Implicações das atuais políticas educacionais na formação de professores em Educação Física: um estudo sobre a subjetividade do professor
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.10i1.0005Resumo
Este artigo busca problematizar a ontologia que fundamenta os documentos oficiais atinentes à formação dos professores de Educação Física. O referencial teórico-metodológico para essa problematização é o materialismo-dialético. A fundamentação dos documentos oficiais citados cinge-se à formação “por competências” associada à “prática reflexiva”. De maneira explícita ou implícita, tal política de formação busca atender às orientações e às necessidades da acumulação flexível, por sua vez, fundada na reestruturação produtiva e em sua expressão política, o neoliberalismo. A formação teleologicamente orientada para tais relações de produção, embora pareça vanguardista, é nucleada por um conservadorismo que se evidencia no não enfrentamento das contradições sociais. Conclui-se que a subjetividade dos professores é limitada em proveito de uma formação adaptativa ao processo de alienação.
Palavras-chave: Políticas Educacionais. Formação de Professores. Educação Física.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.