Implicações das atuais políticas educacionais na formação de professores em Educação Física: um estudo sobre a subjetividade do professor

Autores

  • Matheus Bernardo Silva Universidade Federal do Paraná
  • Lígia Regina Klein Universidade Federal do Paraná
  • Maria Auxiliadora Cavazotti Centro Universitário Internacional

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.10i1.0005

Resumo

Este artigo busca problematizar a ontologia que fundamenta os documentos oficiais atinentes à formação dos professores de Educação Física. O referencial teórico-metodológico para essa problematização é o materialismo-dialético. A fundamentação dos documentos oficiais citados cinge-se à formação “por competências” associada à “prática reflexiva”. De maneira explícita ou implícita, tal política de formação busca atender às orientações e às necessidades da acumulação flexível, por sua vez, fundada na reestruturação produtiva e em sua expressão política, o neoliberalismo. A formação teleologicamente orientada para tais relações de produção, embora pareça vanguardista, é nucleada por um conservadorismo que se evidencia no não enfrentamento das contradições sociais. Conclui-se que a subjetividade dos professores é limitada em proveito de uma formação adaptativa ao processo de alienação.  

 

Palavras-chave: Políticas Educacionais. Formação de Professores. Educação Física.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Matheus Bernardo Silva, Universidade Federal do Paraná

Licenciado em Educação Física pela UNESC. Mestre em Educação pela UFPR. Professor de Educação Física da Rede Estadual de Ensino da Educação Básica no município de Tubarão (SC).

Lígia Regina Klein, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC/SP. Pós-doutora em Educação pela UNICAMP. Professora adjunto da UFPR.

Maria Auxiliadora Cavazotti, Centro Universitário Internacional

Doutora em História e Filosofia da Educação pela PUC/SP. Pós-doutora em Filosofia e História da Educação pela UNICAMP.

Downloads

Publicado

2014-12-10

Como Citar

BERNARDO SILVA, M.; KLEIN, L. R.; CAVAZOTTI, M. A. Implicações das atuais políticas educacionais na formação de professores em Educação Física: um estudo sobre a subjetividade do professor. Práxis Educativa, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 103–126, 2014. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.10i1.0005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/6027. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos