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in Práxis Educativa
Educação Física Escolar e Inclusão: uma revisão sistemática daprodução discente na Pós-Graduação brasileira*
Resumo:
O objetivo deste estudo foi mapear e analisar a produção discente envolvendo atemática Educação Física e Inclusão, a partir de teses e dissertações oriundasdos programas de Pós-Graduação no Brasil. Trata-se de uma pesquisa exploratóriado tipo revisão sistemática de literatura. Foi encontrado um total de 73estudos, sendo 60 dissertações de Mestrado e 13 teses de Doutorado, defendidasem 33 universidades brasileiras, no período compreendido entre 2002 e 2015. Ostrabalhos analisados foram organizados em 10 categorias temáticas. Verificou-seque as pesquisas têm sido centradas no processo de formação do professor deEducação Física e na atuação desse profissional. Embora o número de publicaçõesvenha crescendo nos últimos anos, é necessário descentralizar os temas depesquisa estudados, a fim de adotar uma visão sistêmica e subsidiar ações quedeem suporte a novas formas de se pensar a Inclusão no contexto da EducaçãoFísica Escolar no Brasil.
Main Text
Introdução
A partir da década de 1990, as pesquisas referentes à temática da Inclusão escolartêm se expandido significativamente no Brasil. Para Mendes (2008), o aumento da produção acadêmica na área pode fornecer umafalsa impressão de que a Inclusão esteja ocorrendo de forma satisfatória, portanto éimportante que tais pesquisas não apenas sejam ampliadas, mas também procuremresponder às demandas reais desse processo.
Nunes, Ferreira e Mendes (2004) realizaram umestudo com o objetivo de analisar a produção discente nos programas de Pós-Graduaçãoem Educação e Psicologia sobre o público-alvo da Educação Especial. Os autoresconcluíram, a partir da análise do referencial teórico de tais trabalhos, que poucosestudos se baseiam nos conhecimentos produzidos em teses e dissertaçõesanteriormente defendidas. Assim, em grande parte das pesquisas analisadas, osconhecimentos produzidos anteriormente não eram levados em consideração no momentoda construção do corpo teórico de novas pesquisas.
Diante do exposto, os autores indicaram a necessidade de tornar tais produções maisacessíveis para que os pesquisadores possam utilizar o corpo de conhecimento jáproduzido como embasamento de seus estudos, a fim de encontrar brechas nessaprodução, e, assim, propor objetivos de pesquisa que permitam avançar o conhecimentosobre o tema (NUNES; FERREIRA; MENDES,2004).
De acordo com James, Lierberman e Ludwa (2004),o impacto da política de Inclusão na Educação Física escolar tem sido discutidoamplamente pela literatura da área. Nessa direção, os estudos bibliográficos sobre aprodução acadêmica têm sido cada vez mais frequentes. Mahl e Munster (2015) realizaram um estudo com o objetivo deanalisar a produção discente (dissertações e teses) do Programa de Pós-Graduação emEducação Especial (PPGEEs) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) nainterface da Educação Física e da Educação Especial.
Sacardo (2006) realizou uma pesquisa derevisão de literatura a fim de identificar a produção em termos de teses e dedissertações em relação à temática Educação Física e Educação Especial, abrangendoestudos além do contexto escolar. A autora identificou um total de 73 teses edissertações produzidas somente em programas de Pós-Graduação em Educação Física eEducação Especial. Contudo, ainda não foram realizados estudos de revisãosistemática da literatura abrangendo a produção discente nos diferentes programas dePós-Graduação do Brasil sobre a temática Educação Física e Inclusão escolar.
A grande quantidade de informações científicas produzidas e disponíveis na área daEducação Inclusiva como um todo, mais especificamente sobre o processo de Inclusãode crianças Público-alvo da Educação Especial (PAEE)1 no contexto da Educação Física escolar, conduz à necessidade desíntese dos conteúdos já produzidos, visando identificar lacunas e sobreposições naprodução do conhecimento científico e, consequentemente, definir novos contornos naspesquisas relacionadas à temática Educação Física e Inclusão Escolar.
