https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/issue/feed Práxis Educativa 2023-05-18T13:00:25+00:00 Editores praxiseducativa@uepg.br Open Journal Systems <p>A Revista Práxis Educativa, editada sob a responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado), da Universidade Estadual de Ponta Grossa, tem como objetivo publicar trabalhos que contribuam para o seu campo específico de investigação e que possam servir de referência para outros trabalhos de pesquisa. A revista prioriza a publicação de textos inéditos e de pesquisas já concluídas.&nbsp;</p> https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21203 Ética nas pesquisas em Ciências Humanas e Sociais: entre a norma e sua aplicação 2022-11-04T23:22:20+00:00 Iara Coelho Zito Guerriero iara.guerriero1@gmail.com <p>Neste artigo, discute-se a importância de identificar e de respeitar as especificidades éticas das pesquisas em Ciências Humanas e Sociais, no intuito de apontar a relevância da formação ética do pesquisador e de normas adequadas para essas pesquisas. Identifica-se que a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) continua com a hegemonia positivista, representada pela ampla maioria biomédica, o que resulta em orientações contraditórias sobre a utilização da Resolução N<sup>o</sup> 510/2016, em termos de composição dos Comitês de Ética em Pesquisa e da apreciação ética dos projetos de pesquisa. A partir da vivência como membro da Conep, analisa-se o material publicamente disponível, produzido pela Conep, e identificam-se várias orientações contraditórias com a Resolução N<sup>o</sup> 510/2016. É importante defendê-la em seu texto e trabalhar para um sistema de revisão ética em que haja a valorização da experiência contextualizada, com o objetivo de inverter a lógica “de cima para baixo” e superar a hegemonia de que uma única definição de pesquisa e de ética “serve” para todas as áreas.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Ética. Ciências Humanas e Sociais. Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).</p> 2023-01-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Práxis Educativa https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21027 Analysis of the prevalence, evolution, and severity of dishonest behaviors of Spanish graduate students: the vision of academic heads 2022-09-20T23:33:45+00:00 Antoni Cerdà-Navarro antoni.cerda@uib.cat Carmen Touza-Garma carmen.touza@uib.es Teresa Pozo-LLorente mtpozo@ugr.es Rubén Comas Forgas rubencomas@uib.es <p>Most of the studies aimed at analyzing academic dishonesty amongst university students target the undergraduate cluster. This study aims to improve this situation by exploring and describing the opinion and perception of postgraduate degree academic heads (i.e. university vice-rectors, heads of the doctoral programs, heads of the postgraduate office, etc.) about the prevalence, evolution, and severity of dishonest behaviors and misconducts potentially committed by students in order to generate evidences that can help improving institutional strategies and policies to confront academic misconduct<strong>. </strong>The research it is based on the results of an online questionnaire administered to 102 postgraduate studies academic heads from 42 Spanish universities in relation to: improper conduct during exams and tests, dishonest behavior in the preparation or writing of assignments and dissertations, dishonest practices of a general nature and, finally, dishonest behavior in research. The study results highlight that the most prevalent practices and those that have increased the most are related to the preparation and submission of academic assignments and written activities and, also, research related activities. Regarding the severity, there is considerable consensus among Spanish academic heads that most of the dishonest actions analyzed are very serious and critical behaviors. In general terms, the results obtained point out focus areas of possible interventions aimed at the prevention, detection and punishment of fraudulent and dishonest behaviors in postgraduate studies, with the analysis of the degree of consensus/dissent among academic heads being a key element when designing and implementing these reforms and institutional interventions. This paper covers a deficit of evidences regarding academic integrity in postgraduate level and it does it using relevant informants: academic postgraduate heads, a target group that has high relevance as can generate synergies of change and improvement on the situation described by the present study.</p> <p><strong>Keywords:</strong> Postgraduate. Higher Education. Academic Management. Academic Integrity. Plagiarism. Cheat.</p> 2023-01-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Práxis Educativa https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21432 O silêncio do PNLD e dos livros didáticos sobre o ciberplagiarismo 2022-12-17T23:16:40+00:00 Sirlene Rodrigues sirlenerodrigues2010@gmail.com Carlos Lopes carloslopes@unb.br <p>O roubo cibernético de ideias nunca foi tão pungente, configurando-se, assim, o plágio ou o ciberplagiarismo, quando o estudante se apropria das informações oriundas do ciberespaço para a realização das suas tarefas escolares, sem atribuir os créditos ao autor do trabalho. Nesse sentido, este artigo analisa o tratamento que os livros didáticos do 3º ano do Ensino Médio e o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), no Brasil, dão à temática do plágio em correlação com a pesquisa na internet. Foi realizada a Análise de Conteúdo temático-categorial (BARDIN, 2011) em 12 livros didáticos e no Edital de Convocação 04/2015 do PNLD. Apenas três livros alertam para que os estudantes não copiem da internet e nenhum trata do plágio. A temática do plágio não está, assim, integrada às diretrizes de livros didáticos. A lacunar e insuficiente orientação sobre o tema é um elemento a mais que pode fomentar o plágio em estágios mais avançados do conhecimento. Negligenciar a prevenção e orientações quanto ao plágio é também incentivar a opacidade ética, comprometendo a integridade acadêmica.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Plágio. Pesquisa na internet. Livro didático.</p> 2023-02-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Práxis Educativa https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21369 Formação de pesquisadores em integridade na pesquisa: espaços e subsídios relacionados aos cuidados éticos na pesquisa educacional 2022-12-17T23:32:55+00:00 Luis Paulo Leopoldo Mercado luispaulomercado@gmail.com Ana Paula Monteiro Rego anapaulamr.psicologia@gmail.com <p>Neste artigo, discutem-se ética e integridade na pesquisa no processo de formação do professor-pesquisador. Identificam-se fragilidades éticas presentes nas diversas etapas da pesquisa e questiona-se a formação do pesquisador em Educação para a conduta ética e a integridade da pesquisa na Graduação e na Pós-Graduação. Foi um estudo qualitativo, exploratório e de revisão desenvolvido a partir de artigos disponíveis no banco de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da <em>Scientific Electronic Library Online</em> (SciELO), publicados entre os anos de 2012 e 2022. Os resultados apontam que, na Graduação e na Pós-Graduação em Educação, as fragilidades éticas em pesquisa podem ser abordadas em diversos espaços. Os componentes curriculares da Graduação e as atividades de iniciação à pesquisa e extensão são espaços de discussão para a conduta ética e a integridade na pesquisa. Na Pós-Graduação em Educação, os componentes curriculares, os grupos de pesquisa e as atividades de orientação são espaços de promoção da integridade e da ética na pesquisa.