https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/issue/feed Olhar de Professor 2025-05-21T21:12:03+00:00 Revista Olhar de Professor olhardeprofessor@uepg.br Open Journal Systems <p>A Revista Olhar de Professor (ISSN eletrônico 1984-0187/ ISSN 1518-5648) é um periódico acadêmico, de fluxo contínuo proposto pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (Paraná, Brasil). Desde 1998, vem divulgando pesquisas e estudos relacionados à educação e à formação de professores. Publica artigos científicos e, conforme o fluxo existente, reflexões sobre experiências pedagógicas significativas, resenhas, entrevistas e textos de palestras proferidas que tragam a produção de pesquisadores ligados à pesquisa e a docência na grande área da educação. É dirigida a professores e pesquisadores, assim como a estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de Educação e das Ciências Humanas.</p> <div style="text-align: justify;">&nbsp;</div> https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/23560 Um olhar sobre a perspectiva das teorias de van Hiele e Registros de Representação Semiótica em tópicos de Geometria plana e espacial em livros didáticos para os anos finais do ensino fundamental 2025-03-31T13:35:44+00:00 Renata Camargo dos Passos Barros renatapassosbarros@gmail.com Rui Marcos de Oliveira Barros rmobarros@uem.br Leticia Toniete Izeppe Bisconcim xleticiax@gmail.com <p>Esta pesquisa tem por objetivo analisar como são apresentadas as relações entre figuras geométricas planas e espaciais na coleção “A Conquista da Matemática” (FTD). De natureza qualitativa com delineamento documental, a organização dos dados foi norteada por uma adaptação da Análise de Conteúdo de Bardin. As análises foram orientadas pela Teoria de van Hiele e pela Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval, o que traz originalidade à pesquisa realizada. Os resultados revelaram que as atividades propostas que envolviam conceitos geométricos planos e espaciais são apresentadas de maneira sucinta nos volumes seis e nove da coleção, fator que implica, segundo os níveis do modelo de van Hiele, na interrupção no desenvolvimento do pensamento geométrico do aluno. Este estudo também identificou que os tratamentos discursivos e figurais nem sempre são apresentados de modo simultâneo e de forma interativa, o que pode interferir na compreensão e, portanto, na aprendizagem do aluno.</p> 2025-05-20T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Renata Camargo dos Passos Barros, Dr. Rui Marcos de Oliveira Barros, Dr.ª Leticia Toniete Izeppe Bisconcim https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/23863 Caminhos pedagógicos (re)desenhados pelos professores de Química durante o ensino remoto: foi possível a utilização de atividades experimentais? 2025-05-21T21:12:03+00:00 Maria Betania Hermenegildo dos Santos mbetaniahs@gmail.com Jaqueline Souza Batista jaccksouza@gmail.com Quézia Raquel Ribeiro da Silva queziarrs@gmail.com <p>Esta pesquisa buscou compreender os caminhos pedagógicos redesenhados por professores de Química em uma escola paraibana durante o ensino remoto, com foco na experimentação. Foram entrevistados três professores de Química de uma escola pública em Areia (PB). Os dados foram coletados por meio de questionários e analisados conforme os pressupostos da Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que as principais dificuldades foram a falta de acesso à internet pelos alunos e a ausência de ferramentas eletrônicas para os professores. Seguindo as orientações do Governo do Estado da Paraíba, as aulas ocorreram por meio de plataformas virtuais, com a distribuição de materiais impressos aos alunos sem acesso à internet. Os professores reconhecem a importância das atividades experimentais para a aprendizagem em Química, contudo apenas um realizou experimentos durante o ensino remoto. Conclui-se que os caminhos pedagógicos redesenhados pelos professores de Química promoveram aproximações e distanciamentos em relação à tendência pedagógica de experimentação.</p> 2025-05-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Dr.