enfatizaram a aprendizagem, ratificando a importância do tema na área educacional”, e que, “atualmente, no Brasil, não existem, de forma geral, referências e nem autores que se destacam como representativos para a criação de um aporte teórico sobre aprendizagem na área de Educação Matemática e na área de Educação/Ensino”. Os autores acreditam que essa divergência de referências e autores no campo da aprendizagem ocorre pelos diversos contextos em que as pesquisas são realizadas, e com base em seus diferentes aportes teóricos para estudar a aprendizagem.
No artigo “Diagnóstico de Processos Pedagógicos realizados no Laboratório de Física referente o Eletricidade no contexto da Universidade” os autores Richar Nicolás Durán, Jesús Ramón Briceño, Iris Naile Materan e Frank Daboín têm como objetivo diagnosticar os processos pedagógicos realizados pelos professores no planejamento do tema Eletricidade na disciplina Laboratório de Física. Os autores buscaram ainda evidenciar como os conceitos são estudados em conjunto com várias teorias baseadas em eletricidade e como elas são implementadas na educação universitária. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, realizadas com cinco professores da área de Física de uma Instituição Universitária do estado de Trujillo na Venezuela. A investigação trata-se de um estudo de campo e pesquisa documental, a partir do qual foi possível verificar a abordagem utilizada pelos professores durante as aulas do Laboratório de Física, sob diversas perspectivas, dentre elas, alguns parâmetros predeterminados, e sem levar em conta a evolução em termos de ferramentas didáticas e tecnológicas.
Em seguida apresentamos o artigo “O desenvolvimento de aspectos específicos da aprendizagem em geometria segundo Raymond Duval: uma articulação com o ambiente dinâmico GeoGebra”, dos autores Celia Finck Brandt, Méricles Thadeu Moretti e Franciele Isabelita Lopes Novak. Buscando articular atividades realizadas com o GeoGebra aos processos cognitivos específicos para o desenvolvimento do pensamento geométrico apresentados por Raymond Duval, no presente artigo os autores investigam se a mobilização das apreensões e da desconstrução dimensional estavam presentes em atividades desenvolvidas nesse ambiente dinâmico. Para isso, realizaram com trinta alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do estado do Paraná, duas atividades de uma sequência didática envolvendo a Geometria. Como resultados os autores destacam as potencialidades para a apreensão operatória em que as modificações ótica e posicional são mobilizadas de maneira simultânea.
Na sequência os autores Cassiana Barreto Machado, Francilayne Oliveira, Isabelly Carvalho, Torquato Pinheiro e Bruno Fernandes, apresentam o artigo “Um panorama do Ensino de Ciências do município de Cambuci/RJ: o que tem sido feito e a necessidade de mudanças”. Com o objetivo de identificar como Ensino de Ciências tem sido praticado atualmente nas escolas e quais suas necessidades, os autores realizaram um levantamento sobre este no município de Cambuci/RJ. Participaram da pesquisa 33 professores (Ciências, Física, Química e Biologia) pertencentes ao primeiro segmento do Ensino Fundamental e Ensino Médio de 8 escolas públicas desse município. Como resultados os autores evidenciaram que poucos professores possuem formação na área de ciências naturais, e que embora as escolas possuem poucos espaços destinados ao Ensino de Ciências, os professores buscam formas alternativas para o seu ensino, como feira de ciências. Evidenciam ainda que as práticas dos professores possuem como base modelos didáticos predominantes: tradicional, tecnológico e em alguns casos espontaneista. Os autores apontam ainda a necessidade de vincular o ensino de ciências às questões que relacionem ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, propiciando a formação crítica dos estudantes.
O artigo seguinte “Produção de vídeo estudantil e aprendizagens Matemáticas: um estudo segundo os pressupostos da Teoria das Inteligências Múltiplas” é assinado por Cosmerina Angélica Soares Cruz de Santana e Claudinei de Camargo Sant’Ana. Neste artigo os autores apresentam resultados de uma investigação no âmbito do Programa de Extensão “Ações Colaborativas e Cooperativas em Educação”, ACCE, do Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM) e que envolve estudantes do 2º ano do Ensino Médio noturno, ao interagirem com a Produção de Vídeo Estudantil (PVE), em uma escola pública de Vitória da Conquista/BA. O desenvolvimento da atividade propiciou o envolvimento dos estudantes na criação colaborativa de vídeos com conteúdo Matemáticos. Para a análise os autores consideraram os processos de construção, os roteiros, as narrativas e questionários respondidos e os vídeos produzidos pelos estudantes, a partir do qual foi possível identificar potencialmente, algumas associações envolvendo as seguintes inteligências: a linguística, a lógico-matemática, a espacial, a corporal cinestésica, a intrapessoal, a interpessoal e a musical.
No artigo “Ensino Tradicional ou por Investigação: Percepção de professores acerca de sua prática”, a autora Valéria de Souza Marcelino apresenta resultados de uma pesquisa que teve por objetivo analisar e discutir três aspectos identificados durante a realização de um minicurso denominado de “Sequências de Ensino Investigativas”, realizado com seis etapas, com 49 professores em formação inicial ou continuada. Como resultados a autora destaca que os dados coletados por meio de um questionário preliminar demonstraram as diferenças existentes entre os participantes dos dois minicursos quanto aos conhecimentos prévios que os mesmos traziam acerca do assunto que foi trabalhado ao longo da sua aplicação. Já nos dados coletados por meio de um questionário final cerca de 98% dos participantes afirmaram que tinham interesse de utilizar as SEIs em suas aulas. A autora constatou ainda que que as quatro horas utilizadas no minicurso foram suficientes para iniciar uma discussão sobre o modelo de ensino tradicional e apresentar a SEI dentro dos parâmetros do modelo de ensino desejável, trazendo desta forma uma contribuição positiva na formação inicial e continuada dos professores participantes.
O artigo “Charlot e Durkheim: apontamentos sobre a relação com o saber”, que fecha essa edição é assinado pelas autoras Ana Lúcia Pereira e Francine Baranoski Pereira, que apresentam algumas reflexões sobre a relação do homem com o saber nas perspectivas de Émile Durkheim e Bernard Charlot. O objetivo das autoras é refletir e discutir a respeito das teorias epistemológicas destes autores sobre a construção do saber e sua relação nos diversos contextos: educacional, familiar e social. Como resultados as autoras apontam que as teorias aqui apresentadas, configuram-se, como obras inspiradoras, de leituras muito relevantes para o pensar contemporâneo da educação, bem como para o processo de ensino e aprendizagem.
Desejamos a todos(as) uma boa leitura!
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Author
Ana Lúcia Pereira
Bolsista Produtividade da Fundação Araucária, Brasil