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Ética em pesquisa. Integridade na pesquisa. Formação do professor-pesquisador.</p> 2023-02-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Práxis Educativa https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21370 Ética e Learning Analytics: uma combinação necessária para o rigor científico 2022-12-19T10:23:32+00:00 Jones Baroni Ferreira de Menezes jones.baroni@uece.br Andrea Chagas Alves de Almeida andreachagasalmeida@gmail.com Marcos Vinicius de Andrade Lima marcosvinicius.lima@aluno.uece.br Thales Mesquita Sousa thales.mesquita@ufc.br <p>Vive-se em uma sociedade da informação em rede, que transcende os espaços físicos e temporais por meio da internet e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Esse cenário produz um acúmulo de dados que podem ser analisados ​​para uma melhor tomada de decisão, visando, no âmbito educacional, melhorar a aprendizagem, utilizando a <em>Learning Analytics </em>(LA). Assim, a utilização desses dados precisa ser norteada por preceitos éticos bem definidos, porém, na realidade brasileira, ainda existem lacunas nas resoluções específicas para a área de conhecimento das Ciências Humanas e Sociais (CHS), incluindo o campo da LA, fato que gerou este ensaio, que pretendeu inter-relacionar as normas éticas e o campo da LA. No Brasil, a Resolução N<sup>o</sup> 510/2016 regulamenta as investigações nas CHS, mas sua abordagem é superficial, e não há preocupação com pesquisas baseadas em dados coletados por meio digital. Recentemente, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei N<sup>o</sup> 13.709/2018) demonstra a preocupação com esse cenário, sempre em prol do desenvolvimento científico, como o previsto no Código de Conduta para a LA. Assim, apesar de embrionária, a iniciativa brasileira já é um avanço para que pesquisadores da área utilizem dados com base no rigor ético e científico.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Ciências Humanas e Sociais. Educação. Análise de dados.</p> 2023-03-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Práxis Educativa https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21679 Automatic paraphrasing tools: an unexpected consequence of addressing student plagiarism and the impact of COVID in distance education settings 2023-03-10T16:53:41+00:00 Rubén Comas Forgas rubencomas@uib.es Thomas Lancaster thomas@thomaslancaster.co.uk Elvira Curiel Marín ecuriel@ugr.es Carmen Touza Garma carmen.touza@uib.es <h2>Text matching tools employed to detect plagiarism are widely used in universities, but their availability may have pushed students to find ways to evade detection. One such method is the use of automatic paraphrasing software, where assignments can be rewritten with little effort required by students. This paper uses the search engine analytics methodology with data from SEMrush and Google Trends to estimate the level of interest in online automatic paraphrasing tools, focusing on the period 2016 to 2020 and the four countries: the USA, UK, Canada and Australia. The results show a concerning trend, with the number of searches for such tools growing during the period, especially during COVID-19, and notable increases observed during the months where assessment periods take place in universities. The method employed in this study opens up a new avenue of analysis to enrich and supplement the existing knowledge in the field of academic integrity research. The data obtained demonstrates that faculty should be alert for student use of automatic paraphrasing tools and that academic integrity interventions need to be in place across the sector to address this problem.</h2> <p><strong>Keywords:</strong> Paraphrasing tools. Data science applications in education. Academic integrity.</p> 2023-03-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Práxis Educativa https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21400 A critical review of Kant thoughts on ethical education: a reflection on current era 2023-02-18T00:12:09+00:00 Amna Gohar amna.gohar@unesp.br Alonso Bezerra de Carvalho alonso.carvalho@unesp.br <p>Education has many aspects to be experienced that need to be learned by students, where the most important and philosophically considered necessary is ethical experiences. In the current era ethical education is considered significant for students to teach them positivity and to reduce ethical crises from their life. In this study Kant thoughts on ethics and education were discussed in order to explore its importance. In which the imperative role of Kant thoughts was debated for the current education. His thoughts have had great influence on western philosophy and earned the chief position for ethics till date. According to Kant the central part of education is ethical and its main ambition is formatting one's inner discipline. Also, he said that it has a strong relation between ethics and education. Hence, Kant's thoughts are appreciated in this era therefore ethics is suitable to implement in the education system to acquire better results.</p> <p><strong>Keywords: </strong>Ethics. Education. Kant thoughts.</p> 2023-04-04T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Práxis Educativa https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21009 Análisis sobre la presencia de ética en las guías docentes de los grados en Diseño 2022-12-17T23:39:35+00:00 Renata Canevari renata.canevari@unir.net Beatriz Feijoo Fernández beatriz.feijoo@unir.net <p>Este artículo presenta los principales resultados de un análisis sobre la enseñanza de la ética en los documentos curriculares formales de los grados en Diseño en las universidades españolas. Con la técnica de observación documental, se realizó un análisis de contenido de esos documentos en treinta y tres universidades que ofertan cuarenta y siete títulos oficiales de grado, con el objetivo de confirmar la presencia de la disciplina en la formación del futuro diseñador. Los resultados del estudio han demostrado la existencia de una enseñanza formal (curriculum) de ética en estos títulos, en oposición a la premisa inicial de ausencia o informalidad de la práctica percibida por diseñadores, profesores y autores del ámbito, identificada en una revisión previa de literatura.</p> <p><strong>Palabras-clave:</strong> Grados en Diseño. Ética. Guías docentes. Universidades españolas.</p> 2023-04-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Práxis Educativa https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21663 O processo de avaliação ética de pesquisas em Ciências Humanas e Sociais: considerações sobre uma peculiaridade brasileira 2023-03-08T23:29:39+00:00 Erimaldo Nicacio erimaldo.nicacio@ess.ufrj.br <p>Este artigo tem por objetivo analisar as dificuldades e os impasses enfrentados pelos pesquisadores em Ciências Humanas e Sociais (CHS) nos processos de avaliação ética de suas pesquisas. Essa análise tem por base a literatura crítica sobre o tema e a experiência pessoal do autor na coordenação de um Comitê de Ética específico para pesquisas em CHS. Em um primeiro tempo, destacam-se alguns aspectos da gênese histórica das normatizações éticas de pesquisa a partir de eventos-chave do campo biomédico. Em seguida, descreve-se a criação de um sistema duplamente centralizado no Brasil (uma área regula outras áreas científicas e uma plataforma nacional e única) bem como as dificuldades trazidas por esse sistema para os pesquisadores em CHS. Além disso, problematiza-se a expressão “pesquisa envolvendo seres humanos”. Por fim, apontam-se perspectivas de enfrentamento dessas dificuldades inerentes à indevida subordinação das CHS ao campo biomédico.