ª Maria Betania Hermenegildo dos Santos, Jaqueline Souza Batista; Quézia Raquel Ribeiro da Silva https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/23567 Diálogos possíveis entre a Pedagogia da Autonomia e interdisciplinaridade: reflexões sobre a formação inicial de pedagogos 2025-03-24T19:23:16+00:00 Genilda Maria da Silva genilda.msilva@upe.br Gabriel dos Santos Gomes gabrielstsgomes@gmail.com Odair França de Carvalho odair.carvalho@upe.br <p>A Pedagogia da autonomia é uma obra que discute a essência do educador progressista e, ao nosso ver, de forma interdisciplinar, pois nela, é refletido sobre saberes docentes indispensáveis à formação do pedagogo, que revelam a composição de atitudes guiadas pelo espírito emancipatório para a construção da autonomia e do conhecimento crítico-reflexivo, ações que se assemelham ao exercício da interdisciplinaridade. Assim, objetivamos refletir, sobre as reflexões freirianas contidas na Pedagogia da autonomia, sobre as relações existentes entre os saberes docentes e a interdisciplinaridade, para entendermos as implicações dessas relações no processo de formação inicial do pedagogo, por meio de um estudo qualitativo de cunho bibliográfico e documental. Desse modo, evidenciamos, que o pensamento freiriano é reverberado por múltiplas ações interdisciplinares como: a contextualização, a humildade, a reflexão, o amor, a identidade, a ponte, a atitude, a mudança dentre outras, as quais contribuem para a realização de um quefazer didático-pedagógico-metodológico equitativo-justo-emancipador-transformador-autônomo.</p> 2025-05-20T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Genilda Maria da Silva, Gabriel dos Santos Gomes, Dr. Odair França de Carvalho https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/24057 Pensar a educação como direito constitucional no Brasil à luz da conscientização proposta por Paulo Freire: um contraponto à visão neoliberal de educação 2025-05-21T21:11:35+00:00 Ana Cássia Gabriel anacgabriel.ag@gmail.com Fábio Antônio Gabriel fabioantoniogabriel@gmail.com Elisângela Moreira elisangela.moreira@uenp.edu.br <p>Neste artigo, discute-se o direito à educação, de acordo com a Constituição Brasileira de 1988, como garantia à efetivação da ordem democrática. Para tanto, parte-se de visões de Paulo Freire com relação à educação, a saber: educação como ato emancipador, como ato político, como conscientização. Em seguida, debate-se o desafio de superar uma educação bancária no contexto reinante do neoliberalismo que reduz a educação à condição de mercadoria. Busca-se estabelecer um paralelo entre a obra <em>Conscientização, </em>de Paulo Freire, e <em>A escola não é uma empresa, </em>de Christian Laval, relacionando o desafio de efetivar a formação para o mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, a formação para a cidadania. Diante disso, faz-se necessário conhecer os direitos previstos na Constituição Federal, inclusive aqueles relacionados à educação e a repensar uma educação humanizadora, emancipadora e que supere a lógica da opressão e da mercantilização da educação.</p> 2025-05-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Ana Cássia Gabriel, Dr. Fábio Antônio Gabriel, Elisângela Moreira https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/23712 Singularidades no ofício de ensinar: Experiências de uma professora 2024-11-12T23:54:17+00:00 Letícia Pacheco de Mello Trotte leticia.pacheco.mello@gmail.com Vania Finholdt Angelo Leite vfaleite@uol.com.br <p>Neste texto, buscamos compreender o ofício da docência sob a narrativa de Valesca, uma professora dos anos iniciais, que narra sobre si, sua vida, profissão e experiências significativas. Optamos pela pesquisa (auto)biográfica narrativa, porque nos possibilita penetrar nas dimensões cognitivas, afetivas e de ação, que o sujeito/narrador seleciona, organiza de sua história de vida e da profissão para compartilhar com outras professoras. Dialogamos com os autores do campo da pesquisa (auto)biográfica narrativa, principalmente, Bolívar (1995, 1999, 