O objetivo da presente pesquisa foi, dessa forma, mapear e analisar a produçãodiscente sobre a temática Educação Física e Inclusão escolar a partir de teses edissertações oriundas dos programas de Pós-Graduação do Brasil. Como objetivoespecífico, pretendeu-se identificar o lócus de produção, o público-alvo daspesquisas e os principais temas pesquisados.
Método
Caracterização da pesquisa
O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva de revisãosistemática da literatura, do tipo integrativa (GOMES; CAMINHA, 2014). A revisão sistemática do tipo integrativa tema finalidade de “[...] sintetizar resultados obtidos em pesquisas sobre um temaou questão, de maneira sistemática, ordenada e abrangente. É denominadaintegrativa porque fornece informações mais amplas sobre um assunto/problema,constituindo, assim, um corpo de conhecimento” (ERCOLE; MELO; ALCOFORADO, 2014, p. 9.).
Procedimentos de coleta de dados
O levantamento do material bibliográfico foi realizado junto ao Banco de Tesesonline da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal deNível Superior (CAPES) e no portal da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações(BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Obanco e o portal foram criados com a finalidade de facilitar o acessoonline às teses e às dissertações defendidas junto aosprogramas de Pós-Graduação do Brasil.
A investigação foi realizada em dezembro de 2015 e atualizada em julho de 2016,tendo sido utilizada a seguinte expressão de busca: “educação física”and “inclusão”. O levantamento foi realizado semdelimitação de data.
Procedimento de busca, identificação e seleção dos trabalhos
A seleção, a identificação e a avaliação dos trabalhos incluídos na revisão foramrealizadas por dois pesquisadores, de forma independente, a fim de garantirfidedignidade ao estudo. Em cada etapa, foram realizadas reuniões de consensoentre os dois pesquisadores, momento que foram cruzados os dados encontrados porambos, visando identificar possíveis discordâncias. Os trabalhos que nãoobtinham consenso de permanência entre os dois pesquisadores foram submetidos aocrivo de um terceiro pesquisador.
O processo de busca, identificação e seleção dos trabalhos foi realizado emquatro etapas:
  • Etapa 1 - Busca e seleção: na primeira etapa todos os trabalhoslocalizados foram organizados em uma listagem, totalizando 231trabalhos, tendo sido 154 extraídos do BDTD e 77 do Banco de Tesesda CAPES.
  • Etapa 2 - Eliminação dos trabalhos duplicados: foram comparados ostítulos dos trabalhos encontrados nas duas bases de dados,verificando-se 18 títulos duplicados, os quais foram excluídos.
  • Etapa 3 - Eliminação pela leitura dos títulos: foi realizada aleitura dos títulos dos 213 trabalhos, sendo excluídos aqueles quenão se relacionavam ao campo específico da Educação Física (n=110),restando 103 trabalhos.
  • Etapa 4 - Eliminação pela leitura dos resumos ou trabalhos naíntegra: após aplicação dos critérios de inclusão e de exclusão,foram eliminados 60 trabalhos, totalizando 43 estudos pertinentes aoescopo da pesquisa.
A seleção das dissertações e das teses foi baseada nos seguintes critérios deinclusão: (a) apresentar os descritores “Educação Física” e “Inclusão” notítulo, resumo ou palavras-chave; (b) abordar a Inclusão no contexto da EducaçãoFísica escolar; (c) ser desenvolvida nos níveis Infantil, Fundamental e Médio darede regular de ensino; (d) envolver o público-alvo da Educação Especial(crianças com deficiência visual, física, intelectual e auditiva; TranstornoGlobal do Desenvolvimento e Altas habilidades/ Superdotação).