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Ética. Pesquisa. Regulamentação.</p> 2023-05-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Práxis Educativa https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21289 O agir ético na pesquisa educacional na perspectiva do materialismo histórico-dialético 2022-12-17T23:11:50+00:00 Antonio Carlos Souza acsouza@uenp.edu.br Fábio Antonio Gabriel fabioantoniogabriel@gmail.com <p>Este artigo objetiva apresentar um debate sobre a ética em pesquisa em educação partindo do pressuposto de que a área de Ciências Humanas e Sociais necessita de diretrizes e normas éticas próprias, superando o modelo deontológico que transpõe parâmetros da área médica para os diversos campos de pesquisa. O referencial teórico é o materialismo histórico-dialético, que parte do entendimento de que a consciência, os valores éticos, o conhecimento e a ciência estão relacionados às determinações históricas, econômicas, políticas e sociais. Nesse sentido, os resultados desta investigação corroboram a defesa do argumento de que é fundamental pensar a dimensão ética no processo de pesquisa e sua relação com as questões políticas e epistemológicas, como crítica e superação de princípios abstratos e procedimentos burocráticos presentes nos protocolos de ética em pesquisa em educação.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Pesquisa em educação. Fundamentos éticos. Materialismo histórico-dialético.</p> 2023-05-11T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Práxis Educativa https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21740 Ética na pesquisa em educação – A que se destina? 2023-03-28T23:50:55+00:00 Luiz Percival Leme Britto luizpercival@hotmail.com Anselmo Alencar Colares anselmo.colares@gmail.com <p>Neste ensaio, examina-se a atual tendência de caráter protocolar que se tem dado à aplicação da ética na pesquisa, argumentando que ela não só escapa propriamente aos fundamentos da questão como não contribui para a qualificação e o desenvolvimento nem da pesquisa em educação nem da formação em nível de pós-graduação. Retoma-se, assim, o questionamento sobre os fundamentos da ética, assumindo que ela, como criação humana, faz-se na história e não se confunde com nenhum tipo de regramento, ainda que possa inspirar normas e leis. Assumindo o princípio de que a ética perpassa todo o processo de pesquisa, destacam-se os desafios que se põe à organização e ao funcionamento dos programas de pós-graduação e indica-se a necessidade de revisão profunda tanto do que se entende por comitê de ética (que deve ser reorganizado como comitê de regulação da pesquisa) como das formas de promoção da própria ética, em seu fundamento epistemológico, nos programas de pós-graduação.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Ética. Pesquisa. Educação.</p> 2023-05-11T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Práxis Educativa https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21367 A emergência da ética na educação filosófica de professores de Química: uma análise curricular de Licenciaturas no Estado do Paraná 2022-12-28T14:24:58+00:00 Mariana da Silva Garcia mrngarcia3@gmail.com Robson Simplicio de Sousa robsonsimplicio@hotmail.com <p>Apresenta-se, neste artigo, um estudo acerca da formação filosófico de professores de Química no Estado do Paraná. A pesquisa baseia-se na Filosofia da Educação em Ciências, que articula Filosofia, Filosofia da Educação e Filosofia da Ciência. Analisam-se os componentes curriculares dos cursos com habilitação em Química das Universidades e dos Institutos Federais e das Universidades Estaduais. Instigados pela pergunta: Que educação filosófica se mostra na formação de professores de Química no Estado do Paraná?, realizou-se uma pesquisa qualitativa e bibliográfica nas ementas dos cursos de Licenciatura. Utilizou-se a Análise Textual Discursiva para analisá-las. Surgiu como uma das categorias finais a emergência da ética na formação filosófica de professores de Química. Identificou-se que a ética se mostra vinculada à Filosofia e à Filosofia da Ciência, envolvendo problemas éticos e a Ética profissional na Química. Na Filosofia da Educação, a ética se mostra nas relações sociais, de cidadania e nas relações educacionais e profissionais.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Educação Química. Ética. Formação de professores.</p> 2023-05-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Práxis Educativa https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21399 Ética e investigação em educação: a (in)visibilidade ético-epistemológica das crianças no consentimento informado 2022-12-11T20:16:13+00:00 Ana Paula da Silveira Simões Pedro ana.pedro@ua.pt <p>De caráter qualitativo, este texto tem por objetivo essencial analisar, no âmbito da investigação em educação com crianças, a invisibilidade ou a visibilidade ético-epistemológica que lhes é dada. Pretende-se saber qual o <em>modus operandi</em> ético e epistemológico que os adultos, enquanto investigadores, demonstram relativamente às crianças, no que diz respeito a quatro dimensões específicas que se cruzam: 1) consentimento informado; 2) confidencialidade, anonimato e privacidade; 3) relações de poder entre adulto e crianças; 4) autoria da produção do conhecimento. Perante cada um destes aspetos, pretende-se saber se o investigador compreende e assume a sua tarefa fundamental neste processo de profundo questionamento crítico e de reflexividade ético-epistemológica que se impõe, tendo consciência de que não existe uma ética <em>à la carte</em> pronta a aplicar em qualquer circunstância.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Ética na investigação. (In)visibilidade ético-epistemológica. Crianças.</p> 2023-05-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Práxis Educativa https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21346 Ética em pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais: divergências e convergências no tratamento de dados 2023-03-04T18:25:27+00:00 Marcio Giusti Trevisol marcio.trevisol@unoesc.edu.br Davi Alexandre Schoenardie davischoenardie2002@gmail.com <p>Este artigo analisa as divergências e convergências sobre o tratamento de dados de pesquisa e o campo investigativo das Ciências Humanas e Sociais, na Resolução N<sup>o </sup>466/2012, na Resolução Nº 510/2016 e na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Trata-se de uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa e objetivo exploratório, balizada no entendimento dos teóricos De La Fare, Carvalho e Pereira (2017), Mainardes (2017) e Peixoto (2017). Os resultados apontam: i) a falta de determinantes vinculados à integridade humana; ii) a falta de autonomia do sujeito pesquisador; iii) a necessidade de modernização das resoluções no tratamento de dados; iv) a necessidade do acesso do sujeito pesquisado aos resultados da investigação assim como da transparência do acesso aos seus dados; v) a necessidade de fecundar um ensino e uma cultura ética nas instituições de educação.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Ética em Pesquisa. Ciências Humanas e Sociais. Procedimentos.</p> 2023-05-24T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Práxis Educativa https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21425 Relato de experiência sobre a participação em um Grupo de Trabalho da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa 2022-12-17T23:23:53+00:00 Martinho Braga Batista e Silva silmartinho@gmail.com <p>Trata-se de um relato da participação do autor no Grupo de Trabalho da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), no período de 2017 a 2021, encarregado de elaborar a Resolução sobre a tipificação da pesquisa e a tramitação dos protocolos de pesquisa no Sistema CEP/Conep (Resolução CNS Nº 674/2022). O artigo está dividido em quatro partes: prévia, proteção, participação e pendência. Uma perspectiva antropológica sobre as instituições estatais sustenta a reflexão sobre a aplicação da noção de vulnerabilidade na avaliação ética de pesquisas.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Ética em pesquisa. Resolução CNS Nº 674/2022. Proteção.</p> 2023-05-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Práxis Educativa https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21520 Ética na pesquisa e na produção científica: um diálogo entre a coletânea da ANPEd e autores clássicos 2023-03-25T23:22:13+00:00 Terezinha Oliveira teleoliv@gmail.com <p>Neste artigo, reflete-se sobre o conceito de ética na produção e na publicação científica a partir de quatro textos publicados na coletânea de textos intitulada <em>Ética e pesquisa em educação: subsídios </em>(volume 1-2019, volume 2-2021) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa (ANPEd). Os intelectuais da Educação levaram a travar um diálogo sobre o tema por eles apresentado e a concepção de dois autores na História e na Filosofia, Aristóteles e Tomás de Aquino. Em consonância com essas fontes, buscou-se compreender em que medida o debate sobre a ética considera as ações do intelectual como ser humano e não somente como indivíduo da ciência. O diálogo entre formulações de autores de tempos e espaços distintos acerca do tema é possível porque o caminho teórico-metodológico é a história social, no qual a história é um fundo permanente, conforme ensina Bloch (2002) e como um processo de longa duração, segundo Braudel (2019). Observa-se, ainda, que o estudo é de natureza bibliográfica.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Ética. Produção e publicação científica. ANPEd.</p> 2023-05-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Práxis Educativa https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/20334 A dialética materialista: princípios, diálogos e pesquisa em Educação 2022-05-22T16:24:20+00:00 Alessandro de Melo alessandrodemelo@gmail.com <p>Pretende-se, neste artigo, produzir uma análise teórica, por meio de uma pesquisa bibliográfica, sobre os fundamentos da dialética materialista, pressupondo que esse debate impacta diretamente na produção de conhecimento no campo das pesquisas em Educação, em geral, e no campo das Políticas Educacionais, em particular. A abordagem inicia com a retomada da dialética como conceito e nas concepções antigas e modernas, passando pelo estudo da dialética idealista de Hegel, para servir como contraponto para construir o conceito de dialética na tradição marxista, contemplando uma diversidade de perspectivas desse campo. Conclui-se com uma síntese de como as pesquisas em Políticas Educacionais podem se beneficiar do estudo da dialética materialista.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Dialética materialista. Contradição e sobredeterminação. Pesquisa em Educação. Pesquisa em Políticas Educacionais.</p> 2023-01-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Práxis Educativa https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/20670 O Conglomerado de Aparelhos Privados de Hegemonia Empresariais Lemann e sócios na “seleção pública” de pessoas para a gestão educacional do Estado do Paraná 2022-08-23T22:38:14+00:00 Adriana Medeiros Farias adrianafarias@uel.br <p>A subsunção da educação ao projeto capitalista é compreendida por meio da análise das ações de hegemonia do Conglomerado de Aparelhos Privados de Hegemonia Empresariais (APHEs) Lemann e sócios na gestão pública. Assim, destacam-se, nesta pesquisa, três experiências paranaenses realizadas no período de 2016 a 2019, denominadas de “seleção pública” para os cargos comissionados de secretário de educação, do município de Londrina, de secretário regional de educação do Consórcio de Desenvolvimento e Inovação do Norte do Paraná (Codinorp) e de chefes para os 32 Núcleos Regionais de Educação, da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED). Todas elas foram conduzidas pelo Conglomerado Lemann e instituições parceiras sob bases gerencialistas empresariais, calcadas no mérito individual, na isenção política da escolha, na sobrevalorização do acúmulo técnico experiencial, com vistas à generalização de um certo tipo empresarial de qualidade e de gestão da educação pública. A análise expõe as formas de intervenção direta dos APHEs na gestão pública por meio de uma trama de influências constituída pela frente parlamentar mista de educação, pelos aparelhos administrativos do Estado, pelas empresas, e, por fim, pelo processo de ampliação seletiva do Estado com fins de garantir a expansão de oportunidades de negócios.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Estado ampliado. Gestão pública da educação. Aparelhos Privados de Hegemonia.</p> 2023-01-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Práxis Educativa https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/20774 Enacting accountability reforms in Brazil: the mediating role of school leadership 2022-07-06T11:23:47+00:00 Laura Mentini Laura.mentini@uab.cat <p>This article aims to analyse the role of school leaders in mediating education accountability policies in Brazil. The study is framed by a sense-making and contingent leadership framework and is guided by a ‘realist evaluation’ methodological approach. The qualitative research conducted in four schools in Belo Horizonte shows that school leaders play a substantial role in mediating how school accountability reforms are received. They enact different roles, behaviours and practices, shaped by the sense-making and perception of accountability reforms and dependent upon three main contingent factors: leaders’ positional power and gender, socio-economic school composition and schools’ administrative dependency.</p> <p><strong>Keywords:</strong> School leadership. Brazil. Test-based accountability policy.</p> 2023-01-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Práxis Educativa https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21337 Fundamentos filosóficos na Pedagogia Social de Paul Natorp e aproximações com a educação comunitária 2022-12-12T12:00:29+00:00 Suzete Terezinha Orzechowski suziorze@gmail.com Érico Ribas Machado ericomachado@gmail.com <p>O texto que se apresenta é fruto de análises que reverberam e aprofundam os estudos sobre as ideias de Paul Natorp na Pedagogia Social como concepção filosófica baseada em Platão e Pestalozzi. É uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. De modo oportuno, expende as ideias de Paulo Freire, promove a apropriação das práticas da educação social em integração com a perspectiva de Natorp sobre a educação que se constroi e se efetiva nos contextos da educação que se desenvolve na comunidade. Daí que a educação pertence aos sujeitos que convivem e se alteram para uma sociedade mais justa, com alteridade e equidade social. </p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Natorp. Pedagogia Social. Educação comunitária.