2002, 2012, 2016); Ricoeur (1995); Bruner (1988). Percebemos várias políticas educativas que cerceiam a prática pedagógica das professoras no Brasil, mas que Valesca não acata totalmente em sua docência. Ela procura atender as especificidades de seus alunos, fazendo ajustes na sua atuação docente, de acordo com as condições materiais, do contexto da sua escola, da sua experiência pessoal e profissional. Tais escolhas podem reverberar positivamente para uma autonomia pedagógica, inovação na prática docente, envolvimento colaborativo e resistência a pressões ideológicas. De modo contrário, pode ocorrer um desalinhamento curricular, desigualdade educacional, falta de acompanhamento e avaliação como isolamento e fragmentação dos conhecimentos. Esse posicionamento de ensinar docência fora das diretrizes oficiais, apesar de criar espaço para práticas mais inclusivas e contextuais, também pode gerar um desequilíbrio no acesso à Educação de qualidade e dificultar a construção de uma base sólida para os alunos em um sistema nacional coeso.</p> 2025-03-20T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Letícia Pacheco de Mello Trotte, Dr.ª Vania Finholdt Angelo Leite https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/24294 El juego de lo invisible: arte, educación y conciencia social 2025-02-20T18:50:50+00:00 Andrés Torres Carceller andrestorres@ub.edu Júlia Castell-Villanueva julia.castell@ub.edu <p>El proyecto <em>Creative Art Interchange</em> busca fomentar el desarrollo de propuestas creativas en centros educativos de primaria y secundaria, promoviendo la Educación Artística no solo como un medio plástico, estético y expresivo, sino como un punto de encuentro cultural estimulante para alumnado y docentes. Con una vocación internacional, incluye centros de diversas realidades globales, fomentando un diálogo intercultural que enriquece la comprensión artística y social. Mediante el intercambio y conocimiento de diferentes contextos, culturas y realidades, se estimula un intercambio activo que permite al alumnado ampliar su visión del mundo. Este enfoque considera el arte como un mediador cultural que facilita un diálogo más profundo y significativo. Cada curso se propone un concepto que sirve de detonante, para que cada equipo, normalmente integrado por dos centros educativos, desarrolle un proyecto de manera colaborativa, compartiendo progresos y experiencias. El proyecto culmina con una exposición que actúa como un espacio para el intercambio y reflexión global que acerca la mirada de lo micro a la macro.</p> 2025-05-20T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Dr. Andrés Torres-Carceller, Dr.ª Júlia Castell-Villanueva https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/24311 Teatro para/com Bebês e corporeidade em jogos performáticos na peça Linhas 2025-03-03T11:28:53+00:00 Patrícia Dias Prado patprado@usp.br Elenira Peixoto Silva elenirapeixoto@usp.br <p>Este artigo apresenta análises de pesquisa de mestrado em Educação sobre as relações intercorpóreas entre bebês, crianças pequenas, artistas e materialidades cênicas, focando nas experiências da Cia Zin, de São Paulo, na peça <em>Linhas</em>. De inspiração fenomenológica, a partir dos Estudos da infância na interface com o Teatro, a investigação questiona como o mesmo pode ser feito para e com bebês, reconhecendo-os/as como cocriadores/as que desafiam as concepções tradicionais de Teatro, observando suas formas de linguagens e corporeidades em jogos performáticos, criando distintas experiências públicas e compartilhadas que transformam o significado do papel de espectador e promovem compreensões ampliadas de Arte, Educação e infância.</p> 2025-05-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Dr.