Como critérios de exclusão, foram suprimidas as pesquisas: (a) realizadas nonível de Ensino Superior; (b) desenvolvidas no contexto das escolas ouinstituições especializadas; (c) que abrangiam população não pertencente aopúblico-alvo da Educação Especial; (d) envolvendo Educação Física em contextose/ou intervenções não inclusivas; (e) estudos sobre Inclusão no sentido amplo(Inclusão social/ Inclusão dos menos habilidosos).
Foram realizadas buscas manuais nas listas de referências dos trabalhos incluídose nova busca nas bases de dados, onde foram identificadas mais 30 produções.Dessa forma, o número final de trabalhos incluídos na pesquisa de revisãototalizou 73 teses e dissertações.
A seguir será apresentado o diagrama de fluxo da informação com as diferentesfases da seleção dos estudos para a elaboração da revisão sistemática.
Análise dos dados
Para análise dos dados, foi utilizado o referencial teórico de análise de conteúdoproposto por Moraes (1999), o qual compreendecinco etapas, a saber: 1) preparação das informações; 2) transformação do conteúdoem unidades; 3) classificação das unidades em categorias; 4) descrição; e 5)interpretação.
Dessa forma, após leitura, os trabalhos encontrados foram organizados em um quadro apartir das seguintes informações: ano de defesa, título, autor, nível (Mestrado ouDoutorado), instituição, objetivo do estudo, aspectos metodológicos, população eprincipais resultados. Para o preenchimento do quadro, foram consultadas asinformações disponíveis nos resumos e, quando não especificado, recorria-se àleitura da tese ou da dissertação na íntegra. Os dados numéricos foram analisadosutilizando o recurso da estatística descritiva e serão apresentados, neste artigo,em gráficos.
Resultados e discussão
Os resultados estão expostos em dois blocos: inicialmente, é apresentado ummapeamento das dissertações e das teses, com base em categorias de análise definidasà priori: origem da produção (Instituição de ensinosuperior/Programa); período de defesa/publicação; nível (Mestrado ou Doutorado).Posteriormente, é apresentada a análise da produção científica, em que são expostasas informações relacionadas à população foco dos estudos e os principais temasabordados pelas pesquisas.
Foi encontrado um total de 73 estudos, sendo 60 dissertações de Mestrado e 13 tesesde Doutorado, defendidas em 33 universidades brasileiras no período compreendidoentre 2002 e 2015. O Quadro 1 a seguirapresenta os trabalhos encontrados e incluídos na pesquisa, os quais estãoorganizados a partir do ano de publicação.
Origem das dissertações e das teses
As produções discentes são oriundas de 33 instituições de Ensino Superior (IES)(Quadro 2), sendo 22 públicas e 11privadas. Em relação à distribuição geográfica das IES, 61% estão localizadas naregião Sudeste, 24% na região Sul, 9% na região Nordeste do Brasil e 6% naregião Centro-Oeste.
A maior parte das produções científicas na área está concentrada em quatroprogramas de Pós-Graduação: O Programa de Pós-Graduação em Educação Física daUniversidade Estadual de Campinas (Unicamp), na linha de pesquisa em EducaçãoFísica Adaptada, o qual apresenta o maior número de publicações (seisdissertações de Mestrado e quatro teses de Doutorado); o Programa dePós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos(UFSCar) possui oito produções: seis dissertações de Mestrado e duas teses deDoutorado); o Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UniversidadeFederal do Espírito Santo integra oito dissertações defendidas; o Programa dePós-Graduação em Educação, vinculado à Universidade Estadual Paulista (UNESP -Campus Marília), possui um total de cinco trabalhos defendidos (duasdissertações e três teses).
