https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/gateway/plugin/AnnouncementFeedGatewayPlugin/atomPráxis Educativa: Anúncios2024-10-02T23:05:09+00:00Open Journal Systems<p>A Revista Práxis Educativa, editada sob a responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado), da Universidade Estadual de Ponta Grossa, tem como objetivo publicar trabalhos que contribuam para o seu campo específico de investigação e que possam servir de referência para outros trabalhos de pesquisa. A revista prioriza a publicação de textos inéditos e de pesquisas já concluídas. </p> <p>ISSN 1809-4031</p> <p>E-ISSN 1809-4309</p>https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/announcement/view/578Chamada de artigos para Dossiê "Zygmunt Bauman e a Educação"2024-10-02T23:05:09+00:00Práxis Educativa<p><strong>Tema:</strong> Zygmunt Bauman e a Educação</p> <p><strong>Editores convidados/as:</strong></p> <p>Prof. Dr. Anderson Luiz Tedesco (Unoesc)</p> <p>Prof. Dr. Sidinei Pithan (Unijuí)</p> <p>Profª Dra. Maria Teresa Trevisol (Unoesc)</p> <p>Profª Dra. Maya Aguiluz Ibargüen – Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM)</p> <p><strong>Período de submissão</strong>: 01 a 15/02/2025</p> <p><strong>Previsão de publicação</strong>: ao longo do ano de 2025 (Volume 20).</p> <p><strong>Ementa:</strong></p> <p>O Dossiê <strong>Zygmunt Bauman e a Educação</strong>, se constitui como um espaço de divulgação dos principais estudos e investigações de pesquisadores (as) nacionais e internacionais sobre o pensamento de Zygmunt Bauman e de suas interlocuções com a Educação. Em decorrência disso, as razões para a organização do dossiê articulam-se em torno da ideia de que: a) estamos em um momento de transição social e histórica, evidenciando-se, cada vez mais, a fragilização dos laços humanos, a precarização das condições de vida, o individualismo, e a corrosão dos valores éticos; b) novos problemas sociais, éticos e políticos urgentes se apresentam, em um cenário de crise, nos desafiando a compreender os marcos centrais dessas mudanças e a pensar o nosso tempo, e nele as tarefas postas à educação; c) as obras de Zygmunt Bauman apresentam subsídios epistêmicos, políticos e éticos para situarmos o debate sobre modernidade, pós-modernidade e educação, abrindo novos caminhos para as Pesquisas em Educação no Brasil; d) por fim, o enfoque de Zygmunt Bauman sobre as Ciências Humanas, e sua reformulação da Teoria Crítica, constitui um modo alternativo para pensar e projetar no adentrar do século XXI, uma educação democrática, crítica, reflexiva e emancipatória, tendo em vista a liberdade, a diferença, a solidariedade e a sustentabilidade global.</p> <p><strong>Objetivos:</strong></p> <p><span style="font-size: 0.875rem;">a) Estudar, refletir e compreender as contribuições do pensamento de Zygmunt Bauman para a área e as Pesquisas em Educação.</span></p> <p><span style="font-size: 0.875rem;">b) Promover espaços de interlocução e de divulgação entre Programas de Pós-graduação em Educação, como também, de outras articulações em redes nacionais e internacionais; docentes, pesquisadores,</span></p> <p><span style="font-size: 0.875rem;">c) Oportunizar reflexões, provocações e socializações de estudos e pesquisas a respeito das contribuições do pensamento do sociólogo Zygmunt Bauman para a área e as pesquisas em educação.