</p> 2023-02-04T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Práxis Educativa https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21355 Educação a Distância e formação de professores em Santa Catarina (1998-2018) 2022-12-19T10:31:34+00:00 Joviles Vitório Trevisol joviles.trevisol@uffs.edu.br Jaques Antonio de Toledo jaquescscs@gmail.com <p>Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre as dinâmicas da Educação a Distância (EaD) em Santa Catarina. De modo mais específico, analisa-se o papel da EaD na formação dos professores em Santa Catarina no período entre 1998 e 2018. Além da pesquisa bibliográfica e documental, realizou-se um extenso levantamento e análise dos microdados da Educação Superior presencial e a distância disponíveis nas bases do Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A pesquisa evidenciou, entre outros resultados: (i) o expressivo aumento do número de cursos, matrículas e concluintes da modalidade EaD a partir de 2012; (ii) a diminuição do número de cursos e de matrículas EaD nas Instituições de Educação Superior (IES) públicas; (iii) o crescente processo de privatização; e (iv) o amplo predomínio das IES privadas na formação de professores em Santa Catarina. </p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Educação a Distância. Formação de professores. Santa Catarina.</p> 2023-02-17T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Práxis Educativa https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21287 El cero (0) no tan neutro en la Educación Decolonial Planetaria Compleja 2023-02-17T23:55:58+00:00 Milagros Elena Rodríguez melenamate@hotmail.com <p>En las líneas de investigación: Decolonialidad planetaria-complejidad en re-ligaje; transepistemologías de los conocimientos-saberes y transmetodologías transcomplejas y educación-transepistemologías transcomplejas, se cumple con objetivo complejo: <em>analizar el cero (0) no tan neutro en la Educación Decolonialidad Planetaria Compleja</em>; con el transmétodo hermenéutica comprensiva, ecosófica y diatópica, en sus momentos: analítico, empírico y propositivo. En el momento propositivo, las conclusiones interpelamos: ¿Qué hacemos con las crueles competencias que nos avasallan en la educación y conforman el centro de dicho proceso? El ser humano necesita formarse y las competencias deben ser complejizadas y humanizadas.</p> <p><strong>Palabras clave:</strong> Decolonialidad. Complejidad. Docencia. Ecosofía. Ser humano.</p> 2023-03-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Práxis Educativa https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21379 O Consed na construção da BNCC: uma experiência pública (com)partilhada? 2023-02-23T21:20:17+00:00 Franceila Auer auerfranceila@gmail.com Heitor Lopes Negreiros heitornegreiros@gmail.com Gilda Cardoso de Araujo gildacardoso38@gmail.com Vania Carvalho de Araújo vcaraujoufes@gmail.com Wagner dos Santos wagnercefd@gmail.com <p>Este artigo tem como objetivo analisar a trajetória do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), relacionando-a com a formulação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), considerando a composição, as parcerias estabelecidas e as relações com a sociedade civil. Com base na teorização de Hannah Arendt, o texto problematiza a relação entre Conselhos e política. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa do tipo documental, tendo a BNCC e os documentos publicados pelo Consed durante sua elaboração como fontes de análise. Os resultados indicam que o Consed fortaleceu as propostas educacionais do Governo Federal como parte das recomendações de organismos multilaterais e de elites empresariais, alinhando-se a diretrizes eminentemente privatizantes.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Políticas públicas de Educação. Consed. BNCC.</p> 2023-03-07T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Práxis Educativa https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21394 Optimización de funciones con derivadas en aula invertida: estudio a través de múltiples estrategias didácticas 2023-02-23T20:30:58+00:00 Carlos Fernando López Rengifo cflopez@uncp.edu.pe Edison Chanca Pérez echancap@uncp.edu.pe Edwin Roger Esteban Rivera resteban@unheval.edu.pe <p>Debido al alto porcentaje de estudiantes de ingeniería que desaprueban en matemáticas, sobre todo en los primeros semestres de formación profesional, se experimentó un conjunto de estrategias didácticas para la optimización de funciones con derivadas en aula invertida, se ensayó trabajos en equipo, trabajos individuales, trabajos con solo videos y trabajos con videos, separatas y presentaciones. A través del diseño cuasi experimental con grupo control y experimental, se estableció la efectividad del aula invertida en los aprendizajes de estudiantes universitarios y que no existen diferencias significativas en los promedios de la prueba de salida al trabajarse con diversas estrategias didácticas.</p> <p><strong>Palabras clave:</strong> Clase invertida. Optimización de funciones. Enseñanza de las matemáticas.</p> 2023-03-07T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Práxis Educativa https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21468 Curso de Bacharelado em Ciências Militares: construção e mobilização dos saberes docentes 2023-02-20T16:48:16+00:00 Alexandre Cardoso Barbosa cardosobm05@gmail.com Maria Adélia da Costa adelia.cefetmg@gmail.com Roberta Pasqualli roberta.pasqualli@ifsc.edu.br <p>Este trabalho apresenta o processo de construção e mobilização de conhecimentos e saberes inerentes ao exercício da docência em uma instituição de ensino militar. É uma pesquisa de natureza básica, qualitativa, acompanhada por tratamento quantitativo de dados. Trata-se de um estudo de caso no Curso de Bacharelado em Ciências Militares – Prevenção e Gestão de Catástrofes da Academia de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Como resultados, de forma geral, os instrutores aprenderam a ser professor durante o exercício da prática docente, sendo as experiências vividas no ambiente de trabalho de nível operacional levadas para a sala de aula, influenciando diretamente no processo de ensinar. O processo de construção da identidade docente está atrelado a diversos fatores, sejam eles relacionados à individualidade humana, pela consciência da real função do ser docente e o que seria, em si, o ato de ensinar, ou fatores vinculados aos saberes experienciais, pedagógicos, curriculares e disciplinares.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Ensino Militar. Formação de Bombeiros. Saberes docentes.</p> 2023-03-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Práxis Educativa https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21602 Éducation corporelle et décrochage scolaire: une problématique oubliée dans les innovations de la revue EP.S et les discours officiels (1981-2020)? 2023-02-22T17:12:42+00:00 Joseph Gandrieau josephgandrieau@gmail.com Clément Llena clement.llena@univ-lille.fr Daniel Caballero-Julia daniel.caballero.sociologo@gmail.com Eric Flavier eric.flavier@unistra.fr Jean Saint-Martin jsaintmartin@unistra.fr <p>En intégrant à nouveau le Ministère de l’Éducation Nationale en 1981, les acteurs de l’Éducation Physique et Sportive (EPS) se voient confier de nouvelles missions. Cet article interroge la participation des acteurs de l’EPS à une mission qui dépasse une réflexion strictement disciplinaire : la lutte contre le décrochage scolaire. Depuis 1981, une analyse de contenu des articles de la <em>revue</em> <em>EP.S</em> a été menée et a été enrichie par une analyse statistique des données textuelles des principaux textes officiels régissant la discipline. Seuls six articles de la revue traitent de la problématique du décrochage scolaire et aucun texte disciplinaire ne fait le lien entre décrochage scolaire et l’enseignement obligatoire de l’EPS. Les résultats de ces analyses croisées montrent que la problématique du décrochage scolaire, reste durant cette période, une mission scolaire oubliée des discours institutionnels et des pratiques professionnelles innovantes en EPS. Depuis 1981, la discipline EPS semble ancrée dans une logique disciplinaire contraignant l’engagement de ses acteurs dans des problématiques scolaires plus larges. Ces résultats interrogent la capacité des praticiens et des législateurs d’une discipline corporelle à répondre aux défis scolaires du moment.