Sobre o lócus de produção, verificou-se uma distribuição desigual de publicaçõespor região geográfica. A região Sudeste corresponde à maioria das produções com72% do total, seguida da região Sul com 18% das publicações. De acordo com Manoel e Carvalho (2011), os programas dePós-Graduação em Educação Física concentram-se, em sua maioria, nas regiõesSudeste e Sul do Brasil. Assim, para os autores, um dos desafios para o siste manacional de Pós-Graduação é ampliar o número de programas fora do eixoSul/Sudeste. A seguir, o Gráfico 1apresenta a distribuição das publicações por região geográfica.
Dessa forma, os dados comprovam as disparidades da produção acadêmica científicabrasileira, as quais não são exclusivas da área de estudo da Educação Física.Faz-se necessária, assim, a realização de políticas públicas voltadas àPós-Graduação a fim de ampliar qualitativa e quantitativamente os programas deMestrado e Doutorado, sobretudo na área de Educação Física, principalmente nasregiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste, com o intuito de descentralizar aprodução de conhecimento.
Enquanto 57 produções são oriundas de IES públicas, apenas 16 são derivadas deIES privadas, ou seja, as universidades públicas são responsáveis por 78% dasdissertações e teses envolvendo a interface Educação Física Escolar e Inclusão.Dessa monta, os resultados evidenciam que as pesquisas direcionadas à Inclusãode crianças com deficiência no contexto das aulas de Educação Física escolar vêmsendo produzidas com maior ênfase pelas instituições públicas de EnsinoSuperior, localizadas, em sua maioria, na região Sudeste do país. Nunes, Ferreira e Mendes (2004) tambémconstataram que as pesquisas com foco no público-alvo da Educação Especial sãoproduzidas com maior ênfase pelas IES públicas.
De acordo com Steiner (2005), asuniversidades e os institutos públicos brasileiros lideram a maior parte dosprogramas de Doutorado e Mestrado acadêmicos em todas as áreas de conhecimento.Assim, é possível inferir que a maior produção por parte das IES públicas depesquisas na área de Educação Física na perspectiva da Inclusão escolar sejustifica pelo fato de que grande parte dos programas de Pós-Graduaçãobrasileiros são de natureza administrativa pública.
No entanto, as universidades particulares possuem número crescente dentre asinstituições de Mestrado intermediárias e especializadas (STEINER, 2005). Assim, constatou-se que parte das produçõesdas universidades particulares na área de Educação Física e Inclusão de pessoascom deficiência são dissertações de Mestrado oriundas de programas maisespecíficos e especializados (Mestrado profissional), o que corrobora com osachados de Steiner (2005).
Os programas de Pós-Graduação em Educação Física e Educação lideram grande parteda produção na área, representando o crescente destaque que a área de estudo emquestão vem ganhando nos últimos anos, principalmente no âmbito dos programas deEducação Física. O significativo número de publicações em programas na área deEducação pode representar a valorização atribuída às pesquisas orientadas aocampo pedagógico da Educação Física, ou, ainda, pode dar-se pelo maior número deprogramas na área de Educação em detrimento de programas de Pós-Graduaçãoespecificamente em Educação Física (PPGEF).
De acordo com Manoel e Carvalho (2011),grande parte dos PPGEF oferece somente a titulação de Mestre, e os programas queoferecem títulos de Doutor em Educação Física são recentes e em número reduzido.Assim, os profissionais de Educação Física que almejam a formação em nível deDoutorado acabam por buscar a formação em programas de Pós-Graduação orientadospelas ciências humanas, biológicas, como, por exemplo, Educação, Filosofia,Psicologia, Antro pologia e História.
Ano de defesa/publicação
No Gráfico 2 são apresentados os dadosreferentes à distribuição da produção acadêmica por ano dedefesa/publicação.
Foram encontrados estudos publicados entre os anos de 2002 a 2015. O ano de 2002como marco inicial das publicações se refere ao fato de as bases de dadospesquisadas abarcarem somente as dissertações e as teses defendidas a partir doano de 2002. As primeiras pesquisas localizadas estão vinculadas respectivamenteao Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Unicamp e ao Programa dePós-Graduação em Educação da Unesp- Marília.