</span></p> <p><strong>Temáticas de interesse para o dossiê/seção temática:</strong></p> <p><span style="font-size: 0.875rem;">a) Zygmunt Bauman e a Educação</span></p> <p><span style="font-size: 0.875rem;">b) Ética, Política e Educação em Zygmunt Bauman</span></p> <p><span style="font-size: 0.875rem;">c) Investigações epistemológicas sobre o legado de Zygmunt Bauman</span></p> <p><span style="font-size: 0.875rem;">d) Pesquisas em Educação e o pensamento de Zygmunt Bauman</span></p> <p><span style="font-size: 0.875rem;">e) Zygmunt Bauman, Cultura e Educação</span></p> <p><span style="font-size: 0.875rem;">f) Zygmunt Bauman, Emancipação e Diferença na Educação</span></p> <p><span style="font-size: 0.875rem;">g) Zygmunt Bauman, Globalização e Educação</span></p> <p><span style="font-size: 0.875rem;">h) Zygmunt Bauman, Teoria Crítica e Educação</span></p> <p><span style="font-size: 0.875rem;">i) Zygmunt Bauman, Mundo do Trabalho e Educação</span></p> <p><strong>Contato:</strong> <a href="mailto:praxiseducativa@uepg.br">praxiseducativa@uepg.br</a></p>2024-10-02T23:05:09+00:00https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/announcement/view/577Chamada de artigos para Dossiê "Autoavaliação nos Programas de Pós-Graduação em Educação: possibilidades, desafios e tensionamentos"2024-10-02T22:59:11+00:00Práxis Educativa<p><strong>Tema:</strong> Autoavaliação nos Programas de Pós-Graduação em Educação: possibilidades, desafios e tensionamentos</p> <p><strong>Editores/as convidados/as:</strong></p> <p>Prof. Dr. Altair Alberto Fávero (UPF)</p> <p>Profª Dra. Cristina Zukowsky Tavares (UNASP)</p> <p>Profª Dra. Martha Prata-Linhares (UFTM)</p> <p>Profª Dra. Mary Ângela Teixeira Brandalise (UEPG)</p> <p><strong>Período de submissão</strong>: 01 a 15/02/2025</p> <p><strong>Previsão de publicação</strong>: ao longo do ano de 2025 (Volume 20).</p> <p><strong>Ementa</strong></p> <p>O dossiê insere-se na agenda da “Rede Autoavaliação de Programas de Pós-Graduação em Educação”, criada em 2023, formada por 30 (trinta) pesquisadores, oriundos de 19 (dezenove) Instituições de Ensino Superior brasileiras.</p> <p>Na proposição da Capes, para avaliação dos Programas de Pós-graduação do Brasil, em 2019, a inclusão no seu processo avaliativo da dimensão da <u>avaliação da autoavaliação</u> tornou-se um dos componentes do quesito Programa. Neste sentido, a<u> autoavaliação</u> passou a ser um dos itens essenciais da avaliação externa dos PPGs, de tal forma que a avaliação interna e a externa devem estar em consonância e articuladas.</p> <p>Considera-se que o ponto de partida de toda avaliação deve estruturar-se a partir de pressupostos epistemológicos, ontológicos e axiológicos, conferindo ao processo de autoavaliação forte dimensão política, social, histórica e ética, uma vez que valoriza o contexto de cada Programa, e permite que cada um deles seja capaz de captar historicamente seu desenvolvimento, bem como de sua área de conhecimento. </p> <p>A autoavaliação compreendida como um processo formativo de autoconhecimento e autoanálise , possibilita aos programas avaliar a si mesmos de maneira crítica, respeitar a identidade própria de cada Programa, constituir reflexões sobre o contexto e as políticas institucionais. Se desencadeada numa perspectiva participativa, multidimensional e ancorada em estruturas ativas de valores, a autoavaliação possibilita a produção de conhecimento coletivamente construído, de caráter teórico-prático, constituindo, dessa forma, um processo avaliativo conceituado e autogerido pela comunidade acadêmica que detém a titularidade da avaliação (Capes, 2019).</p> <p>Considerando a atualidade do tema proposto e de que a produção científica sobre a Autoavaliação de Programas Pós-graduação em Educação ainda é incipiente, interessa-nos na proposição deste dossiê, receber artigos que discutam a temática em suas diversas dimensões. Convidamos a comunidade científica a submeter suas produções, para contribuir com a visibilidade da produção do conhecimento sobre a Autoavaliação na Pós-graduação em Educação. Ressaltamos que todos os artigos devem estar em sintonia com as normas da Revista e com os eixos articuladores propostos pelo dossiê: discussões teóricas, desafios, tensionamentos, proposições metodológicas e resultados da autoavaliação.</p> <p><strong>Contato: </strong><a href="mailto:praxiseducativa@uepg.br"><strong>praxiseducativa@uepg.br</strong></a></p>2024-10-02T22:59:11+00:00https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/announcement/view/557Informações: Suspensão temporária de submissões2024-06-14T22:29:51+00:00Práxis Educativa<p>Informamos que as submissões estão temporariamente suspensas, em virtude do número de artigos em avaliação.</p>2024-06-14T22:29:51+00:00https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/announcement/view/317Informações: Revista Práxis Educativa com 2.000 citações2019-06-25T05:56:39+00:00Práxis Educativa<p><span>Este número de citações só foi possível devido à qualidade dos artigos publicados. Os dados sobre citações da revista podem ser acessados no link: <a href="https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&authuser=1&user=E_CdKnQAAAAJ">https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&authuser=1&user=E_CdKnQAAAAJ</a></span></p><p><span><br /></span></p>2019-06-25T05:56:39+00:00https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/announcement/view/301Informações: Revista Práxis Educativa (UEPG) foi aceita no SCOPUS2019-02-27T00:00:00+00:00Práxis EducativaÉ com grande alegria que noticiamos que a Revista Práxis Educativa, publicada sob a responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG (Mestrado e Doutorado) foi aceita para integrar o SCOPUS, o maior banco de dados de resumos e citações da literatura com revisão por pares: revistas científicas, livros, processos de congressos e publicações do setor. O SCOPUS (Elsevier) possui mais de 65 milhões de registros e é reconhecido por oferecer um panorama abrangente da produção de pesquisas do mundo nas áreas de ciência, tecnologia, medicina, ciências sociais, artes e humanidades.<p>Os artigos publicados em 2018 já estão disponíveis na plataforma do Scopus.</p><p>Para pesquisar as citações de autores deve-se utilizar o seguinte link de acesso:</p><p><a href="https://www.scopus.com/freelookup/form/author.uri">https://www.scopus.com/freelookup/form/author.uri</a></p>2019-02-27T00:00:00+00:00https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/announcement/view/195Práxis Educativa passará a utilizar o iThenticate (Sistema de controle de plágio)2017-05-08T00:00:00+00:00Práxis Educativa<p><span>A partir de maio de 2017, a Revista Práxis Educativa utilizará o Similarity Check – iThenticate, que é considerado um dos mais adequados e eficientes sistemas de controle de plágio.</span></p><p>O iThenticate faz uma análise do conteúdo dos artigos e apresenta um relatório completo dos trechos similares disponíveis na internet e indica o percentual de similaridade. A partir disto, os editores podem avaliar se os trechos similares estão com os autores devidamente indicados.</p><p>A utilização de sistema de controle de plágio é um aspecto bastante valorizado pelos indexadores, bem como na avaliação de periódicos. Além disto, o Similarity Check constitui-se em mais um aspecto que garante a qualidade dos artigos publicados e a originalidade dos mesmos.</p>2017-05-08T00:00:00+00:00https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/announcement/view/167Informações: Práxis Educativa atinge 1.000 citações no google acadêmico2016-11-29T00:00:00+00:00Práxis Educativa2016-11-29T00:00:00+00:00https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/announcement/view/67Compatibilidade do site2012-11-26T10:36:11+00:00Práxis EducativaEste site é melhor visualizado com o navegador <a href="http://www.mozilla.org/pt-BR/firefox" target="_blank">Mozilla Firefox</a>. Em outros navegadores, podem ocorrer imperfeições gráficas.2012-11-26T10:36:11+00:00