DIAGNÓSTICO DAS TRAVESSIAS URBANAS DE RODOVIAS FEDERAIS NAS CIDADES DE MARINGÁ, SARANDI E MANDAGUARI

Resumo

No Paraná, grande parte das cidades surgiu e se desenvolveu às margens de rodovias devido a garantia de acesso estimulando a ocupação do entorno dessas vias. Esses trechos rodoviários que cortam as cidades ou núcleos urbanos são denominados de Travessias Urbanas, caracterizadas pelo conflito do tráfego de longa distância com o local, que conta além do trânsito de veículos com os de pedestres e de ciclistas. O tráfego de passagem traz diversos transtornos para os usuários locais que são obrigados a conviver diariamente com esse problema, que causa riscos à saúde da população, como a poluição sonora e do ar, além dos acidentes. Essas  travessias também são percebidas nas cidades de Maringá, Sarandi e Mandaguari. Deste modo, o trabalho tem como objetivo geral caracterizar as condições das Travessias Urbanas nesstas cidades, verificando a infraestrutura e o tráfego existente, utilizando metodologia adaptada de Cuppolillo, Portugal e Braga (2007) que consideram três segmentos para avaliar as travessias: de aproximação, de transição e urbano, com atribuição de notas (0 a 5) nos quesitos de medidas de moderação de velocidade que posam estar presentes nos locais. Os resultados obtidos convergem com os dados de acidentes ocorridos, onde Sarandi é que tem o maior índice de colisões e obteve o menor percentual de desempenho referente à redução de velocidade quando comparada com as demais cidades estudadas. 

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Publicado

2014-08-26

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Artigos