https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/issue/feedPráxis Educativa2025-01-16T18:09:00+00:00Editorespraxiseducativa@uepg.brOpen Journal Systems<p>A Revista Práxis Educativa, editada sob a responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado), da Universidade Estadual de Ponta Grossa, tem como objetivo publicar trabalhos que contribuam para o seu campo específico de investigação e que possam servir de referência para outros trabalhos de pesquisa. A revista prioriza a publicação de textos inéditos e de pesquisas já concluídas. </p> <p>ISSN 1809-4031</p> <p>E-ISSN 1809-4309</p>https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/24156Fascismo neoliberal e mercantilização das universidades norte-americanas: repressão à liberdade de expressão e os movimentos de resistência estudantil2024-10-30T00:45:58+00:00Henry Armand Girouxgirouxh@mcmaster.caGustavo de Oliveira Figueiredogfigueiredo.ufrj@gmail.com<p>Este artigo analisa o impacto do autoritarismo crescente sobre as universidades e o papel da dissidência estudantil em um contexto global de mercantilização da educação e repressão à liberdade acadêmica. Partindo do conceito de “fascismo neoliberal”, analisamos como governos de extrema-direita, bilionários e elites empresariais estão atacando as funções críticas das universidades, reduzindo-as a meros centros de conformidade e repressão intelectual. Utilizando exemplos de protestos estudantis em <em>campi</em> universitários nos Estados Unidos, como as manifestações contra a violência de Israel em Gaza, o texto aborda como a repressão violenta e a criminalização da dissidência são usadas para silenciar movimentos que questionam a ordem hegemônica. Em especial, discute-se o impacto do discurso autoritário na política para justificar a violência estatal contra estudantes que denunciam a ocupação e o genocídio palestino. Além disso, o texto argumenta que esse ataque à liberdade acadêmica e ao pensamento crítico faz parte de uma estratégia mais ampla para moldar as universidades à imagem de uma pedagogia de obediência, alinhada aos interesses neoliberais e fascistas. Conclui-se que a resistência estudantil e a formação política de professores e estudantes são elementos essenciais para desafiar essa mercantilização das universidades e preservar seu papel como espaços de pensamento livre e emancipatório.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Movimento estudantil. Liberdade de expressão. Neoliberalismo. Universidade pública.</p>2024-11-25T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Práxis Educativahttps://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/23491O corpo criança e o corpo adulto na pesquisa com crianças2024-08-11T22:39:30+00:00Gisele Brandelero Camargogbcamargo@uepg.brMarynelma Camargo Garanhanimarynelma@ufpr.br<p>Por meio de uma investigação desenvolvida no período de 2018 a 2020, cujo objetivo foi compreender o ponto de vista das crianças sobre como é sua experiência de atravessar da Educação Infantil para os anos iniciais do Ensino Fundamental, apresenta-se, neste texto, o conceito de corpo criança na relação com o corpo adulto na pesquisa com crianças. A pesquisa foi realizada em duas instituições escolares: um Centro Municipal de Educação Infantil e uma escola de anos iniciais do Ensino Fundamental, no município de Ponta Grossa, Paraná, Brasil. Teve uma abordagem qualitativa, com base interpretativa de cunho etnográfico, e adaptou os instrumentos de produção de dados aos contextos da investigação: observação participante, entrevistas individuais e visitas monitoradas. Com abordagem teórica da Sociologia da Infância, pela qual se entende o corpo criança como sujeito competente, criativo e produtor de cultura, amplia-se, neste artigo, a reflexão sobre os conceitos de corpo criança e corpo adulto, colaborando com a legitimidade das vozes das crianças e suas diferentes formas de participação nas pesquisas em contexto educacional. A pesquisa trouxe alguns resultados e reflexões, como a revelação de que as crianças gostam e desejam as mudanças inerentes aos contextos de suas escolas; e que o corpo criança, na travessia da Educação Infantil para os anos iniciais do Ensino Fundamental, é tanto o lugar de sua experiência quanto o lugar de suas interpretações e ações sociais. Por meio desta investigação, defende-se a postura do menos-adulto como uma forma ética de relação entre o corpo adulto e o corpo criança no processo de produção de dados em pesquisa com crianças.