</p> <p><strong>Mots-clés: </strong>Éducation Physique et Sportive. Décrochage scolaire. Persévérance scolaire.</p> 2023-03-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Práxis Educativa https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21795 Articulando a Educação Científica com a Sociologia de Educação: o contributo significativo de Ana Maria Morais 2023-04-21T22:26:21+00:00 Isabel Pestana Neves imneves@ie.ulisboa.pt <p>Este artigo tem como objetivo prestar um tributo a Ana Maria Morais, coordenadora do Grupo ESSA (Estudos Sociológicos da Sala de Aula) que integrou a Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Nesta homenagem pretende-se destacar o seu legado académico, de grande mérito profissional e de enorme rigor intelectual, com uma vasta obra nos campos do ensino das ciências e da sociologia da educação. Salienta-se o seu papel crucial no desenvolvimento de uma investigação pioneira centrada na interação entre o ensino das ciências e a sociologia da educação, tendo como suporte conceptual a teoria do sociólogo inglês Basil Bernstein. Refere-se ainda o seu importante papel como uma das vozes marcantes pela defesa de um ensino das ciências centrado na qualidade e rigor científico e de uma educação conceptualmente exigente para <em>todos</em> os alunos.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Sociologia da Educação. Educação Científica. Ana Maria Morais.</p> 2023-04-24T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Práxis Educativa https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21306 Lesson study as a pedagogical practice in higher education from an inclusive perspective: strategies and resources indicated by professors 2023-02-23T23:59:06+00:00 Jáima Pinheiro de Oliveira jaima.ufmg@gmail.com Seán Bracken s.bracken@worc.ac.uk Natalia Nakano natinakano@gmail.com Gareth Dart g.dart@worc.ac.uk <p>Lesson Study as a strategy for inclusive pedagogical practices has been used in some countries as a form of collaborative work, involving both teachers and students; and fosters discussions during the implementation of teaching practices. This article aims to present an excerpt of the results of an investigation using Lesson Study conducted in Brazil, simultaneously with the University of Worcester. The analysis indicated the resources and strategies suggested by the professors during the realization of a cycle of the Lesson Study approach. The study concluded that the opportunity to research in a university context increased the understanding of inclusive education among the involved agents.</p> <p><strong>Keywords:</strong> Higher education. Teacher training. School inclusion.</p> 2023-04-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Práxis Educativa https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21041 Educação do Campo e as Práticas Educativas da Escola José Fidelis de Moura, do Assentamento Bonfim da Conceição - Ceará 2022-10-14T17:35:56+00:00 Francisco Valdir Amorim valdiramorim502015@hotmail.com Luciane Azevedo Chaves lucianeazechaves@gmail.com Márcia Cristiane Ferreira Mendes marciacfmendes@gmail.com <p>Este estudo traz em seu contexto as lutas dos movimentos sociais por uma Educação do Campo no espaço rural, bem como sua construção, sua organização e seu desenvolvimento educacional social e sustentável nas áreas de assentamento. O objetivo geral é analisar a importância das escolas do/no campo e suas práticas pautadas na Educação do Campo, realizando análise dos documentos oficiais do Assentamento Bonfim da Conceição-CE. Como abordagem metodológica, utilizamos a qualitativa, amparada pelos estudos bibliográficos e pelos arquivos do assentamento de Bonfim da Conceição na comunidade Fazendinha, localizada em Santana do Acaraú-Ceará. Para aprofundarmos a pesquisa, realizamos uma discussão sobre uma educação que surgiu por meio de reivindicação da classe trabalhadora, inconformada com uma educação rural imposta pela classe dominante, tendo como observação de uma nova prática para a Educação do Campo, a escola de ensino médio José Fidelis de Moura, localizada na comunidade Fazendinha, em Santana do Acaraú, Ceará. Como conclusão, apontamos que essa escola tem trazido contribuições, mesmo apontando as dificuldades de transporte para os alunos que moram no campo. São várias as dificuldades dos alunos que moram na zona rural ficando evidente quando analisamos os documentos e as narrativas dos professores da Escola José Fidelis. A qualidade da educação não se evidencia apenas nas escolas localizadas nas zonas urbanas, mas também as que estão na zona rural, por isso, é preciso política de governo voltada para as necessidades dos alunos e da população que mora no campo.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Educação do/no campo. Práticas educativas. Assentamento Bonfim da Conceição. Escola José Fidelis de Moura.</p> 2023-05-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Práxis Educativa https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21069 Como os estados e os municípios capitais no Brasil regulamentam as competências do diretor escolar 2022-12-19T19:37:24+00:00 Ângelo Ricardo de Souza angelo@ufpr.br Ana Cristina Prado de Oliveira ana.prado.oliveira@gmail.com Cynthia Paes de Carvalho cynthiapaesdecarvalho@puc-rio.br <p>O artigo discute as experiências estaduais e dos municípios capitais no Brasil sobre as competências e as atribuições dos diretores escolares, identificando os casos de normatização e a forma de regulamentação do tema. O estudo foi desenvolvido a partir de levantamento em portais eletrônicos de legislações no país. A análise dos dados foi realizada em forma comparativa, observando similitudes e diferenças entre os casos estudados. As conclusões mostram que a maioria dos entes federados analisados possui legislação que regulamenta a função do diretor escolar, com grande diversidade de aspectos no que tange às suas responsabilidades. Os pontos mais frequentes referem-se às atribuições institucionais da direção escolar, como representar a escola ou zelar pelo patrimônio, assim como o reconhecimento do diretor como articulador da gestão democrática e do projeto político-pedagógico, sendo essa última tarefa a que mais se repete entre os casos analisados.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Diretor escolar. Gestão escolar. Política educacional. Legislação educacional.</p> 2023-05-05T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Práxis Educativa https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21387 Um currículo que verte sangue: tecnologia de apoptose no necrocurrículo das narrativas midiáticas seriadas 2022-12-16T11:29:08+00:00 Evanilson Gurgel evanilsongurgel@gmail.com Marlécio Maknamara maknamaravilhas@gmail.com <p>Neste artigo, investiga-se o currículo das narrativas midiáticas seriadas, significando-o como um “necrocurrículo”, um artefato pedagógico cuja ação regulatória dá-se em torno da qualificação de modos de vida e, consequentemente, distribuição de mandos de morte. O argumento é o de que, ao articular uma política de morte frente a marcadores da diferença, esse currículo tem criado e articulado significados que justificam a possibilidade de expurgo do que considera indesejado por meio de uma “tecnologia de apoptose” relacionada às práticas de programação de morte. Evidencia-se uma forma estilizada de extermínio do sujeito negro a partir desse currículo que, sob a desculpa de estar dramatizando a experiência do racismo, termina por reiterar e adicionalmente produzir a própria violência que alega estar criticando. Conclui-se que tal artefato tem atuado como uma atualização do “corpo supliciado”, de modo a ensinar que a qualquer momento um sujeito negro está vulnerável à violência e à morte.