Os resultados indicaram que houve um aumento progressivo no número dedissertações produzidas no período de 2002 a 2015. No entanto, no que se refereàs teses, a produção manteve-se equilibrada, ou seja, sem alteraçõessignificativas. A menor produção em termos de teses pode indicar uma possívelmudança de temática ou área de estudo pelos pesquisadores ou ainda que estesacabam não avançando para a titulação de Doutorado.
Em relação à distribuição das publicações por ano de defesa, pode-se verificarque houve um aumento expressivo nas publicações na área de Educação FísicaInclusiva a partir do ano de 2009. Dados semelhantes foram encontrados napesquisa realizada por Mahl e Munster(2015). As autoras destacaram que as primeiras pesquisas sobreEducação Física em interface com a Educação Especial, relacionadas à temática daInclusão escolar de alunos com deficiência realizadas no Programa dePós-Graduação em Educação Especial da UFSCar, surgiram a partir do quadriênio2005-2009. Já Sacardo (2006) identificouum crescimento significativo das teses e das dissertações relacionadas àtemática Educação Física e Educação Especial a partir do ano 2000. Outro pontoque pode ser destacado se refere ao aperfeiçoamento dos bancos de teses edissertações, defendidas no Brasil, no processo de disponibilização online,facilitando o acesso às publicações e à recuperação das informações em nívelnacional.
Um fator que coincide com o aumento das pesquisas relacionadas à Inclusão nocontexto da Educação Física escolar refere-se à publicação de documentosoficiais como as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na EducaçãoBásica (BRASIL, 2001), a Política Nacionalde Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), as Diretrizes Operacionais para o AtendimentoEducacional Especializado na Educação Básica (BRASIL, 2009), dentre outros. Assim, pode-se inferir que a ampliaçãodas produções científicas em Educação Física escolar com foco na Inclusão dealunos público-alvo da Educação Especial foi impulsionada, dentre outrosfatores, pela adoção de novas políticas educacionais direcionadas à perspectivada Educação Inclusiva e, consequentemente, ao crescente número de matrículas dealunos com deficiência no contexto escolar, despertando o interesse depesquisadores pela área de estudo em questão.
Populações envolvidas no estudo
Dos 73 estudos encontrados, seis se tratavam de pesquisas documentais de análisesde dados públicos de fonte primária, três pesquisas bibliográficas e 64 secaracterizavam como estudos de campo. O Gráfico4 apresenta os 64 estudos distribuídos de acordo com os grupos departicipantes.
Os dados que emergiram da análise de dados apontam que grande parte da produçãodiscente na área de Educação Física e Inclusão tem sido centrada no professor deEducação Física. Tais achados distanciam-se do estudo realizado por Manzini et al. (2006), que teve comoobjetivo resgatar e analisar as dissertações e as teses em Educação Especial doPrograma de Pós-Graduação em Educação da UNESP de Marília. Os autoresconstataram que os professores, os alunos e a comunidade escolar eram asprincipais fontes de informação dos estudos realizados, o que foi considerado umaspecto positivo uma vez que esses estudos procuraram compreender a escola deuma forma abrangente.
A centralidade no professor de Educação Física como principal respondente daspesquisas encontradas acaba por atribuir de forma indireta a responsabilidade doprocesso inclusivo à figura docente. Dessa forma, mesmo reconhecendo que esseprofissional possui um papel determinante frente ao processo de Inclusão deestudantes com deficiências nas escolas, é necessário compreender que muitosrequisitos (acessibilidade física, orientação aos familiares, recursos humanosde suporte, materiais adaptados, entre outros fatores) fogem à sua alçada (MACHADO, 2005). Diante do exposto, torna-seimportante que as teses e as dissertações na área descentralizem o foco depesquisa para além do professor de Educação Física, adotando uma visão maissistêmica do processo.