ª Patrícia Dias Prado, Elenira Peixoto https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/24359 A mediação de leitura do livro-imagem e suas interseções com criações artísticas e brincantes das crianças 2025-02-24T09:32:53+00:00 Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi lucialombardi@ufscar.br Monisa Maciel Pasqualini da Silva projeto.leitura@gmail.com <p>O artigo explora a mediação de leitura e o brincar como meios de promover experiências significativas entre crianças e livros contemporâneos voltados à infância. Inserido em uma pesquisa de mestrado em andamento, o estudo combina o Estado do Conhecimento com o método de estudo de caso para investigar como a mediação de leitura do livro-imagem pode criar condições para vivências brincantes. A pesquisa explora diversos elementos, incluindo a leitura, suas mediações e mediadores(as), as crianças como receptoras ativas, as interações entre professora e crianças, as relações crianças-livro-autor-ilustrador, as interações entre as próprias crianças e o brincar. Os resultados indicam que a mediação realizada por professores(as) da Educação Infantil com o livro-imagem é uma ação fecunda para mobilizar a imaginação, a expressão, o brincar e o estabelecimento de interações entre as crianças, além de contribuir positivamente para sua formação leitora.</p> 2025-05-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Dr.ª Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi, Prof.ª Monisa Maciel Pasqualini da Silva https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/24319 El proyecto Artefactos Pedagógicos. El juguete como dispositivo pedagógico y artístico a partir de las vanguardias 2025-02-24T09:32:08+00:00 Sofía Marín-Cepeda sofiavictoria.marin@uva.es Pablo Coca Jiménez pablo.coca@uva.es <p>El proyecto UVaMusEA, integrado por un equipo de 22 docentes de diversas disciplinas y universidades, profesionales de museos y estudiantes, desarrolla su actividad a través de proyectos específicos con los que buscamos afrontar el reto de conectar a las futuras maestras y maestros con los museos, participando en una comunidad de aprendizaje que actúa dentro y fuera de las aulas universitarias. Artefactos Pedagógicos es uno de esos proyectos, inspirado en los juguetes de las vanguardias artísticas. Se desarrolló con un grupo de estudiantes del Grado de Educación Primaria de la Facultad de Educación y Trabajo Social de la Universidad de Valladolid. Diseñaron artefactos a medio camino entre la pieza artística y el recurso pedagógico, como mediación en los procesos de enseñanza y aprendizaje.</p> 2025-05-20T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Dr.ª Sofía Marín-Cepeda, Dr. Pablo Coca Jiménez https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/24362 Arte Contemporânea e Instalações de Jogo: uma revisão teórica 2025-02-11T00:41:06+00:00 Nathalia Scheuermann dos Santos natyscheuer@gmail.com Rodrigo Saballa de Carvalho rsaballa@terra.com.br <p>O artigo é decorrente de pesquisa que, a partir dos Estudos Sociais da Infância em articulação com contribuições do campo da arte contemporânea, tem como objetivo analisar possibilidades envolvendo a arte contemporânea e a Educação Infantil, consoante o trabalho de Ruiz de Velasco Gálvez e Abad Molina (2011; 2019). Trata-se de um estudo bibliográfico cujo foco de análise é o conceito de instalação de jogo e seus desdobramentos. A partir da análise do conteúdo de Bardin (2016), o artigo constitui-se por três unidades de análise: 1 - Instalações segundo a perspectiva de trabalho de Mariana Mucci, María de los Ángeles Arce e Paulina Lapolla; 2 - Instalações a partir do trabalho na formação inicial de professores; e 3 - Reverberações das instalações de jogo na pesquisa acadêmica com crianças. Assim, inferiu-se como diferentes possibilidades de trabalho com instalações podem oportunizar contextos de jogo e exploração, de produção de brincadeiras e performances pelas crianças.