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Corpo criança. Corpo adulto. Pesquisa com crianças. Menos-adulto.</p> <p> </p>2025-01-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Práxis Educativahttps://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/23713Ejercer la docencia en establecimientos educativos públicos de Honduras. Un estudio biográfico-narrativo2024-11-12T00:20:01+00:00Víctor Manuel Zelaya Portillovmzelaya@unah.hnCésar Xavier Girón Aguileracxgiron@unah.hnKaren Gajardo-Asbúnkaren.gajardo@utalca.clIlich Silva-PeñaIlich.silva@ulagos.clEddy Paz-Maldonadoeddy.paz@unah.edu.hn<p>En este artículo, siete profesores relatan lo que implica desarrollar el quehacer docente en centros educativos públicos de Honduras. Se realizó una investigación cualitativa utilizando el método biográfico-narrativo. Los instrumentos de recolección de la información fueron la entrevista semiestructurada y los relatos de vida. Los resultados muestran que la vocación docente surge a partir del deseo de contribuir con el desarrollo del país. Por otro lado, las dificultades que se enfrentan mientras se lleva a cabo la práctica educativa se relacionan con la falta de apoyo gubernamental, lo que produce deterioro en el propio sistema de enseñanza. Además, se evidencia la necesidad de una constante preparación para brindar una educación con mayor calidad. En las discusiones se contrasta con otros trabajos efectuados en el plano internacional y se concluye en la necesidad del compromiso del Estado en la entrega de los apoyos necesarios para propiciar una formación del profesorado fundamentada en la justicia social.</p> <p><strong>Palabras clave:</strong> Docente. Educación. Honduras. Justicia social. Narrativas. Práctica pedagógica.</p>2025-01-22T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Práxis Educativahttps://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22676Estrategia pedagógica – ecológica para el mejoramiento del rendimiento ejecutivo, con transferencia a la intelectualidad y personalidad, en la niñez vulnerable2024-07-14T14:26:01+00:00Oscar Armando Erazo Santanderoscar.erazo01@usc.edu.coJuan Felipe Martínez Flórezjuan.martinez27@usc.edu.co<p>La intervención de procesos ejecutivos como planeación, memoria de trabajo e inhibición en la niñez de contextos vulnerables, con estrategias pedagógicas y ecológicas, podría mejorar las condiciones intelectuales y la personalidad. Se realizó un estudio con metodología cuantitativa con medición pretest de 102 estudiantes y pos-test con 64, entre 8 y 10 años, se aplicaron los instrumentos Banfe-3, K-bit y CPQ. Los resultados identificaron mejoras significativas en el rendimiento ejecutivo, capacidad intelectual y regulación de la personalidad, en los niños de una institución vulnerable, pasando de un funcionamiento ejecutivo con alteración leve a normalidad baja, el cociente intelectual con un promedio medio bajo a medio y la personalidad con tendencia hacia la regulación de la ansiedad, reducción de la extroversión y normalidad en el psicoticismo. Se puede concluir que es posible mejorar el rendimiento ejecutivo, la habilidad intelectual y la regulación emocional y conductual en niños de contextos vulnerables, a pesar de continuar con sus condiciones adversas.</p> <p><strong>Palabras clave:</strong> Funciones ejecutivas. Inteligencia. Personalidad. Niñez. Vulnerabilidad.</p>2025-01-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Práxis Educativahttps://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/23355Da escassez à potência do brincar: corpo/movimento na formação de professores – um estado do conhecimento2024-05-15T23:01:43+00:00Daiana Camargocamargo.daiana@hotmail.com<p>Analisa-se, neste artigo, a produção acadêmica no âmbito da Pós-Graduação em Educação, cujos estudos abordam o brincar, o corpo e o movimento na formação de professores de Educação Infantil. O objetivo foi verificar como o tema é abordado nos espaços de formação, em específico no curso de Pedagogia. Este estudo caracteriza-se como uma revisão bibliográfica do tipo Estado do Conhecimento (Morosini; Kohls-Santos; Bittencourt, 2021). Recorreu-se às produções científicas dos anos de 2006 a 2016, refinadas a partir de descritores, categorizadas e analisadas. Os resultados indicam que o referencial teórico das pesquisas apresenta influência dos estudos sobre o corpo oriundos da Educação Física, clássicos da Educação Infantil e influência de temas como participação e protagonismo da criança, demarcando a existência de uma lacuna quanto ao corpo da criança/movimento como foco da Pedagogia.