Quanto às categorias de deficiências envolvidas nos estudos, o Gráfico 5 apresenta as 17 pesquisas cujo focose baseou na díade aluno-professor ou somente no aluno. A seguir serãoapresentadas as categorias de deficiência mais abordadas nas pesquisas decampo.
A maior parte das pesquisas de campo teve como população-alvo os estudantes comdeficiência visual (n=5). Vários estudos (n=8) abordavam duas ou maisdeficiências ou as tratava de forma genérica, não especificando os tipos dedeficiência. Não foram encontradas pesquisas envolvendo alunos com TranstornoGlobal do Desenvolvimento (TGD), altas habilidades e/ou superdotação,deficiências múltiplas ou surdocegueira.
Assim, é possível verificar uma lacuna em relação à abordagem dessas categoriasde deficiências nas pesquisas relacionadas à Inclusão no contexto da EducaçãoFísica escolar. Dessa forma, sugere-se que mais estudos sejam realizados comfoco nos alunos com TGD, altas habilidades/superdotação, deficiências múltiplas,surdocegueira, autismo e deficiência auditiva.
Principais temáticas estudadas
Os temas representam de forma geral os assuntos abordados nos documentos. Assim,as pesquisas foram organizadas em categorias temáticas definidas à posteriori apartir dos objetivos dos estudos. Para a classificação dos trabalhos emcategorias, foram consideradas as seguintes definições para cada um dostemas:
Prática pedagógica
Enquadraram-se nessa categoria 15 estudos, três teses e 12 dissertações, quetinham como foco as ações ou as práticas pedagógicas empreendidas peloprofessor de Educação Física em seu cotidiano escolar.
Análise do processo inclusivo
Os trabalhos organizados nessa categoria (n=15), duas teses e trezedissertações, de forma geral, tiveram como principal orientação de pesquisaa investigação e a análise de como o processo de Inclusão vêm ocorrendo nocontexto das aulas de Educação Física escolar.
Formação continuada
Foram enquadrados nessa categoria 12 trabalhos, sendo nove dissertações etrês teses, que abordavam a formação continuada de professores de EducaçãoFísica com foco na Inclusão de crianças com deficiência, autismo e TGD.Assim, a categoria Formação Continuada englobou os estudos que tinham comotema central o processo de complementação de estudos ou cursos dePós-Graduação em áreas específicas da Educação Física Inclusiva/ e ouAdaptada de longa ou curta duração.
Percepção, concepção e atitudes dos professores e /ou dos alunos sobreInclusão
Enquadraram-se nessa categoria os estudos de intenções, de concepções, desentimentos e de atitudes a respeito dos significados, das práticas e dasdificuldades acerca da Inclusão por professores de Educação Física,estudantes com deficiência e seus pares. Entre as dissertações e teses, dozepesquisas foram identificadas nessa categoria.
Estratégias de apoio à Inclusão
Nessa categoria, foi encontrado um total de cinco estudos, três dissertaçõesde Mestrado e duas teses de Doutorado. Enquadraram-se, nesse tema, aspesquisas envolvendo estratégias ou modelo de serviços de suporte aoprocesso de Inclusão escolar nas aulas de Educação Física. Foramcompreendidos como estratégias de apoio os estudos sobre tutoria (colegatutor), ensino colaborativo e consultoria colaborativa, assim como osestudos relacionados ao suporte fornecido de forma geral ao professor ou àcomunidade escolar que auxilie no processo de Inclusão.
Conteúdos curriculares
Compreende-se por conteúdo curricular os elementos da Cultura Corporal demovimento abordados nas aulas de Educação Física escolar, os quais são:conhecimento sobre o corpo, esportes, jogos, lutas, ginásticas, atividadesrítmicas e expressivas (BRASIL, 1998).Assim, nessa categoria, foram encontrados quatro estudos, sendo trêsdissertações de Mestrado e uma tese de Doutorado, todas caracterizadas comopesquisas de campo, as quais tinham como foco central o desenvolvimento deconteúdos inerentes à área de conhecimento da Educação Física escolar, comoferramenta/ meio para a promoção da Inclusão.
