ESTUDO PARAMÉTRICO PARA OTIMIZAÇÃO DA CARGA CRÍTICA EM PAINÉIS ENRIJECIDOS

Resumo

As estruturas navais e offshore são constituídas, basicamente, de painéis enrijecidos. Quando submetidos a carregamentos compressivos, surge a preocupação quanto ao comportamento desses em relação à flambagem. O fenômeno da flambagem ocorre em peças esbeltas que, quando submetidas à compressão axial, após atingida a carga crítica, sofrem uma deflexão transversal. Peças sob flambagem podem perder sua estabilidade sem que o material tenha atingido sua tensão de escoamento. O objetivo do presente trabalho é realizar, através de modelagem computacional, a análise linear de um painel enrijecido quando submetido à flambagem elástica. Esse painel é constituído por uma chapa plana e dois reforços no formato de barra. Através de um modelo computacional desenvolvido no software ANSYS®, o qual se baseia no Método dos Elementos Finitos, foi feita a variação dos parâmetros geométricos desse painel, sendo possível avaliar a influência do aumento da espessura da chapa e espessura e altura do enrijecedor individualmente no valor da tensão crítica de flambagem do painel. Os resultados mostram um significativo ganho de resistência à flambagem.

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Publicado

2015-07-10