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Corpo/movimento. Brincar. Professores de Educação Infantil.</p>2025-01-28T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Práxis Educativahttps://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/24496Ética, reflexividade e “momentos eticamente importantes” na pesquisa2025-01-16T18:09:00+00:00Marilys Guilleminm.guillemin@unimelb.edu.auLynn Gillaml.gillam@unimelb.edu.au<p>Tensões éticas fazem parte da prática cotidiana da pesquisa, de todos os tipos. Como os pesquisadores lidam com problemas éticos que surgem na prática de suas pesquisas, e há estruturas conceituais nas quais eles podem se basear para auxiliá-los? Este artigo examina a relação entre reflexividade e ética em pesquisa. Ele se concentra no que constitui a prática ética de pesquisa em pesquisa qualitativa e em como os pesquisadores efetivam a prática ética em pesquisa. Como uma estrutura para pensar sobre essas questões, as autoras distinguem duas dimensões diferentes de ética em pesquisa, o que elas designam como ética procedimental e “ética na prática”. A relação entre elas e o impacto que cada uma tem na realização da pesquisa são examinados. O artigo baseia-se na noção de reflexividade como uma maneira útil de entender tanto a natureza da ética na pesquisa qualitativa quanto como a prática ética em pesquisa pode ser efetivada.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Ética em pesquisa. Reflexividade. Prática de pesquisa.</p>2025-01-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Práxis Educativahttps://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/24247ChatGPT como catalisador do Pensamento Crítico e Criativo2024-12-05T21:49:14+00:00Rosa Sandra Paivasandra.paiva@ua.ptAntónio Pedro Costaapcosta@ua.ptLuís Paulo Reislpreis@fe.up.pt<p>Para dar resposta às exigências atuais de desenvolvimento de capacidades e de disposições de Pensamento Crítico e Criativo (PCC), foi concebido o Modelo de Aprendizagem de PCC com recurso a um modelo de Inteligência Artificial Generativa – o ChatGPT – para alunos do ensino secundário. O Modelo (PCC_IAGen) apresenta seis etapas, nas quais o ChatGPT surge como mentor, ferramenta e simulador. Este estudo tem como objetivos caraterizar os alunos através da aplicação de um Teste de Pensamento Crítico e Criativo e uma Escala de Disposições de Pensamento Crítico e compreender como evoluem as capacidades e as disposições após a aplicação do modelo PCC_IAGen. O estudo realizou-se em Portugal, envolvendo 23 alunos do 12º ano. Os alunos tiveram um nível inicial elevado de capacidades e de disposições de PCC e, também, uma melhoria moderada das capacidades e um aumento significativo nas disposições, especialmente entre os alunos com pontuações iniciais mais baixas.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Resolução de problemas. Modelo de Aprendizagem de Pensamento Crítico e Criativo. Inteligência Artificial Generativa.</p>2025-01-27T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Práxis Educativahttps://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/24293Ética na pesquisa em educação: os limites e desafios ante a Inteligência Artificial2024-11-20T14:08:58+00:00Anita Helena Schleseneranitahelena1917@gmail.com<p>Neste artigo, desenvolvem-se algumas reflexões sobre a ética no campo da pesquisa em educação, indagando tanto sobre a regulamentação quanto sobre as novas dimensões que o problema assume com a inserção das novas tecnologias digitais, basicamente a Inteligência Artificial (IA). O pressuposto teórico-metodológico funda-se no pensamento crítico, de modo que a questão ética apresenta uma dimensão política que procede das condições sociais e históricas. Retomam-se dados da situação atual dos debates sobre a IA na pesquisa em educação e questiona-se sobre a necessidade de marcos regulatórios institucionais que ordenem a pesquisa científica na área de Ciências Humanas e, especificamente, na área de Educação.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Ética na pesquisa. Ética na pesquisa em educação. IA na pesquisa em educação.</p>2025-01-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Práxis Educativa