</p> 2025-03-20T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Nathalia Scheuermann dos Santos, Dr. Rodrigo Saballa de Carvalho https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/24299 Recorrido de la propuesta originaria de las Instalaciones de Juego: espacios de creación simbólica desde y con las infancias 2025-03-03T11:25:26+00:00 Javier Abad Molina jaabad01@ucm.es Ángeles Ruiz de Velasco Gálvez ange@lasallecampus.es <p>A través del entramado de un relato textual y visual, el presente estudio se fundamenta en aportaciones de autores como Aucouturier (2004), Winnicott (2006) y Tomasello (2007) para describir el origen y desarrollo, hasta la actualidad, de la propuesta originaria de las Instalaciones de Juego en el contexto de la escuela infantil 0-6 años. Estos “lugares de símbolo” (Ruiz de Velasco y Abad, 2019) o espacios intersubjetivos como metáfora de la vida de relación, se configuran para favorecer la expresión del imaginario y la creación simbólica de las infancias acompañadas de sus adultos referentes. Las Instalaciones de Juego proponen unos objetos específicos ofrecidos mediante triadas en un “espacio total”, inspirado en la estética del arte contemporáneo, configurado para ser transformado como ámbito privilegiado que acoge las manifestaciones de la cultura infantil y la interpretación con sentido de los procesos compartidos del desarrollo socioemocional, cognitivo y afectivo.</p> 2025-04-17T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Dr. Javier Abad Molina, Dr.ª Ángeles Ruiz de Velasco Gálvez https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/24366 El patrimonio inmaterial se abre al presente. Testimonio vivo que construye tradición y futuro en un estudio de caso 2025-03-04T13:57:03+00:00 Esther Carmona esther.carmona@uva.es Laura De Miguel Álvarez laura.demiguel@ucm.es <p>Todos los niños y niñas necesitan relacionarse mutuamente, crear un grupo de iguales en el que compartir conocimiento y explorar lo desconocido. Esta contribución se enmarca en un pueblo de la llamada España vaciada, Villafrades de Campos. Pequeño pueblo castellano leones que guarda con mimo su tradición trasladándola todos los veranos a los niños y niñas que le visitan. Desde “La escuelita” de la Asociación cultural El Cordón, los pequeños aprenden a bailar con palos y a cantar los versos de antes. El juego de los que son ahora abuelos y abuelas, que con el paso del tiempo se ha convertido en folclore, en tradición. El resultado configura una narrativa con el testimonio de diferentes personas del lugar entrelazado con el uso de la imagen para mostrar parte de ese patrimonio inmaterial y como se realiza su transmisión entre generaciones.</p> 2025-04-17T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Esther Carmona, Dr.ª Laura De Miguel Álvarez https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/24330 Qué puede aportar una artista contemporánea a un aula de Educación Infantil. El color de Jessica Stockholder 2025-02-12T12:02:54+00:00 María Á. Alonso-Garrido maagarrido@ucm.es Miguel Domínguez Rigo migdomin@ucm.es <p>Este artículo presenta una reflexión personal acerca del posible diálogo entre las propuestas de arte contemporáneo y la infancia. A modo de ilustración se describe una práctica artística realizada con niños de Educación Infantil basada en la artista Jessica Stockholder. La metodología adoptada es cualitativa y abarca la observación directa en el aula, el análisis de las obras creadas por los niños y los registros orales a través de las grabaciones de audio.</p> 2025-03-20T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Dr.ª María Ángeles Alonso Garrido, Dr. Miguel Domínguez Rigo https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/24332 Invenção, política e afetos: um ensaio sobre a obra de Gui Teixeira e suas relações com o brincar e o jogar 2024-12-19T11:20:37+00:00 Fernanda Carvalho de Albuquerque fer.albuquerque@gmail.com <p>São muitos os trabalhos de Gui Teixeira que se apresentam como jogos ou brincadeiras – e que são particularmente envolventes para crianças. Como se fossem feitos para elas. Ou para a infância que resiste em cada um. Trata-se de propostas que tomam a forma de objetos interativos, instalações, intervenções, exposições enquanto processo e também oficinas. Obras como Social Board (2010), um skate circular coletivo, Parede Suprematista (2011), um paredão de escalada que é também uma instalação pictórica, ou as chamadas Splashcletas (2016), com as quais se pinta enquanto se pedala, são alguns exemplos. Em todos eles, o corpo é chamado à ação, a envolver-se afetiva, divertida e atentamente. Trata-se de convites a imaginar e a vivenciar, muitas vezes de forma colaborativa, possibilidades de se colocar no mundo em que a invenção, a política e os afetos são experimentados por meio de desafios, riscos, escolhas, construções e proposições.