IDENTIFICAÇÃO DE PARÂMETROS DE MODELO MATEMÁTICO PARA PREDIÇÃO DE RUÍDO VEICULAR

Resumo

Com o desenvolvimento das cidades aumentam-se o número e fluxo de veículos transitando nas vias urbanas. Consequentemente, o ruído emitido pelo tráfego de veículos é aumentado, gerando desconforto ou mesmo patologias às pessoas afetadas. Dessa forma, meios de controle de ruído são propostos para que os níveis sonoros situem-se dentro dos limites permissíveis regidos por leis municipais e normas técnicas. Em geral, as técnicas de controle de ruído são aplicadas na fonte (uso de atenuadores acústicos veiculares) e na trajetória do ruído (como por exemplo, uso de barreiras acústicas e revestimentos acústicos). No projeto das técnicas de controle de ruído veicular na trajetória, é comum o uso de modelos matemáticos calibrados do ruído para que diferentes cenários do controle acústico possam ser simulados. Nesse sentido, este trabalho apresenta um estudo de caso de ajuste de parâmetros de um modelo matemático de nível de pressão sonora de ruído veicular já existente na literatura científica. Foram realizadas medidas de níveis de pressão sonora e quantificados o número e tipo de veículos trafegando em um determinado período de tempo em uma via da cidade de Belém-PA, onde o nível de ruído encontra-se acima do permitido por lei municipal. Com estas medições foram identificados parâmetros do modelo matemático usado, de forma que o mesmo possa ser usado em possíveis medidas de controle de ruído no local.

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Publicado

2013-04-27

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Artigos