UTILIZAÇÃO DE ÓLEO DE GIRASSOL COMO COMBUSTÍVEL EM UNIDADE DE POTÊNCIA MONOCILINDRO CICLO DIESEL

Resumo

Neste trabalho, em um micro-trator monocilindro de injeção direta realizaram-se ensaios de 50 h de duração, utilizando 100% de óleo de girassol como combustível em comparação com o petrodiesel. No primeiro ensaio (E-1), utilizou-se óleo vegetal entrando a temperatura ambiente no sistema de injeção do motor; no segundo (E-2), aqueceu-se o óleo a uma temperatura de aproximadamente 90°C, e no terceiro (E-3) utilizou-se somente petrodiesel. No primeiro ensaio após 50 h foi constatada a queima da junta de cabeçote. Para os ensaios E-1 e E-2 foi encontrado um aumento da pressão de compressão e para E-3 redução. A carbonização do bico injetor do E-2 foi 81,5% menor que a do E-1 e 5,8% maior que E-3. A carbonização do sistema de admissão do E-2 foi 51,7% menor que do E-1 e 36,2% maior que E-3. A carbonização do sistema de exaustão do E-2 foi 33,4% menor que a do E-1 e 34,4% maior que E-3. Para a câmara de combustão a carbonização do E-1 foi praticamente igual ao do E-2, sendo estes em torno de 50% maior que E-3. Com relação ao consumo de combustível do E-1 e do E-2 foram respectivamente de 2,3% e 0,7% maiores que o E-3. No caso do óleo lubrificante, houve contaminação por óleo vegetal combustível nos dois primeiros ensaios. No geral o E-2 mostrou-se melhor que o E-1. 

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Publicado

2009-11-16

Edição

Seção

Artigos