</p> 2025-04-17T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Dr.ª Fernanda Carvalho de Albuquerque https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/24343 O jogo de pintar de Arno Stern no Ateliê Pintante do Instituto da Primeira Infância (IPREDE/CE) 2025-02-11T00:36:17+00:00 Luciane Goldberg lucianegoldberg@ufc.br <p align="justify">Este artigo apresenta os princípios teóricos e práticos do “Jogo de Pintar” de Arno Stern (Stern, [19--], 1974, 1978, 2011, 2016) e as reverberações dessa prática no Projeto de Extensão “Ateliê Pintante”, parceria entre a Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Instituto da Primeira Infância (IPREDE/CE), com crianças em extrema vulnerabilidade social, por meio de pesquisa empírica. O “Jogo de Pintar” acontece em um ateliê diferenciado, o “Closlieu” (do francês “lugar abrigado”), e proporciona a livre expressão e o desenvolvimento da imaginação das crianças, as quais “jogam” com gestos, formas e cores em suas criações espontâneas. Concluiu-se que o “Jogo de Pintar” contribui significativamente para a criação de um espaço de autoconfiança, autonomia e liberdade, essenciais para o processo criativo das crianças, que encontram nesse jogo a oportunidade e as condições adequadas para sua autoexpressão e constituição de si por meio da pintura.</p> 2025-03-20T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Dr.ª Luciane Goldberg https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/24296 O presente é a gentileza: a imaginação na leitura e produção de imagens na Educação Infantil 2025-02-12T11:57:30+00:00 Rayffi Gumercindo Pereira de Souza rayffi.ufcg@gmail.com Gabrielle de Lima Sousa gabrielle.lima87@gmail.com Gilvânia Maurício Dias de Pontes gilpontes56@gmail.com <p>Este artigo examina um relato de experiência sobre as vivências de crianças de 4 e 5 anos com as linguagens das artes visuais em uma instituição de Educação Infantil, mediadas por um professor e uma professora. O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise do modo como a apreciação de obras de Arte Contemporânea e a produção de imagens por crianças se inter-relacionam, considerando a mediação docente e o protagonismo infantil. A metodologia se estrutura em torno de um relato de experiência, fundamentado na observação de demandas relacionais de crianças, na apreciação do audiovisual Cuerdas, concebido como produção de Arte Contemporânea, e na proposição de outras vivências com a arte. Os resultados demonstram que as crianças, ao apreciarem o vídeo, atribuíram sentidos espontaneamente a ele, relacionando-o à temática da gentileza. A partir dessa experiência, os docentes propuseram uma nova vivência, na qual as crianças construíram imagens por meio de desenhos, pinturas e colagens, como forma de presentearem uns aos outros. As conclusões sugerem que tais experiências favorecem o desenvolvimento de interfaces significativas entre Arte Contemporânea, leitura/produção de imagens e infâncias, além de promoverem o protagonismo e a imaginação como aspectos essenciais para a edificação de sentidos e saberes na vida das crianças.</p> 2025-03-20T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Rayffi Gumercindo Pereira de Souza, Gabrielle de Lima Sousa, Dr.ª Gilvânia Maurício Dias de Pontes https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/23027 A inclusão e o Programa Residência Pedagógica: reflexões e vivências de licenciandas em Pedagogia em tempos de pandemia (COVID-19) 2024-07-13T12:27:48+00:00 Samara Cavalcanti da Silva Melo samara.melo@uneal.edu.br Neizade Lourdes Frederico Fumes neiza.fumes@iefe.ufal.br <p>Não se aplica.</p> 2025-03-20T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Dr.ª Samara Cavalcanti da Silva Melo, Dr.ª Neizade Lourdes Frederico Fumes