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Currículo. Raça. Narrativas midiáticas seriadas.</p> 2023-05-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Práxis Educativa https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21384 A produção do dispositivo sexualidade em tempos de avalanche neoconservadora na educação: discursividades científicas latino-americanas 2023-03-15T17:28:25+00:00 Dulce Mari da Silva Voss dulcevoss@unipampa.edu.br Eliada Mayara Cardoso da Silva Alves eliadamayara@hotmail.com <p>Este artigo apresenta os resultados de uma metapesquisa de análise das perspectivas teórico-epistemológicas presentes em estudos latino-americanos que abordam o tema da sexualidade nas políticas educacionais contemporâneas. As teorizações de Foucault e Butler subsidiam as análises desenvolvidas ao longo deste trabalho. Nele, percebe-se que as perspectivas pós-estruturalista, materialista dialética e pluralista são as mais empregadas na discussão das políticas neoconservadoras concernentes aos discursos produzidos pelo movimento Escola sem Partido e a enunciação denominada ideologia de gênero que visam respaldar valores morais de famílias cristãs e retirar dos currículos das escolas a educação dos corpos, dos gêneros e das sexualidades. Conclui-se que os estudos latino-americanos visam contrapor-se às políticas educacionais neoconservadoras, pois mobilizam uma forte crítica aos padrões morais e às interdições políticas e pedagógicas que atingem os interesses e os direitos de grupos sexuais dissidentes na educação.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Políticas educacionais. Neoconservadorismo. Sexualidade.</p> 2023-05-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Práxis Educativa https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21405 Revisitando a relação entre família e escola: discursos inacabados 2023-05-18T13:00:25+00:00 Anderson de Carvalho Pereira apereira.uesb@gmail.com <p>Esta pesquisa faz parte de uma pesquisa mais ampla sobre a contratação de Psicólogos na rede pública de ensino do sudoeste da Bahia, após promulgação de legislação específica. Ao responderem sobre esta contratação, as professoras entrevistadas deram destaque à relação entre família e escola. Por conta disso, o objetivo deste artigo foi analisar especificamente como se construiu o processo de distribuição de sentidos sobre “família”. Para isto, utilizou-se o referencial teórico e metodológico da Análise de Discurso francesa. Pela análise das entrevistas foram identificadas duas zonas de sentido (recortes) intituladas “família e déficit de atenção” e “família e discurso médico”. No cotidiano escolar, estes recortes indicam como resultados um assujeitamento dos sujeitos-professores a essas zonas de sentido. Todavia, há possiblidades de rupturas nestes discursos, porque são discursos inacabados.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Psicologia Escolar e Educacional. Análise do Discurso. Família e escola.</p> 2023-05-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Práxis Educativa https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21500 The neohumanist moment and our planetary futures 2023-01-18T20:19:46+00:00 Marcus Bussey mbussey@usc.edu.au <p>Neohumanism and global processes are described in this paper through the lens of the course on Global Citizenship taught by the author. The relationship between humanism is explored and the ongoing human project of becoming ‘global citizens’ is framed as one of expanded consciousness involving critical spirituality. Neohumanism is described as the product of intercultural dialogue. Just as Humanism has declared there is only one human family, Neohumanism declares there is only one planetary family. The current moment is one of crisis and opportunity. This is a Neohumanist moment that is at work ushering in one way of seeing the relational and spiritual possibilities of our planetary futures.</p> <p><strong>Keywords: </strong>Neohumanism. Humanism. Sarkar. Critical Spirituality. Global Citizenship.</p> <p> </p> 2023-04-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Práxis Educativa https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21501 Internationalization, interculturality and Neohumanism Philosophy of Shrii Prabhat Ranjan Sarkar 2023-01-18T20:17:26+00:00 Sunandita Bhowmik sunanditabhowmiknhe@gmail.com <p>This article introduces the internationalisation and interculturality from Neohumanist perspective. Neohumanism was propounded by the great Indian philosopher Prabhat Ranjan Sarkar (1921-1990). As a key approach to internationalisation, Sarkar emphasised manifestation of human qualities that lie in the subtle layers of mind. Humanism newly explained and newly-sermonized is Neohumanism – the philosophy which will make people understand that they are not merely ordinary creatures. This philosophy will liberate them from all inferiority feelings and defects and make them aware of their own importance it will inspire them to build a new world. All beings – animate and inanimate - come within the scope of Neohumanism which will eliminate all sentiments like geo-sentiment, socio-sentiment and will usher in universalism. Implementation of principles of Progressive Utilization Theory (PROUT) in economic sphere will provide guaranteed provision of basic amenities of life like food, clothing, shelter, education and medical treatment to all segments of the society. Neohumanist education focuses on instilling universal moral values among the students.</p> <p><strong>Keywords: </strong>Neohumanism. Progressive Utilization Theory. Internationalization. Interculturality.</p> 2023-04-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Práxis Educativa https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/20926 Apprendre en situation d’incertitude: de l’expérience aux savoirs 2022-08-22T19:40:52+00:00 Hervé Breton herve.breton@univ-tours.fr <p class="Texte" style="margin: 0cm; text-indent: 0cm;"><span lang="FR" style="font-size: 11.0pt;">Penser la formation à partir de l’expérience de l’incertain conduit à reconnaître les dimensions plurielles, transverses et longitudinales des dynamiques de formation. Si l’incertitude est une donnée structurelle des existences humaines, aux échelles individuelles et collectives, la force de la crise pandémique associée à la Covid-19 constitue un événement, du fait de la durée du phénomène, de sa puissance d’irruption et de son caractère à la fois global et mondial. Cet article interroge les dimensions formatrices de cette crise sanitaire inédite pour les sociétés contemporaines, à partir d’une étude réalisée selon une démarche narrative, conduite auprès de vingt-huit chercheurs répartis dans 15 pays et cinq continents.</span></p> <p class="Texte" style="margin: 0cm; text-indent: 0cm;"><strong><span lang="FR" style="font-size: 11.0pt;">Mots clés:</span></strong><span lang="FR" style="font-size: 11.0pt;"> Expérience. Formation. Incertitude. Situation. Savoirs.