Pedagogias negras: experiências formativas para a educação das relações étnico-raciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19424.078

Resumo

No contexto da emergente necessidade de produção de conhecimentos e de organização de referências de pesquisas em Educação para as Relações Étnico-Raciais, ressalta-se, neste artigo, a relevância da experiência formativa de graduandas negras, em ensino, pesquisa e extensão, como caminho que pode contribuir para a experimentação de pedagogias negras dentro e fora da universidade. Essas experiências de formação universitária engajada, com foco na educação das relações étnico-raciais, realizam uma transformação no modo de produzir conhecimento e criar metodologias de mediação de aprendizagem fundamentais para qualquer transformação curricular e didática. São mudanças que começam nos temas de pesquisa e se expandem para a construção do conhecimento e práticas de educação e ensino, impactando as estudantes de Graduação em seu processo de formação na Licenciatura e nas atividades escolares.

Palavras-chave: Pedagogias negras. Experiências formativas. Educação das relações étnico-raciais.

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Biografia do Autor

Ilaina Damasceno Pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Liana dos Santos Ribeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Natalia Conceição Viana, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferia Urbanas (PPGECC) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Sônia Beatriz dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

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Publicado

2022-06-06

Como Citar

PEREIRA, I. D.; RIBEIRO, L. dos S.; VIANA, N. C.; SANTOS, S. B. dos. Pedagogias negras: experiências formativas para a educação das relações étnico-raciais. Práxis Educativa, [S. l.], v. 17, p. 1–23, 2022. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.17.19424.078. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19424. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Relações étnico-raciais: práticas e reflexões pedagógicas