Relação ou interação professor-aluno
Pertencem a essa categoria os estudos sobre as interações e as relações entreprofessor -aluno, e aluno com deficiência e sem deficiência estabelecidas nocontexto das aulas de Educação Física escolar. Foram identificadas trêsdissertações, das quais duas foram desenvolvidas em Programas dePós-Graduação na área de Psicologia.
Avaliação em Educação Física escolar e Inclusão
Foram incluídas nessa categoria as pesquisas que abordavam a avaliação nasaulas de Educação Física escolar em contextos inclusivos. Assim, duasdissertações de Mestrado foram identificadas sob a temática.
Análise da produção teórica em Educação Física e Inclusão
Foram englobados nessa categoria os estudos de análise de documentos públicosassim como os estudos de revisão de literatura. Quatro dissertações deMestrado foram enquadradas nessa categoria.
Análise das políticas públicas em Educação Física e Inclusão
Os estudos com base nessa temática debruçaram-se sobre a questão daspolíticas públicas envolvendo Educação Física e Inclusão. Uma únicadissertação de Mestrado foi incluída nesse tema.
A seguir, no Gráfico 6, são apresentadasas categorias e a distribuição da produção discente por temática.
A maioria das pesquisas concentram-se em quatro principais temáticas, asaber: prática pedagógica; análise do processo inclusivo; formaçãocontinuada de professores de Educação Física; e percepção, concepção eatitudes dos professores e/ou dos alunos sobre Inclusão. Esses quatro temasrepresentam cerca de 74% do total de estudos produzidos, apesar dosignificativo número de produções. De forma geral, os estudos pertencentes aessas temáticas acabam por não intervir diretamente no contexto escolar,permanecendo na perspectiva de análise e diagnóstico da realidade.
Tais resultados corroboram com os dados encontrados por Block e Obrusnikova (2007). Os autores concluem que oestudo das intenções e das atitudes por estudantes com deficiência e seuspares na comunidade escolar tem sido um tema recorrente nas pesquisasrelacionadas à Inclusão escolar e à Educação Física em artigos de línguainglesa.
Em pesquisa de revisão de literatura internacional sobre Educação Física eInclusão, desenvolvido por Qi e Há(2012), foi identificado que as principais temáticas estudadasnos artigos encontrados se referem às análises de práticas inclusivaseficazes e os impactos da Inclusão em estudantes com e sem deficiências.
Em relação às temáticas menos exploradas nos trabalhos incluídos no presenteestudo, é possível destacar: estratégias de apoio à Inclusão; conteúdoscurriculares; relação ou interação professor-aluno; avaliação em EducaçãoFísica e Inclusão escolar; análise da produção teórica em Educação Física eInclusão escolar; e análise das políticas públicas em Educação Física eInclusão.
Assim, no que diz respeito aos estudos de estratégias de apoio à Inclusão, ouseja, aos estudos propositivos ao fortalecimento de redes de apoio e criaçãode estratégias que possam dar suporte ao processo de Inclusão, eles aindasão escassos. O mesmo pode ser destacado em relação às temáticas: avaliação,análise da produção teórica e análise das políticas públicas, que forampouco abordadas no total de trabalhos encontrados. Dessa forma, embora aspesquisas realizadas tragam contribuições importantes para a reflexão doprocesso de Inclusão nas aulas de Educação Física escolar, o número reduzidoem tais temáticas demonstraram ser um campo pouco explorado pelospesquisadores, revelando lacunas na produção científica da área.