</span></p> 2023-01-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Práxis Educativa https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/20927 Perspectiva discursiva al estudio de las representaciones sociales en el campo de la educación 2022-08-22T00:05:29+00:00 Silvia Gutiérrez Vidrio sgvidrio@hotmail.com <p>En este texto presento algunos planteamientos teórico-metodológicos para el estudio de las representaciones sociales en el campo educativo integrados en una propuesta sustentada en la lógica natural que permite analizar su dimensión discursiva. Describo los planteamientos centrales de dicha propuesta y muestro que la particularidad de este enfoque es que permite evidenciar el papel que juega el lenguaje en la construcción de las representaciones sociales, captar la manera en que el sujeto se relaciona con lo construido y el involucramiento del locutor en lo que enuncia. Basándome en investigaciones que he realizado en el campo educativo ilustro la propuesta con un estudio sobre la Reforma Educativa Mexicana de 2013.</p> <p><strong>Palabras clave:</strong> Discurso. Representaciones sociales. Educación.</p> 2023-01-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Práxis Educativa https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/20929 A construção do pensamento social de professoras e coordenadoras pedagógicas sobre a pandemia da covid-19: um estudo em representações sociais 2022-08-22T00:03:23+00:00 Clarilza Prado de Sousa clarilza.prado@gmail.com Romilda Teodora Ens romilda.ens@gmail.com Serena Eréndira Serrano Oswald sesohi@gmail.com <p>Neste artigo, objetivou-se compreender o pensamento social frente à pandemia, formado por grupos de mulheres profissionais da Educação – professoras e coordenadoras pedagógicas –, para assimilar suas representações sociais sobre o processo da pandemia da covid-19. Inicialmente, reflete-se sobre a perspectiva das representações sociais e sobre a arquitetura do pensamento social para abordar esse tema. Na sequência, em pesquisa de abordagem qualitativa, aplicou-se um Teste de Associação Livre de Palavras, com a palavra “pandemia”, e solicitou-se que descrevessem “como estava sendo sua vivência com a pandemia na sua vida profissional”. Os dados produzidos, em 2020/2021 com 58 mulheres, após processados pelo <em>software</em> IRaMuTeQ, permitiram as análises Prototípica, de Similitude e Classificação Hierárquica Descendente, as quais, trianguladas a uma microanálise qualitativa tradicional complementada por análise temática, com aporte teórico da Teoria das Representações Sociais e das Políticas Educativas nesse momento no Brasil, possibilitaram apreender suas representações no contexto do tempo/espaço pandêmico experienciado.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Representações sociais. Mulheres profissionais da Educação. Impacto da pandemia da covid-19.</p> 2023-01-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Práxis Educativa https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/20959 Reconhecimento profissional do trabalho docente na visão de professores da Educação Básica em tempos de pandemia 2022-08-25T19:30:21+00:00 Lúcia Villas Bôas lboas@fcc.org.br Adelina Novaes anovaes@fcc.org.br Vicente Sarubbi Junior vicente.sarubbi@gmail.com Ricardo Henrique Pucinelli pucinelli@alumni.usp.br <p>Neste artigo, apresenta-se um recorte do estudo <em>Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica </em>realizado em 2020, com o objetivo de compreender como docentes da Educação Básica, no Brasil, desenvolviam suas atividades nas primeiras semanas de isolamento devido à pandemia da covid-19. Aborda-se o reconhecimento profissional do ponto de vista de 14.285 professoras/es. As respostas discursivas a um questionário eletrônico foram processadas com o auxílio dos programas Alceste e NVivo. Considerando o reconhecimento profissional como um processo global que integra uma dimensão avaliativa e uma dimensão de legitimação no contexto do trabalho, as respostas indicaram três eixos: um, ancorado na esperança, associado a expectativas de valorização, sobretudo por parte das famílias; outro, mais pessimista, fundado no descrédito na mudança; e, por fim, um que evidencia a insegurança e a incerteza do contexto atual, composto por textos sobre a (não) valorização do trabalho docente.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Covid-19. Reconhecimento profissional. Trabalho docente.</p> <p> </p> 2023-01-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Práxis Educativa https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21588 SAPIRO, Gisèle. É possível dissociar a obra do autor? Tradução de Juçara Valentino. Belo Horizonte: Moinhos, 2022. 184p. 2023-02-16T22:24:05+00:00 Karina Regalio Campagnoli karinaregalio@hotmail.com Jaine dos Santos Floriano jaine.f@hotmail.com <p>Resenha: SAPIRO, Gisèle. É possível dissociar a obra do autor? Tradução de Juçara Valentino. Belo Horizonte: Moinhos, 2022. 184p.</p> 2023-02-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Práxis Educativa https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21016 Agência radical-transformadora: continuidades e contrastes em relação à agência relacional e implicações para a educação 2022-09-16T21:41:49+00:00 Anna Stetsenko AStetsenko@gc.cuny.edu <p>Os estudos recentes sobre agência são principalmente centrados em torno de uma abordagem relacional (também conhecida como situacional, contextual, distributiva e ecológica) que chama atenção para o fato de a agência estar situada em um contexto próprio e dependente de interatividades socioculturais e dinâmicas. Meu argumento central é que há um hábito de passividade nessas concepções. Ilustrativo disso são os trabalhos de Biesta e demais colaboradores que analiso aqui, a fim de revelar falhas conceituais que precisam ser abordadas. Para superar essas falhas, é importante reconstruir nada menos do que as premissas básicas sobre o desenvolvimento humano, contexto/realidade e ensino-aprendizagem para colocar em primeiro plano uma visão mais radical de agência que conduza ao combate às desigualdades e às injustiças na educação. Na abordagem alternativa, denominada Posicionamento Ativista Transformador, o desenvolvimento humano é posicionado como sendo não apenas totalmente imerso no mundo e em sua dinâmica contextual, mas também, de modo mais crítico, realizado pelas contribuições de cada indivíduo para as práticas comunitárias, por meio das quais essas práticas são mudadas como um todo sempre que uma pessoa age como um membro ativo da comunidade. A ênfase está no nexo de as pessoas mudarem o mundo e serem mudadas nesse processo de mudar o mundo – como dois polos de um mesmo objeto, bidirecional e recursivo, promovendo a co-constituição de pessoas e do mundo em uma realização simultânea de si e do mundo. As pessoas nunca só reagem ou respondem ao que existe, mas agem ativamente na correalização tanto do mundo quanto de si mesmas. A agência tem um papel formativo nos processos de correalização tanto do desenvolvimento humano, da dinâmica sócio-histórica geral, quanto do próprio mundo. É importante ressaltar que o desenvolvimento da agência depende do acesso a ferramentas culturais que precisam ser fornecidas pela sociedade e adotadas ativamente por cada indivíduo. Existem conjecturas e implicações sociopolíticas fortemente contrastantes voltadas às questões das desigualdades e das injustiças na educação. A noção de uma agência radical-transformadora é empregada para expor e superar ideologias de adaptação passiva e aquiescência com a ordem existente das coisas e do mundo como presumivelmente “é”.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Ativismo. Posicionamento ativista transformador. Vygotsky. Teoria da atividade histórico-cultural. Ethos sociopolítico. Ontoepistemologia. Mudança social.</p> 2023-01-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Práxis Educativa