A questão da cultura e da alteridade nos contextos Brasil e França: uma análise dos documentos norteadores nacionais para o ensino da leitura e da escrita

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.12209.069

Resumo

O presente estudo analisou o conteúdo sobre cultura e alteridade presentes nos documentos oficiais do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) – Brasil e Programmes pour les Cycle 2 (PPC2) – França relacionados ao tratamento sobre a prática heterogênea do ensino da leitura e da escrita, nas turmas do Ciclo de Alfabetização/Cycle 2. Utilizou o procedimento da análise documental e, para a leitura dos dados, realizou a análise do conteúdo. O estudo possibilitou refletir as orientações oficiais sobre as situações didáticas e pedagógicas que evidenciaram a cultura específica de cada país e que são norteadoras do ensino da leitura e da escrita na perspectiva da diversidade. Percebemos, ainda, que foram apresentadas especificidades que envolveram o conteúdo da alteridade com evidências explícitas, de maior predominância no documento da França, e evidências implícitas, com maior predominância no documento do Brasil que, assim, caracterizaram a identidade local de cada nacionalidade.

Palavras-chave: Cultura e alteridade. Ensino da leitura e da escrita. Heterogeneidade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Renata Araújo Jatobá de Oliveira, Centro Universitário da Vitória de Santo Antão (UNIVISA)

Université Claude Bernard - Lyon 1. Professora Adjunta do Centro Universitário da Vitória de Santo Antão (UNIVISA)

Downloads

Publicado

2021-08-04

Como Citar

ARAÚJO JATOBÁ DE OLIVEIRA, R. A questão da cultura e da alteridade nos contextos Brasil e França: uma análise dos documentos norteadores nacionais para o ensino da leitura e da escrita. Práxis Educativa, [S. l.], v. 16, p. 1–21, 2021. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.16.12209.069. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/12209. Acesso em: 28 mar. 2024.