A partir do exposto, é possível verificar que a produção acadêmica emdissertações e teses brasileiras, que versam sobre a Inclusão escolar deestudantes com deficiências no contexto das aulas de Educação Física, vem seexpandindo de forma significativa. Entretanto, as temáticas abordadas pelamaioria das pesquisas permanecem na perspectiva diagnóstica e não têm ousadono sentido de propor temas que redirecionem, aprofundem ou ampliem asreflexões sobre o processo de Inclusão de alunos com deficiência nas aulasde Educação Física escolar. Nessa direção, para Mendes (2008, p. 19), no atual contexto das produçõescientíficas sobre Inclusão, “[...] pesquisar muito já não é o suficiente; épreciso produzir conhecimento novo que responda as atuais demandas porinformação”.
Assim, de acordo com Maculan e Lima(2011), para que o pesquisador esteja preparado para novasdescobertas, é importante que este possa utilizar os resultados de pesquisasjá concluídas, o que evita a replicação de trabalhos e a duplicação deesforços. Dessa forma, em estudos futuros, sugere-se que sejam realizadaspesquisas que abordem as temáticas menos exploradas nas dissertações e tesesproduzidas até o momento, a fim de fornecer suporte teórico e prático aosdesafios que se impõem no campo da Educação Física e Inclusão escolar dopúblico-alvo da Educação Especial.
Considerações finais
A partir de um estudo de revisão sistemática, foram identificadas e analisadas 73teses e dissertações sobre a temática Educação Física e Inclusão escolar produzidasnos programas de Pós-Graduação do Brasil entre os anos de 2002 a 2015. Além domapeamento da produção científica, foi possível identificar o lócus de produção, apopulação participante dos estudos, as principais temáticas abordadas pelaspesquisas, assim como algumas áreas de estudo que têm sido negligenciadas e podemtornar-se alvo de futuras investigações.
Em relação ao lócus de produção, grande parte do conhecimento produzido na área advémde instituições públicas localizadas na região Sudeste do país, mais especificamenteno estado de São Paulo. A partir do exposto, verifica-se a necessidade dadescentralização da produção de conhecimento e o incentivo à produção científica nasdemais regiões do país.
A maior parte das pesquisas envolvendo a interface Educação Física e Inclusão escolartem sido centrada no professor de Educação Física. Os principais temas investigadostêm sido a análise da prática pedagógica, a análise do processo inclusivo e aformação continuada desse profissional.
Embora tenha-se verificado o incremento no número de publicações, sobretudo na últimadécada, observa-se a necessidade de adotar uma visão sistêmica, descentralizando ofoco excessivo no processo de atuação e de formação do professor de Educação Física.É necessário estimular e aprofundar estudos que engendrem mudanças nas políticaspúblicas, direcionadas a serviços de apoio à Inclusão que forneça suporte àcomunidade escolar e ao professor no processo de Inclusão, de forma a garantiratendimento especializado aos estudantes com deficiências voltadas especificamenteao contexto da Educação Física escolar.
Para concluir, o aumento dos estudos vinculados à temática Educação Física e Inclusãonão necessariamente implica na superação das dificuldades identificadas e tampoucose traduz no avanço do discurso, das ações e das políticas que efetivamente possamdar suporte a novas formas de se pensar e intervir de forma inclusiva nesseâmbito.
Resumo:
Main Text
Introdução
Método
Caracterização da pesquisa
Procedimentos de coleta de dados
Procedimento de busca, identificação e seleção dos trabalhos
Análise dos dados
Resultados e discussão
Origem das dissertações e das teses
Ano de defesa/publicação
Populações envolvidas no estudo
Principais temáticas estudadas
Prática pedagógica
Análise do processo inclusivo
Formação continuada
Percepção, concepção e atitudes dos professores e /ou dos alunos sobreInclusão
Estratégias de apoio à Inclusão
Conteúdos curriculares
Relação ou interação professor-aluno
Avaliação em Educação Física escolar e Inclusão
Análise da produção teórica em Educação Física e Inclusão
Análise das políticas públicas em Educação Física e Inclusão
Considerações finais